Intercâmbio em Casal: Ramon e Vivi

Hoje temos o prazer de dar início à série Intercâmbio em Casal, uma coleção de posts que não são sobre nós, mas sim sobre outros casais que resolveram meter as caras e se aventurar pelo mundo, muitas vezes deixando suas antigas vidas para trás atrás de um objetivo maior. Esperamos que gostem!

Os autores do blog Ramon e Vivi na Irlanda saíram do Rio Grande do Sul e aterrissaram na Irlanda em agosto de 2011 para 6 meses de intercâmbio, um sonho antigo do casal que vinha sendo planejado há algum tempo.

Ramon Bourscheidt mora de Taquara/RS e estuda Negócios Internacionais, já Viviana Klein Volkart mora em  Igrejinha/RS e estuda Administração de Empresas. Se conheceram em 2007, e começaram a namorar em  29/03/2008 e desde o princípio da relação eles cultivavam a idéia de fazer um intercâmbio, inclusive em 2006, Ramon realizou um intercâmbio ao Canadá.

Após uma pesquisa criteriosa optaram por fechar com uma agência e escolheram a Egali Intercâmbio e a escola Eden School of English. Dentre os motivos está a segurança passada pela equipe, terem uma sede em sua cidade e conhecerem pessoas que já fizeram intercâmbio com eles.

Após chegarem a ilha, se depararam com o desafio de encontrar trabalho em uma terra estranha. Infelizmente não tem sido muito fácil, porém, algumas oportunidades temporárias surgiram, a Vivi por exemplo trabalhou por um tempo na limpeza da escola onde estudam. Ramon já fez alguns trabalhos de tradução e em outubro começou a trabalhar em uma pizzaria onde faz de tudo, inclusive foi o mascote na comemoração de 1 ano do estabelecimento.

O blog, um capítulo à parte sobre o casal, figura entre os mais legais dentre os registros digitais de intercâmbistas, tanto no quesito aparência, com o belo visual da Irlanda ao fundo e a felicidade do casal estampada em seus rostos na foto do cabeçalho, quando no conteúdo, onde é sempre é possível conhecer um lugar novo da Irlanda e de outros países com os relatos de suas viajens e passeios.

Dentre as andanças pela Irlanda já estiveram em lugares como Dalkey, Howth, Malahide e Wicklow, com passeios fotográficos e várias dicas sobre como chegar aos lugares e como aproveitar as visitas. Já na lista de destinos internacionais está Edinburgo na Escócia, Londres na Inglaterra e Belfast na Irlanda do Norte, todos obrigatórios para qualquer intercâmbista que esteja na Europa.

Não podiamos deixar de perguntar como tem sido a vida em casal e descobrir um pouco de suas peculiaridades, então resolvemos fazer algumas perguntas que foram gentilmente respondidas pelo casal:

O fato de estar em casal já facilitou alguma coisa durante o intercâmbio?

Com certeza! O fato realizarmos o intercâmbio juntos facilitou muito desde a nossa chegada ao país. Acreditamos que ter alguém ao nosso lado principalmente no período de adaptação é importante, pois assim encontramos um apoio que normalmente não teríamos. Ter alguém com afinidades por perto torna tudo mais fácil, assim podemos dividir opiniões, dúvidas…

Duas pessoas representam um maior leque de características, às vezes um é melhor do que o outro em certas atividades, fazendo com que juntos tenhamos maior facilidade de realizarmos as tarefas do dia a dia.

E dificultou algo?

O fato que virmos com alguém algumas vezes pode nos inibir de fazermos novas amizades, principalmente com extrangeiros, que seriam as pessoas com quem praticaríamos mais nosso inglês.

Que conselho você daria para os casais que pensam em fazer intercâmbio?

É fundamental respeitar a opinião do parceiro, sempre colocando-se no lugar do outro. Um intercâmbio não é feito só de momentos felizes, então na hora de dificuldade é importante ser o suporte, pois além de namorados, precisam ser amigos e família!

Achamos bem curioso a dificuldade citada em se fazer amizades quando se está em casal, assunto que já conversamos sobre, e inclusive decidimos estudar em classes diferentes para não inibirmos um ao outro. A presença de um companheiro(a) acaba trazendo mais conforto e segurança, mas traz consigo uma bolha que deve ser ultrapassada para se ter contato com o mundo externo.

Gostou da história deles? Então visite o blog do casal para acompanhar os próximos passos da jornada e não deixe de garimpar os posts antigos:

Ramon e Vivi na Irlanda
ramonevivinairlanda.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
28
nov 2011
POSTED BY
POSTED IN Curiosidades
DISCUSSION 2 Comments

2 Responses to : Intercâmbio em Casal: Ramon e Vivi

  1. Ramon e Vivi says:

    Olá Bruno e Carla,
    Como já comentamos para vocês, ficamos muito felizes com a entrevista. Espero que conseguimos ajudar em alguma aspectos aqueles que estão lendo o blog de vocês!
    Um grande abraço,
    Ramon e Vivi

  2. Carla Marina says:

    Obrigada pela contribuição, com certeza vai ajudar muitos casais que pretendem morar fora juntos! Aliás, um ponto que nos chamou a atenção, que sempre pensamos, é como deve ser mais difícil fazer amigos quando estamos juntos, acho que o Bruno comentou no facebook, mas uma das alternativas que encontramos para isso é não estudarmos na mesma sala…Além disso, buscar grupos de nosso interesse (por exemplo, ele gosta de futebol americano e eu gosto de dança), acho que facilitará que façamos amigos! Abração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *