Meu primeiro aniversário na Irlanda

Desde criança nunca passei um aniversário sem comemoração, pois meus pais, principalmente a minha mãe, sempre quiseram nos mostrar a importância de celebrar a nossa vida e a nossa saúde e compartilhar tudo isso com aqueles que amamos.

Eu carreguei isso comigo e, principalmente por estar longe dos familiares e amigos, não queria deixar meu 27° aniversário passar em branco. Era uma questão não só de celebrar os meus 27 anos, mas de me animar, fazer um auê, já que certamente sentiria falta de estar com todos que deixamos no Brasil.

Coloquei na cabeça que queria fazer um bolo e chamar meus amigos para cantar parabéns, mas não sabia o que mais queria fazer além disso.

Então o Brú, sabendo o quanto gosto de dança e música, deu a brilhante idéia de assistirmos a uma apresentação de música e dança irlandesa. Pesquisando na internet, ele encontrou algumas opções de lugares. A maioria cobra de 30 a 40 euros pelo pacote completo que inclui um jantar com entrada, prato principal e sobremesa (o que eles chamam de “three course meal”) mais a apresentação. Se você pensar friamente, não é caro, mesmo convertendo para reais, pois é um jantar completo, num lugar bonito e com direito a uma apresentação bem típica da Irlanda. Mas, para muitos deles, você tem a opção de não jantar e entrar de graça no lugar.

Como estávamos em galera e também não queríamos gastar muito, resolvemos economizar, por isso, acabamos indo ao Arlington Hotel, localizado em Dublin 2.  Lá existem dois ambientes, um restaurante e um bar, você entra de graça, escolhendo se quer pagar 30 euros para assistir a apresentação comendo um jantar bem próximo ao palco, ou se prefere ficar no bar, que é um pouquinho mais distante do palco, mas dá para assistir perfeitamente a apresentação, e você paga apenas pelo que consumir.

Então basicamente, o dia do meu aniversário foi assim: tomamos café da manhã bem rápido, terminei de comprar o que faltava para fazer o bolo, enrolei um pouco no computador e fui fazer o almoço (strogonoff , meu prato favorito). Como me dei conta de que já era meio tarde, fui fazendo o bolo  de chocolate ao mesmo tempo, seguindo a receita que a minha mãe me passou por skype. Quase que o bolo foi para o beleléu, mas graças a Deus consegui salvá-lo (apesar de não ter conseguido fazer com recheio, porque o bolo deu uma queimadinha e não consegui cortá-lo ao meio, porque ressecou…).

O Brú foi me ajudando a limpar a bagunça até que nossos amigos foram chegando e se acomodando, até dar a hora de sairmos para ver a apresentação. O lugar abre às 19h30, mas a apresentação começa às 20h30, então tivemos que esperar um pouco. Mas valeu muito a pena, foi tudo maravilhoso, o trio de irlandeses tocando músicas tradicionais (ganhei até um “parabéns para você” a pedido da nossa amiga Tati) e o mais esperado, a dança!

Terminado o show fomos comer um lanche, depois voltamos congelando para casa, onde continuamos com as bebidas, conversa, jogos e o parabéns, que não podia faltar! Após todos irem embora, entrei no skype para falar com a família e finalmente, acabou o dia, que foi maravilhoso!

Como esquecemos de levar a câmera, usamos o celular para gravar alguns momentos, mas dá para ter uma idéia de como foi!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
15
abr 2012
POSTED BY
DISCUSSION 25 Comments
TAGS

25 Responses to : Meu primeiro aniversário na Irlanda

  1. Ana Souza says:

    Parabéns Carlinha! Saúde e muito sucesso.
    Saudade, bjs!

  2. Oi Carla,
    Primeiro parabéns pelo aniversário, segundo parabéns e obrigada pelo blog. Estou indo para Dublin em maio, e montando um arquivo prático de sobrevivência e coisas legais para fazer. Muitas dicas de vcs já estão no doc.

  3. Sibelle Rosa says:

    Parabéns Carla, Deus te abençoe muito, hoje e sempre!

  4. Raul says:

    Hey Carla.
    Parabe’s! Felicidades e Sucesso 😀

  5. Camille says:

    Oi Carla
    Estou acompanhando o blog de vcs e acho super bem feito, fico anciosa por novas postagens.
    Parabéns, muitas felicidades e muita saúde para aproveitar tudo ai!
    Algumas dúvidas: esses amigos da foto moram com vcs?? Vcs já se conheciam aqui no Brasil?? Achei legal criarem rápido um grupo de amizade.
    Outra coisa queria pedir a vocês que nos contassem sobre a escola, como tem sido. Estamos em fase de escolha e ouvir de quem está ai ajuda muitoooo.
    Obrigadaaa

    • Carla Marina says:

      OLá Camille, tudo bom?
      Legal que está gostando do blog e obrigada pelos parabéns! Então, dois casais de amigos conhecemos no Brasil e como eles estudam em escola diferente da nossa, eles nos apresentaram outras pessoas aqui, aí formamos este círculo de amizade! Quanto à escola, escolhemos a mais barata de propósito, pois pretendemos ficar aqui um tempo razoável, o que vai nos fazer aprender o inglês na vivência mesmo…A SEDA é uma escola bem básica, o método de ensino é bem parecido com algumas escolas do Brasil, mais baseado em exercícios de livros, mas gostei dos professores, pelo menos dos meus. Tem bastante brasileiro, como em várias outras escolas por aqui, o que te força a não falar português, porque se não fica impossível praticar o inglês…mas acho que a melhor coisa para você obter outras opiniões sobre escolas diferentes é ver em listas de discussão, como a do e-dublin…Abraços!

  6. Lisandra Sarturi says:

    Olá!

    Parabéns pelo aniversário e pelo blog (que está me ajudando muito na minha empreitada para a Irlanda)!

    Gostei bastante do blog e das dicas que vcs deram mas gostaria de saber um pouco mais sobre a questão dos direitos que os familiares de cidadãos europeus têm na Irlanda.
    Será que vcs poderiam me mandar um email com o email de vcs para podermos conversar melhor? Não consegui achar aqui no blog o email de vcs.

    Brigada!

    • Carla Marina says:

      Oi Lisandra, tudo bom? Obrigada pelos parabéns! Que bom que estamos ajudando!
      Então, quanto aos direitos que os familiares de cidadãos europeus têm na Irlanda, além de poder trabalhar full time, você pode se cadastrar num site chamado FÁS, que se trata de uma organização focada nas questões de emprego e treinamentos. Ainda não investiguei afundo, mas conversando com outras pessoas que possuem cidadania europeia, fiquei sabendo que ao nos cadastrarmos lá, fazemos uma entrevista com o pessoal que trabalha no FÁS para eles verem que você não está mentindo com relação ao seu cadastro e depois disso você é encaminhado para vagas relacionadas ao seu perfil, ou seja, é mais fácil para conseguir uma oportunidade de emprego com a ajuda deles. Além disso, você pode fazer cursos de graça, como curso de língua, por exemplo. Conforme eu souber mais afundo do assunto, farei um post sobre isso, mas enquanto isso você pode dar uma olhada no site deles, até para entender melhor com relação aos cursos gratuitos, de repente você nem precisa gastar com um curso de inglês: http://www.fas.ie/en/
      Abraços!

      • Lisandra says:

        Oii Carla!

        Brigada pelas informações, achei bem boa a ideia do FÁS.

        O seu marido conseguiu entrar na Irlanda sem contratar curso ou ele precisou contratar pra entrar e permanecer lá???

        Estou muito preocupada com essa questão pois não sei se fecho um pacote com a escola ou simplesmente tento a sorte indo pra lá como acompanhante do meu marido que é italiano.

        Obrigada mais uma vez!

        • Carla Marina says:

          Oi Lisandra, desculpe a demora na resposta, estamos meio loucos correndo atrás de algumas coisas aqui..
          Então, para entrar você não precisa ter comprado um curso, você vai receber um carimbo que é o Stamp 3 no seu passaporte, mas este carimbo não te permite trabalhar nem meio período. Para isso, depois de estar aqui, você tem que aplicar para o Stamp 4, o que te permitirá trabalhar (full time inclusive). Só que para conseguir este Stamp seu marido precisa estar estudando ou trabalhando e vocês têm que submeter uma série de documentações (passaporte dos dois, certidão de casamento original e traduzida, dentre outros) para a imigração. O processo demora cerca de um mês. Já se você vir como estudante, de cara já pode ficar um ano aqui e pode trabalhar meio período, mas aí é uma questão de estratégia e objetivo de vocês. Abraços!

  7. Angelo says:

    Vocês não estão no blogroll do e-dublin!? eles que lancaram vocês, porque não ta lá…

    • Carla Marina says:

      Oi Angelo, tudo bom? Nossa, nem reparamos, não sei nem se estávamos antes! rs
      Na verdade eles não lançaram a gente, apenas nos apoiaram divulgando nosso blog quando estávamos no início! Abraços!

  8. Thais says:

    Olá Carla!
    Primeiro, parabéns pela passagem do seu aniversário, td de bom!!
    Tenho acompanhado o blog de vcs e adorei os videos q vcs postaram, mto legais mesmo! estou em fase de planejamento do meu intercambio, pretendo ir em março do ano q vem e quero fechar direto com a escola, tenho duvida com relação ao seguro saúde, além do governamental, quero fazer o outro, vc pode me indicar o que vcs utilizaram e como foi feita a negociação?
    bom, continuarei acompanhando as aventuras de vcs, anciosa pra chegar ai em breve…bjos!!

    • Carla Marina says:

      Olá Thais, tudo bom? Obrigada pelos parabéns e que legal que está gostando do nosso blog! Então, fizemos o seguro privado da GTA, fechamos direto com a agência de intercâmbio (no caso foi a GotoLondon), e o valor foi R$658,00 por pessoa por um ano (se quiser dar uma olhada nos custos do nosso intercâmbio, temos um post: http://mundoa2.com/quanto-custa-fazer-intercambio-na-irlanda/).Graças a Deus ainda não precisamos usar, então não podemos dizer se é bom. Abraços!

  9. Grace says:

    Esperando novidades! Adoro o blog, parabéns!

    • Carla Marina says:

      Olá Grace, tudo bom? Paramos um pouco de postar porque estávamos na maior correria, mas em breve colocaremos novidades! Legal que está gostando! Abraços!

  10. Anna says:

    Estou começando a amadurecer a ideia de ir viajar para irlanda e amei o site de vcs!! li todinho desde o começo e estou amando..!! mtas dicas..! agora vou acompanhar sempre e sucesso nessa aventura!

    bjos p/ o casal!

    • Carla Marina says:

      Legal Anna, no nosso blog tem o link de outros blogs de pessoas que estão vivendo aqui, é legal ter outras opiniões também, olhamos muitos blogs antes de vir! Que bom que está gostando do nosso, esperamos mesmo estar ajudando! Boa sorte com o projeto e qualquer dúvida pergunte! Abraços!

  11. Juliana says:

    Oi Carla, Parabéns pelo aniversário e pelo blog tb! Adorei todas as postagens!!
    Quero ir pra Irlanda e tinha visto a agência gotolondon, mas não sabia se era confiável… Fiquei na dúvida porque os preços estão muito baratos! Mas olhando os posts vi que vcs foram por eles e fiquei mais empolgada agora! :)
    Ah, só uma pergunta… Vocês sabem se a Liffey college é boa?
    Obrigada! =)

    • Carla Marina says:

      Oi Juliana, tudo bom?
      A GotoLondon foi uma boa agência sim, pelo menos foram bem prestativos do começo ao fim, mas tanto esta quanto qualquer outra agência são bem superficiais quando tocamos no assunto da residência estudantil, eles demoram para dizer onde é e muitas vezes te colocam num lugar muito longe da escola, portanto, fique atenta e cobre da agência! No caso da GotoLondon eles meio que terceirizam este serviço para a EazyDublin, que é uma agência a parte que trata a respeito da moradia (só ficamos sabendo disso aqui!).
      Não conheço a Liffey College e nem conheço ninguém que estuda lá, tente encontrar depoimentos na net, de pessoas que já estudaram lá…

      • Juliana says:

        Oi Carla, pode deixar que eu vou cobrar sim! Bom saber disso! Vou dar uma pesquisada nessa eazydublin tb…
        Eu pesquisei e o que eu li foi que essa Liffey College é uma escola nova e por isso não tem tantos comentários sobre ela…
        Mas obrigada pelas dicas e informações! Vocês estão me ajudando bastante nas minhas escolhas!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *