Questões sobre imigração de familiares de europeus

Demorou “um pouco” para sair este post, mas aqui está! Em agosto entrei em contato com a Garda – correspondente à nossa Polícia Federal deles – com questões sobre a imigração de familiáres de cidadãs europeus, assunto que já haviamos comentado no post Direitos do cidadão europeu e familiares na Irlanda. A conversa foi feita por e-mail e as perguntas levantadas, assim como as respostas eu resumo abaixo:

É possível trocar o tipo de visto para Stamp 4, após a obtenção de visto de estudante?
Garda: Sim, é possível, mas primeiro é necessário aplicar para o EU Treaty Rights através do departamento de Justiça antes de requerer um novo GNIB.

Uma dúvida que temos é a respeito da comprovação do casamento, já que quando chegarmos na Irlanda estaremos casados por quase 3 anos.
Garda: Não podemos te aconselhar a respeito disso. Vocês podem encontrar informações na página do EU Treaty Rights: http://www.inis.gov.ie/en/INIS/Pages/EU%20Treaty%20Rights

Foram poucos e-mails, mas pelo menos já temos uma direção para seguir. Achei muito bacana responderem os e-mails de forma rápida e atenciosa, então caso tenham interesse em ver os e-mails:

from Bruno Tarmann Barretto
to gnib_dv@garda.ie
date Thu, Aug 18, 2011 at 2:44 PM
subject Questions about immigration

Hi,

I have a few questions about immigration and I wonder if you can help me.

First of all, me and my wife, both brazilian-born with her having italian citzenship, intend to move to Ireland for a few years to study and work.

We both are going for a 6 months english course and then look for a specialization degree in our professional areas.

What we need to know if my wife can work legally without permission on arrival and if its possible to change my student visa to stamp 4 and work legally as well.

Thanks in advance,

Bruno

from GNIB_DV GNIB_DV@garda.ie
to Bruno Tarmann Barretto
date Fri, Aug 19, 2011 at 8:52 AM
subject RE: Questions about immigration

You can change it to a stamp 4 but you must apply for EU Treaty Rights and obtain this from the dept of Justice before the Garda National Immigration Bureau will issue you a GNIB card

Regards,

Garda National Immigration Bureau

from Bruno Tarmann Barretto
to GNIB_DV
date Mon, Aug 22, 2011 at 11:11 AM
subject Re: Questions about immigration

Thanks for the information, the only doubt that I still have concerns about the evidence that is required for partnerships. By the time we arrive in Ireland, we will be married for almost 3 years, which document we can take beyond our marriage certificate, our service bills from Brazil are valid as document?

Thanks again,

Bruno

from GNIB_DV GNIB_DV@garda.ie
to Bruno Tarmann Barretto
date Mon, Aug 22, 2011 at 11:32 AM

We cannot advise on this as we do not grant that permission or make decisions on this.

The EU Treaty Rights Section can assist you; http://www.inis.gov.ie/en/INIS/Pages/EU%20Treaty%20Rights

Regards,

Foi muito legal poder começar a utilizar o inglês na prática e saber que posso ser entendido. Em breve acredito que teremos novos capítulos na jornada de conseguir o Stamp 4 e entender como funciona a vida de um europeu na Irlanda. =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 Responses to : Questões sobre imigração de familiares de europeus

  1. Oi Bruno e Carla! :)
    Se vocês tem a cidadania italiana vocês não precisam nem mesmo se registrar na imigração (GNIB).
    Basta entrarem no país sendo honestos sobre a intenção que tem (no caso vocês vem para estudar) com o passaporte/identidade italiana. Por fazer parta da União Européia vocês podem trabalhar aqui como um local, desde que tenham o número de PPS e não estão sujeitos a trabalhar somente 20h/semana em período de aulas, pois não precisam atender às restrições relativas ao visto de estudante internacional.

    :)

    Beijinhos

    • Carla Marina says:

      Eba! Bom saber, menos uma burocracia a cumprir! O Bruno não tem a cidadania italiana, por isso temos que fazer o procedimento para ele, mas já alivia o fato de eu não ter que fazer. Aliás, um dos motivos de escolhermos a Europa é aproveitar os benefícios de eu ter a cidadania italiana! Valeu pela informação Tarsila! Abraços!

  2. Val says:

    Ola estava vendo seu blog muito interessante.. entao tenho uma duvida. Moro na Irlanda por 2 anos, minha irma mora aqui a 6 anos e casada com um Irish e tem 2 filhos , voces sabem me informar se eu tenho algum direito de pegar o stamp4 por ela estar aqui ??Muito Obrigada

    • Carla Marina says:

      Oi Valéria, tudo bom?
      Olha, é sempre bom você se informar no escritório de imigração, mas quando eles dizem “familiar de europeu”, estão se referindo a cônjuges, parceiro civil, filhos com até 21 anos e filhos dependentes do cidadão ou seu cônjuge, e pais, caso eles sejam dependentes do cidadão.
      Abraços

  3. Maricy Celebroni says:

    Olá!!! Mto legal o blog de vcs, pois realmente não há mtas informacoes para quem tem cidadania italiana. Estou com a minha e vou embarcar para Dublin em marco de 2014, pretendo inicialmente estudar ja que meu inglês e bem básico, assim vou escolher uma escola e ficar pelo menos 1ano, uma duvida e se há o acordo entre Itália e Irlanda de segura saúde, o que não me obrigaria a fazer uma seguro de saúde privado e isso? O q mais vcs tiverem de informações para cidadão italiano e puderem compartilhar, agradeço mto.

    Maricy

    • Carla Marina says:

      Olá Maricy, que bom que está gostando!
      Sei que é horrível dizer isso, mas tenho que admitir que até agora não parei para pesquisar sobre os direitos que tenho como cidadã italiana, como o seguro saúde, por exemplo, portanto realmente não tenho como te ajudar nisso. Ainda sequer fui ao consulado italiano me registrar, mas certamente quando eu for será o momento de tirar minhas dúvidas também, aí que sabe possa fazer um post com mais informações que possam te ajudar. Abraços!

  4. VIVIAN says:

    TENHO UM FILHO COM UM CIDADAO IRLANDES E MORAMOS JUNTOS A QUASE 2 ANOS AINDA TENHO A ESTAMPA 2 E PRECISO MUDAR PARA 4 QUE TIPO DE PROVAS PODEMOS LEVAR PARA PROVAR TENHO QUE LEVA ANTES NA GARDA ESTOU PERDIDA POR FAVOR ME AJUDE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *