Um ano para o intercâmbio, o que fazer?

Encontro E-Dublin no Finnegan’s Irish Pub

Uma coisa importante de se ter em mente quando se decide fazer um intercâmbio, é que ele começa no momento em que a decisão é tomada, o que acontece muitas vezes muito tempo antes do embarque. Então o que fazer nesse tempo todo que separa o presente do sonho de viver a experiência de  morar em outro país?

Guardar dinheiro

Sem dúvida essa talvez seja a atitude mais importante, já que tudo que envolve o intercâmbio requer dinheiro. São passagens, seguro saúde, hospedagem, curso, alimentação, muitas vezes em moeda estrangeira, o que para os destinos mais comuns como Canada, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e Austrália o brasileiro leva desvantagem no câmbio.

Enfim, economize o máximo que puder, já que é um hábito importante também durante a viagem.

Conheça o país do Intercâmbio

Outro ponto importante é conhecer bem o país onde se deseja viver a experiência, até mesmo para não criar uma expectativa errada e acabar frustrado. Nesse ponto é importante saber sobre o povo e sua cultura, clima, alimentação, fatores que vão fazer parte da sua vida durantes os meses fora do país e é o responsável por fazer muitos desistirem do sonho.

Interagir com intercâmbistas

Na internet é possível encontrar grupos em forma de fóruns, chats, blogs e listas de discussão de intercâmbio para qualquer país do mundo, sendo um lugar perfeito para compartilhar suas expectativas e tirar dúvidas. Nessas listas é possível encontrar pessoas que pretendem viajar, que já estão fazendo o intercâmbio, e muitas que já voltaram. É comum também encontrar representantes de escolas e agências, sempre dispostos a ajudar e fornecer informações.

Outro ponto legal das listas são os encontros, onde é possível ter um contato mais próximo com quem está vivendo o mesmo que você, trocar idéias, informações sobre preços, qualidade de atendimento e tirar qualquer dúvida que ainda restar.

Alguns dos blogs podem ser encontrados na barra lateral, em Outros pelo mundo.

Compar moeda estrangeira

E novamente a grana entra em cena. Aqui é importante ficar de olho na variação cambial da moeda, já que em um ano ela pode variar muito, e comprar sempre que estiver em baixa para ter uma reserva

Pesquise sobre a escola

E por último e não menos e importante, pesquise sobre as escolas onde você pretende estudar, já que existem inúmeras opções com diversos perfis de carga de estudo, preços e, algo muito comentado e criticado pelos intercâmbistas, a quantidade de brasileiros. Esse assunto merece um post exclusivo, já que inúmeros são os pontos a serem levados em consideração.

Pesquise também agências que trabalham as escolas escolhidas sempre atendando para o preço e a qualidade do serviço prestado. Aqui continua valendo a idéia de interagir com intercâmbistas, já que existe muita informação sobre as escolas nas redes sociais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
20
jul 2011
POSTED BY
POSTED IN Dicas
DISCUSSION 7 Comments

7 Responses to : Um ano para o intercâmbio, o que fazer?

  1. Karina says:

    É isso mesmo, comecei a pesquisar sobre o intercâmbio em agosto de 2010, com a pretensão de viajar em outubro de 2011, agora com tudo encaminhado e faltando apenas 88 dias para o meu embarque, tenho certeza que foi a melhor coisa que fiz. É claro que se tivesse mais grana teria ido antes, mas gastar muitas horas na pesquisa é essencial.

  2. RODRIGATS says:

    Minha despedida no FINERGANS foi muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito boa! =)
    bebi horrores e ainda experimentei a GUINNESS !!! mas aqui é BEM MELHOR!
    e um dia antes, comi 8366788929 kgs de Picanha! LOL
    Aproveitaaa geeeeeeeeeeenthcy !!!

    cheers!
    =)

  3. Flavia Monteiro says:

    Bem escrito este artigo, gostei bastante, minha filha fez a viagem de intercambio dela faz alguns meses, ela adorou, são novas experiências, aprende sobre uma nova cultura. Ela fez com uma agência, até deixo como indicação caso alguém se interesse. http://www.experimento.org.br/
    Acredito que todos que puderem precisam fazer, é uma experiência única e que fica pra vida toda.
    Beijos!

  4. osmaracy says:

    Tenho certeza que com todos estes cuidados,e estas preocupações vcs só terão à acrescentar neste blog,sem contar com a torcida de todos que só querem o sucesso de vcs,adorei…vou entrar sempre, não esqueçam de atualizá-lo,muito bom

    • Carla Marina says:

      Pode ter certeza de que vamos mantê-los atualizados, ainda mais sabendo que a família e os amigos estarão sempre acompanhando! Obrigada pela torcida tia Macy! Bjão!

  5. PRISCILA CRISTALDO says:

    Eu to pretendendo fazer intercâmbio em 2014, e seu blog ta me ajudando muito. Parabéns !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *