Um ano após o resgate, Irlanda é exemplo de recuperação

The Spire of Dublin. Foto infomatique

Eis que dentre tantas notícias ruins ou preocupantes a respeito da crise na Europa, uma luz começa a surgir em meio à essa fase nebulosa do velho continente. E para a nossa surpresa e felicidade é a Irlanda que aparece como exemplo dentre os países que tem andado aos tropeços.

Após um ano desde o plano de resgate internacional de 85 bilhões de euros, a Irlanda apresenta melhorias expressivas tendo inclusive seu déficit público – que era de 32% do PIB em 2010 – três vezes menor. Angela Merkel, a chanceler alemã, destacou que a Irlanda se tornou um “magnífico exemplo” de um resgate bem sucedido.

Para a obtenção do plano de restate, medidas drásticas tiveram que ser tomadas, como redução de salários, reajustes nas taxas do setor da educação e instalação de contadores de água nos lares para cobrança de impostos, o que inicialmente foi considerado uma humilhação pelos irlandeses.

Mas nem tudo são flores, ainda existe um caminho a frente e os irlandeses ainda figuram entre os mais endividados da Europa e a taxa de desemprego ainda está acima de 14%.

Fonte: Exame
Foto: The Spire of Dublin, infomatique 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
29
nov 2011
POSTED BY
POSTED IN Notícias
DISCUSSION 1 Comment
TAGS

One Response to : Um ano após o resgate, Irlanda é exemplo de recuperação

  1. Marli disse:

    Ótimas notícias… chegarei em março ou abril , é animador saber que a Irlanda está se recuperando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *