Letter of registration of tenancy

Gostaria de compartilhar com vocês uma informação que poucos sabem ou ouviram falar, mas que se por um acaso você precisar dela, como nós precisamos, você já vai saber do que se trata e como lidar com a situação. Estou me referindo à “Letter of registration of tenancy“, ou carta de registro de propriedade.

Aqui na Irlanda é lei que todos aqueles que alugam uma propriedade (mais conhecidos como landlords ou landladies), a tenham registrada num órgão chamado Private Residential Tenancies Board – PRTB e caso este registro não seja feito, eles estão sujeitos a penalidades. Fato é que muitos tentam burlar isso e acabam não registrando suas propriedades, já que existe uma taxa para este registro.

No nosso caso, nunca ninguém havia nos solicitado este documento, mas com o processo de conseguirmos o visto permanente do Brú, este foi um dos documentos exigidos pela Imigração.

Falei com o landlord, com o letting agent e com a secretária do landlord diversas vezes durante 3 meses, por telefone, e-mail, pessoalmente, e cada um jogava a responsabilidade para o outro, todos alegando que não sabiam o que era esta carta. Mesmo depois de eu pesquisar e descobrir o que era, enviando todas as informações mastigadas para eles, eles continuavam afirmando não saber do que se tratava, o que  começou a me fazer entrar em desespero. Pesquisando no site do PRTB descobri que a propriedade que alugamos não está registrada, o que me fez concluir que o landlord estava fugindo da obrigação que ele teria de pagar multa por isso (imaginem que ele aluga o prédio inteiro e não tem registro de nada).

Não tínhamos mais tempo e precisávamos enviar a documentação para a Imigração, então resolvemos fazer um dossiê de todas as nossas tentativas de que o landlord nos desse a carta, para mostrar que fizemos a nossa parte e que não dependia mais da gente conseguir este documento. Se a propriedade estivesse registrada, era só ligarmos no PRTB e pedir a carta de registro, mas o problema é que ela não estava.

Acho que foram tantas as provas do nosso esforço, que a Imigração acabou aceitando, mas para evitar que vocês passem pela mesma coisa, vale a pena na hora de alugar uma propriedade, já perguntar ao letting agent se ela está registrada e pedir para que ele te mostre isso escrito no contrato.

Lembrando que essa foi uma situação bem específica, não é comum precisar deste documento para alguma coisa aqui, mas se vocês também tem passaporte europeu e forem passar por este processo, ou se alguém estiver precisando de ajuda com relação a isso, vocês já sabem do que se trata e como proceder.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
20
out 2012
POSTED BY
POSTED IN Dicas
DISCUSSION 8 Comments

8 Responses to : Letter of registration of tenancy

  1. Rodrigo Reis disse:

    Mundoa2,
    bom dia!

    Sigo o blog de vcs e estou muito orgulhoso com o trabalho feito nesses posts, está ajudando muito o meu planejamento, irei para a irlanda em maio de 2013, e já tenho cidadania português que ajudará muito estando ai, e também com isso terei a oportunidade de alugar uma casa do mesmo jeito que vcs.

    Desde já parabenizo as informações fornecidas, e quem sabe encontraremos em um futuro próximo.

    At.
    Rodrigo Reis

  2. Luciana Rodrigues disse:

    Boa noite, casal!

    Gostei muito do post, especialmente porque também serei imigrante com cidadania portuguesa e imagino que para o Stamp4 ser concedido ao meu namorado (que será marido) pode ser que eles queiram perguntar a mesma coisa!

    Obrigada por todos os registros, estou amaaando o blog, nesse momento leio mês a mês os registros de vcs desde que ainda estavam aqui em SP!

    • Carla Marina disse:

      Oi Luciana, tudo bom?
      Ficamos contentes por nos acompanhar e por estarmos ajudando, qualquer dúvida nos pergunte, faremos o possível para ajudar! Abraços e boa sorte com tudo!

  3. Douglas disse:

    To no mesmo barco, solicitaram (Letter of registration of tenancy), entrei em contato com o proprietário ele disse não ter e iria verificar, nem mais atende meu telefone, enviei uma carta a Imigração explicando a situação espero que eles entendam.

  4. Renan Rueda disse:

    Olá a Casaal queria saber pra que serviu a letter.. pra vocês ? eu por ser europeu eu vou precisar apresentar o documento da cãs apara alguma coisa ? por exemplo se eu quiser fazer um empréstimo ou financiar um carro por exemplo ?? obg

    • Carla Marina disse:

      Oi Renan, tudo bom?
      A carta era necessária para o Bruno aplicar para o visto dele, não sei em que outra situação seria necessária.
      Abs!

      • Renan Rueda disse:

        Olá casal obg pelo feed back, uma dúvida totalmente fora do assunto aqui , mas pertinente, gostaria de saber por gentileza, como eu sendo europeu posso abrir uma conta no banco se eles pedem comprovante de end. e eu alugo um quarto compartilhado em uma casa e logicamente não tenho nenhuma conta no meu nome? Porque n sei oque fazer! Complicado, tem alguma dica ? ou oque eu possa fazer? (eu n tenho economias para fazer curso e pedir a famosa carta da escola infelizmente)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *