JCI Dublin

Todos sabemos que o intercâmbio por si só proporciona um enorme crescimento pessoal, uma vez que nos faz enfrentar dificuldades, conviver com pessoas e culturas diferentes e aprender a cada dia com as situações pelas quais passamos.

Porém, acredito que as escolhas que fazemos enquanto estamos vivendo um intercâmbio interfere muito no quanto podemos nos desenvolver. Os lugares que frequentamos, o grupo com quem andamos, o quanto nos dedicamos aos nossos objetivos, o nosso esforço para mergulhar na cultura do lugar e assim por diante.

Como mencionado no post “Trabalho voluntário: Chapelizod Tidy Towns”, uma das maneiras que eu acredito serem interessantes para conhecermos pessoas de outras nacionalidades, praticar o idioma e  fazer algo de positivo para a comunidade, é se envolver com trabalhos voluntários. Mas foi por meio de um amigo do Brú que está aqui na Irlanda, Thaynan Mariano Costa, que acabei conhecendo uma outra forma muito legal de se fazer tudo isso, que é se envolver em instituições que buscam o desenvolvimento profissional e pessoal de jovens, como é o caso da Junior Chamber International – JCI.

A JCI trata-se de uma organização sem fins lucrativos fundada em 1915, com filiais em mais de 100 países, como o Brasil e a Irlanda, e que possui cerca de 200.000 membros entre 18 e 40 anos. Sua missão é “proporcionar oportunidades de desenvolvimento que preparem as pessoas jovens a criar mudanças positivas”. E para cumprir esta missão, ela desenvolve projetos  variados em que seus membros podem escolher se engajar.

Na JCI Dublin os projetos mais comuns, que praticamente acontecem todos os anos são: Friendly Business Awards, The Responsible Entrepreneur, The Outstanding Young Persons of the World e o Public Speaking and Debating. O seu grau de envolvimento com os projetos só depende de você, demonstrando interesse, comparecendo às reuniões e contribuindo da forma que puder.

Logo que conheci a JCI me envolvi com o projeto Friendly Business Awards, ajudei a rever o processo, a conseguir candidatas, a avaliar as candidatas e a organizar o evento de cerimônia. Um tempo depois mergulhei no evento “Leading for Growth“, um seminário voltado para o estímulo da liderança entre os jovens e que contou com a presença de 10 palestrantes muito enriquecedores e inspiradores. Agora estou envolvida com a organização do jantar de natal da equipe da JCI Dublin.

Foto tirada na cerimônia do 2012 Friendly Business Awards (eu estou logo ali no centro)

Equipe envolvida no Leading for Growth summit de 2012 (eu estou abaixada ao lado direito)

No começo eu estava muito tímida, não conseguia entender muito bem o sotaque de algumas pessoas, tinha vergonha de me expor, mas mesmo assim fui me mostrando solícita e interessada. Conheci pessoas de todos os cantos, Finlândia, França, Romênia, Colômbia, Índia, Irlanda. E vou dizer uma coisa pra vocês, são pessoas brilhantes, engajadas, ativas, inteligentes, criativas e também divertidas. É um aprendizado muito grande conviver com este grupo e me reunir com eles é sempre prazeroso. E são pessoas que trabalham, cada um tem sua rotina e  ainda assim, reservam parte do seu tempo para se dedicar ao não só ao seu próprio desenvolvimento como ao desenvolvimento da comunidade.

Vocês devem estar se perguntando se custa alguma coisa para participar. Sim, custa 100 euros por ano, mas sinceramente, não é nada perto do que te proporciona, lembrando que tudo depende do quanto você está disposto a se envolver. Como vocês podem ver, eu sou do tipo que “mete as caras” mesmo, e como resultado disso, além das coisas que aprendi e pessoas que conheci, fui eleita a Diretora Comunitária da JCI Dublin de 2013! Para isso, tive que fazer o meu primeiro discurso em inglês, como vocês podem conferir logo abaixo, o que foi uma tremenda superação!

Segue meu discurso para as eleições do Conselho da JCI Dublin de 2013:

Good evening ladies and gentlemen,
My name is Carla, I’m 27 years old, from Brazil and graduated in Environmental Management. I’ve been living in Dublin for 8 months and I have two particular characteristics that define pretty well who I am: one of them is that it’s really hard for me to do anything that is not in accordance with my values and beliefs and the other one is that I always do my best to make a difference wherever I go.  And believe me, making a difference is not as difficult as it seems, you can do it at home, in the streets, at work. When you do it on your own, the results are as limited as your strength, your influence, and your resources. But when you do it as part of a group made up of open minded, enthusiastic, creative and hands-on people, as JCI Dublin, you can generate positive changes in an entire community. I joined JCI Dublin few months ago and I have been engaged in three projects so far, the Friendly Business Awards, the Leading for Growth Summit and the JCI Dublin Christmas. If you allow me, I’ll also be the next Community Officer and I’ll do my best, with the help of our team, to make a difference in the local communities of Dublin.

Conselho da JCI eleito para o ano de 2013, comemorando num pub, após as eleições

Mas muita da minha coragem veio do meu amigo Thaynan Mariano Costa, que além de ter sido o Presidente da JCI Florianópolis em 2011, venceu o campeonato irlandês de falar em público em 2012 e foi reconhecido como o membro que mais se destacou. É isso mesmo, um brasileiro, no meio de tantas pessoas competentes de todo o mundo, marcando presença!

Thaynan Mariano Costa sendo reconhecido como o membro da JCI que mais se destacou em 2012

Eu recomendo profundamente que vocês ao menos conheçam a instituição, eles sempre fazem palestras de assuntos diversos onde aproveitam para apresentar a JCI para novos interessados. Você vai conhecer pessoas do mundo todo, praticar o inglês, se desenvolver pessoal e profissionalmente e contribuir para uma sociedade melhor. Isso é que é “boost” no seu intercâmbio, não é?!

Se tiverem interesse, podem falar comigo!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
19
nov 2012
POSTED BY
DISCUSSION 31 Comments
TAGS

31 Responses to : JCI Dublin

  1. Gislaine says:

    Oi Carla,

    Achei muito interessante esse trabalho voluntário, como eu poderia fazer para participar? Você pode me mandar mais informações por email?

    Obrigada

    • Carla Marina says:

      Oi Gislaine, tudo bom?
      Acho que o ideal é você assinar o canal do JCI do facebook para ficar sabendo dos eventos e participar de um para ver como é, tirar dúvidas com o pessoal, conhecer as pessoas, etc. Você já está na Irlanda? Posso te levar no próximo evento, vamos juntas e eu te apresento para a galera! Se quiser entrar direto em contato com eles, pode falar com o Laurynas (laurynas.binderis@jcidublin.com), diga a ele que me conhece e que está interessada em se tornar membro. Abraços!

      • Junior Mello says:

        OI Carla achei ótima a ideia de me engajar em um projeto como este, fiquei muito interessado e gostaria de saber como faço para participar do JCI? Muito obrigado.

        • Carla Marina says:

          Olá Júnior, tudo bom?
          Você pode participar das reuniões mensais que fazemos para apresentar a JCI a novas pessoas. Estas reuniões acontecem toda primeira quinta-feira do mês, às 19h00. A próxima será agora dia 07 de fevereiro, na Eden College. Se você já estiver na Irlanda e quiser ir, estarei lá, posso te apresentar ao pessoal! Se ainda não estiver aqui, me mande uma mensagem pela página do facebook do mundoa2 quando chegar! Será muito legal ter você em nosso grupo! Abs

  2. Itinha says:

    Oi Carla, adoro o blog de vocês acompanho desde o inicio, estou chegando em abril e vou querer participar desse grupo!

    Bjs e parabéns!

    • Carla Marina says:

      Que ótimo, vai ser muito legal tê-la em nosso grupo, será muito bem-vinda! Me dá um toque quando chegar para você ir lá comigo, ok? Abraços

  3. Karol says:

    Olá Carla, acredito que o trabalho voluntário é muito enriquecedor. Já fiz um trabalho voluntário aqui em Dublin, mas era temporário. Essa noite sonhei que estava ajudando uma instituição com preparativos de Natal e acordei muito feliz, rs. Você poderia me informar se eles precisam de alguma ajuda especial nessa época do ano? Eu ficaria muito feliz em tornar este meu sonho real. Obrigada, abraços!

    • Carla Marina says:

      Oi Karol, que legal que sonhou com isso e que legal também se envolver com trabalho voluntário! Não sei sobre nenhuma instituição específica que possa estar precisando de voluntários no Natal, mas com certeza deve haver várias, o jeito é pesquisar no Google mesmo, infelizmente não posso te ajudar com essa informação. Boa sorte com a busca e parabéns pela iniciativa! Abraços!

  4. Fabrício almeida says:

    Olá Carla,

    Achei interessante o trabalho voluntário, e de forma praticar o inglês e conviver com pessoas de outras nacionalidade e conhecer novas culturas. gostaria de participar do trabalho voluntário, como eu poderia fazer para participar?

    estou chegando em dublin agora em fevereiro!

    • Carla Marina says:

      Oi Fabrício, tudo bom? Se quiser se juntar ao time do JCI, depois que se ajeitar aqui, encontrar um lugar pra ficar, tirar suas documentações etc, me mande uma mensagem que te levo em um de nossos encontros para te apresentar ao pessoal! Se quiser outros tipos de trabalho voluntário, não deixe de pesquisar no site volunteer.ie. Vamos nos falando, será um prazer te ajudar com isso!

  5. Pingback: JCI Dublin - Campeão de OratóriaThaynan Mariano

  6. Carol says:

    Oi Carla, tudo bem?
    Me informei sobre o JCI e achei super interessante. Gostaria muito de participar.
    Chego em Dublin dia 25/02 e já fui aceita para o trabalho voluntário no St Patrick’s Day.
    Estou acompanhando o JCI pelo Facebook e espero, assim que chegar, conhecer pessoalmente os projetos!
    Abraço,

    Carol

    • Carla Marina says:

      Oi Caroline, tudo bom?
      Que ótimo que já está se envolvendo com trabalhos voluntários aqui, depois quero pegar seu depoimento para colocar aqui no blog, contando sobre sua experiência, se você concordar!
      Fico feliz que tenha se interessado pela JCI! Toda primeira quinta-feira do mês temos um evento para apresentar a JCI a novas pessoas que estejam interessadas, no seu caso, você pode ir no dia 7 de março! Acredito que não poderei comparecer, mas te passo o endereço e o horário. Chegando lá, pode falar que me conhece. Se ficar acanhada, o Thaynan, que é brasileiro, provavelmente estará lá, já deixo ele avisado que você vai. Me avisa quando chegar aqui, me manda uma mensagem pela página do facebook do mundoa2, ok?
      Abraços e até breve!

      • Carol says:

        Nossa Carla, quanta honra!
        Já curti a página de vocês no face e assim que eu chegar aviso.
        Então posso ir nessa reunião de março mesmo, mas ficar acanhada é pouco… Nos falamos quando eu chegar.
        Abraço e obrigada!

  7. Roseany says:

    Oi Carla,

    Cheguei em Dublin essa semana e gostaria de saber como faço pra participar da próxima reunião.

    Abraços.

    • Carla Marina says:

      Olá Roseany, tudo bom?
      Temos reuniões mensais que fazemos para apresentar a JCI a novas pessoas e elas acontecem toda primeira quinta-feira do mês, às 19h00. A próxima será agora dia 07 de fevereiro, na Eden College (7 Burgh Quay, Dublin 2). Se quiser ir, estarei lá, posso te apresentar ao pessoal! Também temos um time de rugby que está jogando todo domingo, este domingo terá treino no Phoenix Park. NOs encontraremos às 11h00 no portão 3 do parque, que fica na Conyngham Road, Dublin 8, ao lado da Criminal Courts of Justice. Não se preocupe que não é nada profissional, será nosso segundo treino e eu nunca joguei na vida!

  8. Roseany says:

    Carla, nao pude ir na reuniao do mês passado, estava recem chegada organizando a vida aqui… mas gostaria de ir na reuniao desse mês. vou levar uma amiga tb… Vc pode me confirmar o dia, horario e o local?

    Gostaria de conhecer vc e de cumprimentar pessoal

    Abraço.

    • Carla Marina says:

      Oi Roseany, tudo bom?
      Vamos fazer uma noite da pizza do JCI, onde sou voluntária, para arrecadar dinheiro para uma ONG chamada S.C.O.O.P. Vai ser bem divertido, na cada de um dos membros do JCI, você poderá conhecer o pessoal de um forma descontraída. Se quiser ir, seguem as informações:
      Local: Apt. 42, 5th Floor, Hanover Quay, Dublin 2
      Preço: 10 euros por pessoa

      Abraços1

      • Roseany Gama says:

        Tudo bem e vc? Eu e minha amiga gostariamos de ir. Qdo será o encontro? E o pagamento é realizado na hora ou temos que disponibilizar antes? Se for antes de que forma posso fazer?

        Abraços.

        • Carla Marina says:

          Ups, desculpa! Esqueci da data! Será no dia 30 de março, às 20h. Pode levar o dinheiro e pagar na hora!
          Legal que querem ir, nos encontramos lá!
          Abraços!

        • Carla Marina says:

          Oi Roseany,
          Esqueci de comentar que nesta quinta-feira também tem encontro do JCI e vai ser súper legal! Vai ter um treinamento de como falar em público e como se preparar para debates. Será das 18h30 às 21h30 na Eden College (7 Burgh Quay, Dublin 2) e depois vamos para algum pub. Estão convidadas, se quiserem comparecer! Abs

  9. Pingback: 3 formas simples de ajudar a Irlanda a ser melhor | Mundo A2 - Irlanda

  10. Janine says:

    Olá, Maruporina

    Sou membro ativo da JCI no Brasil desde 2009, e realmente sei o que significa na vida poder participar deste seleto grupo. No entanto, gostaria de saber mais informações sobre como realizar um intercâmbio na Irlanda através do trabalho voluntário e contatos de membros da JCI Dublin. Pois omo dizemos aqui no Brasil uma vez júnior sempre júnior e sendo JCI é sempre amigo. Grande beijo e parabéns pelo site muito informativo, meu noivo e eu sempre estamos atentos as atualizações.

    • Carla Marina says:

      Olá Janine, tudo bom?
      Que legal saber que já conhece o JCI, eu só vim a conhecer aqui! Na verdade, fazer parte do JCI Dublin é muito fácil, basta preencher o formulário de membro e pagar a anuidade de 100 euros. Como diretora comunitária deste ano, tenho o contato de todos que fazem parte do conselho, quando você chegar na Irlanda, posso te apresentar a eles e antes de se tornar membro, você pode participar de nossos encontros mensais para conhecer melhor o nosso trabalho. Também posso ver se conseguiria um desconto no valor na anuidade do JCI, num curso de inglês de nossa escola parceira, se você tiver interesse em estudar inglês aqui em Dublin. Abraços!

  11. Magda says:

    Oi Carla,

    Acompanho vocês. Interessante é que me sinto quase íntima! kkkkk….. embora você não me conheça. Desde o início como casal temos objetivos parecidos…. e como pessoa outro objetivo parecido. Chego em Dublin dia 13/02/14. Gostaria de conhecer vocês e fazer parte desse projeto se possível.

    Fica na paz! Abraços…

    • Carla Marina says:

      Oi Magda, tudo bom?
      Depois que chegar e tiver se adaptado, entre em contato novamente para eu poder te ajudar! Posso te convidar para um encontro que tivermos no mês de fevereiro e daí te explico melhor e te apresento ao pessoal! Abs!

      • Oi Carla!

        Eu e meu marido, chegamos a três semanas, ainda estamos naquela correria para arrumar um lugar só pra nós, mas enquanto isso, seguimos dividindo e conhecendo Dublin. Qdo puder trabalhar com vocês, me avise! Sou nutricionista e estou a disposição.

        Muito obrigada,

        Magda

        • Carla Marina says:

          Olá Magda, tudo bom?
          Você pode se tornar membro da JCI Dublin a qualquer momento, recomendo que entre em contato com o Daniel para que ele te explique os benefícios e te fale quando será a próxima reunião para que você conheça melhor a organização e veja se gosta. O e-mail dele é: perdaniel.sorenby@gmail.com
          Abraços!

      • Olá Carla,

        Então, estou aqui, já faz um mês que estou em Dublin, nessa correria que é a chegada. Mas já adptada! Se puder me dar algumas dicas a respeito dos trabalhos voluntariados. Tenho bastante interesse.

        Grata,

        Magda Elizabeth

        • Carla Marina says:

          Olá Magda, tudo bom?
          Um ótimo lugar para encontrar trabalhos voluntários é este site: http://volunteering.force.com/OpportunitySearch
          Nele você pode filtrar a região e o tipo de trabalho que está procurando e tem diversas opções!
          Você também pode procurar um centro deles perto de onde você mora para eles te auxiliarem a encontrar o trabalho que mais combina com o que está procurando: http://www.volunteer.ie/about/volunteer-centres/. Eu fui uma vez e eles foram bem atenciosos!
          A JCI Dublin é uma ótima opção se você está procurando não só voluntariar, mas melhorar suas habilidades e evoluir profissionalmente, porque lá você tem a oportunidade de participar de treinamentos diversos, projetos comunitários e eventos, além de conhecer pessoas de vários perfis profissionais. Para se tornar membro você paga 100 euros para ano todo, vale muito a pena. Se tiver interesse, pode comparecer ao próximo encontro que será na segunda semana de abril. Me fala que te passo mais detalhes!
          Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *