Imigração na Irlanda: STAMP 4 EUFAM

Finalmente terminou a primeira etapa da saga do Stamp 4 EUFAM, o carimbo que permite que se trabalhe na Irlanda sem necessidade de permissão. O carimbo é concedido à pessoas com vistos de trabalho, refugiados, pessoas com filhos que possuam a cidadãnia irlandesa, aqueles que possuem status de residêcia de longa duração, esposas de cidadãos irlandeses e da União Européia, sendo este último o nosso caso.

Já falamos um pouco sobre os direitos dos familiares de cidadãos europeus aqui na Irlanda, agora vamos descrever o passo a passo de como obtemos o Stamp 4 EUFAM.

Comprovante do Relacionamento

Antes de tudo você precisa ter a documentação da sua relação, o que no nosso caso é a certidão de casamento, que trouxemos devidamente traduzida e juramentada. Um detalhe importante é a respeito do tempo de relacionamento do casal, já que exigem o mínimo de 2 anos de relação (isso não se aplica no caso de o casal ser casado).

Na Imigração

Na imigração, o portador do passaporte vermelho pode ir direto para a fila de europeus e passar sem qualquer tipo de questionamento. Já o familiar, deve e apresentar o comprovante do relacionamento para o oficial de imigração que deve lhe conferir o STAMP 3, permitindo que você fique no país por algum tempo – geralmente 3 meses – sem exercer qualquer tipo de ativiade remunerada até que a situação seja regulamentada.

Requisitos para o STAMP 4 EUFAM

Para entender como funciona os requisitos de imigração de familiares de europeus, mantenha em mente que eles não querem que você e seu cônjuge sejam um peso para o poder público, ou seja, o cidadão europeu deve vir para o país com um propósito e deve ter condições de se manter.

Exercer alguma atividade no país

Para que o familiar receba o visto é importante que o cidadão europeu esteja exercer alguma atividade no país como estudar ou trabalhar, sendo que você vai precisar do comprovante que seria uma carta da escola ou do trabalho.

Ter recursos suficientes para se manter

Em nenhum lugar você vai encontrar a quantia mínima de dinheiro que eles exigem como recursos suficientes, então supomos que o mínimo seria o valor que eles exigem de estudantes do Brasil, que é 3000 euros por pessoal. Um dos funcionários da imigração também nos falou que ter recursos suficientes significa não recorrer à ajuda do governo, como seguro desemprego por exemplo.

Possuir um seguro saúde

Em todos os casos eles vão exigir um seguro saúde privado para ambos. Nós enviamos os comprovantes do seguro governamental e não foi aceito, assim como seguros viagem, no nosso caso o GTA. Teremos que procurar um seguro como VHI, QUINN-healthcare ou Aviva. Você pode encontrar mais informações no site Citizens Informations. Pelo que vimos, esse seguro vai custar em torno de 150 euros/mês para o casal.

Preenchendo o formulário EU1

Assim que chegar na Irlanda, você terá que seguir todos os passos que os estudantes seguem: tirar o PPS e abrir conta no banco O PPS serve para abrir a conta no banco e a conta servirá você depositar seu dinheiro e emitir um comprovante de que você você possui recursos suficientes para residir no estado, sem precisar de ajuda do governo.

Agora você precisa preencher o formulário EU1, que é basicamente um questionário sobre o aplicante e o cidadão europeu. Com o formulário preenchido você deve incluir todos os documentos originais exigidos o que inclui ambos os passaportes, comprovantes de seguro saúde, de residência, etc que serão devolvidos em até 10 dias úteis.

Sim, você vai ficar sem documentos por esse tempo, mas fazer o que né? De qualquer forma, pode ficar tranquilo que tudo é devolvido por carta registrada. Só fique atento com as correspondências, pois se você não estiver em casa na hora da entrega, vão deixar uma notificação para você buscar no correio e se não buscar em 3 dias ele vai voltar para a imigração.

Passados os 10 dias, você vai receber todos os documentos e uma carta informando a situação do seu visto temporário. Caso tenha sido aprovado, você deve comparecer ao escritório da imigração juntamente com seu conjuge e levar a carta recebida e os passaportes.

Na imigração é super rápido, basta pegar a senha, esperar até ser chamado e entregar os documentos. Não fizeram nenhuma pergunta, apenas tirei a foto, as impressões digitais de todos os dedos – em uma maquina bizarra – e meia hora depois recebi o carimbo no passaporte e o GNIB com o Stamp 4.

Visto Temporário

O Stamp 4 que se recebe quando se chega no país é o temporário, ou seja, durante 6 meses eles vão investigar tanto o aplicante quando o cidadão europeu para verificar a veraciade dos documentos apresentados e aguardar qualquer documentação pendente. No nosso caso ficou faltando o seguro saúde privado e cartas do nosso landlord comprovando que residimos no país.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

256 Responses to : Imigração na Irlanda: STAMP 4 EUFAM

  1. Marcos de Oliveira says:

    Ola Bruno e Carla,
    Tudo bem?

    Me chamos Marcos Vinicius e tenho 26 anos, estou indo pra Irlanda agora dia 09 de Julho. Sou carioca porem agora estou vivendo em Lima no Peru. Acabo de ler sua materia e gostei muito. Mas eu ainda tenho algumas duvidas. Meu caso e mais ou menos assim, minha esposa tem o passaporte italiano e eu tambem estava tramitando meu passaporte porem devido a alguns inconvenientes nao consegui tirar meu passaporte da UE. Eu nao me matriculei em nenhum curso de ingles porque estavamos 99% seguros de tirar meu passaporte europeu. Entao serei recebido por nossos amigos que vivem por ai. O meu amigo me enviou uma carta de convite com PPS number dele, telefone e dizendo que ficarei com ele. Minha duvida e, se na imigracao eu devo dizer que vou como turista, ou so digo que sou casado com uma cidada Europeia??? Ja possuimos nosso Certificado de casamento traduzido ao ingles (Traducion Juramentada) como dizem aqui e no dia 16 de julho completo 2 anos de casado.

    Desculpe-me pela falta de acentos, pq o teclado daqui eh horrivel. ahahahahaha

    Desde ja muito obrigado.
    Marcos Vinicius.

    • Carla Marina says:

      Olá Marcos, tudo bem? Então, o Brú entrou como estudante (no seu caso seria como turista). Mas aqui no escritório de imigração, eles nos informaram que ele devia ter entrado comigo e mencionado que era meu marido, parece que isso facilitaria alguma coisa na hora de conseguir o stamp de familiar europeu. Mas é muito difícil de obter essas informações aqui, não queremos te passar nenhuma informação errada. De qualquer forma achamos que vale mencionar que você é marido de cidadã europeia sim!

      • Marcos de Oliveira says:

        Pucha,muito obrigado pela informacao. Me adiocionem no msn, voces tem facebook?? para que possamos trocar algumas informacoes, por ironia do destino minha esposa tambem eh cidada italiana. E sempre bom fazer novas amizades e contatos. Lembrancas ao seu marido e desejamos o melhor para voces dois. Dia 10 de julho estaremos chegando por ai.

        Mais uma vez, muito obrigado.
        Marcos de Oliveira.

        • Marília guedes says:

          Oi marco, tudo bem?
          Estou indo na mesma situação de vcs. Queria saber se VC entrou com ela na fila de cidadão ou na outra fila?
          Obrigada

    • willer lisita says:

      sou willer lisita tenho cidadania italiana ja tenho passaporte italiano, quero mora em dublin na irlanda so q sou casado com uma brasileira, qual os direitos delas na irlanda. quais os procedimentos eu tenho que tomar para deixa ela legal no pais

      • Carla Marina says:

        Oi Willer, tudo bom?
        Já se informou sobre a possibilidade de a sua esposa adquirir a cidadania italiana, por vocês serem casados? Eu faria isso primeiro a;i no Brasil, e caso não consigam, daí ao vir pra cá, faria o processo para aplicar para o Stamp4, conforme explicamos no post.
        Abs e boa sorte!

  2. Marcos de Oliveira says:

    Ahh e mais uma coisa. Registrei meu email na resposta. Se quizerem me adicionem no msn. Sera um prazer fazer novos amigos. Abracos.

    Marcos. 😀

  3. João Henrique says:

    Oi Bruno e Carla,
    E ai tudo bem com vocês?
    Primeiro gostaria de parabenizá-los pelo blog e vlog, que já venho acompanhando a algum tempo. Então, eu estou querendo ir para Dublin em Outubro, estou pesquisando as agências e tal. E eu vi que vocês foram com a Go To London, e eu gostaria de saber se é uma agência confiável e se vocês tiveram algum tipo de problema com eles e etc.

    Agradeço desde já
    João H.

    Ps: desculpa por perguntar em um post que não tem nada haver com o assunto.

    • Carla Marina says:

      Olá João Henrique, tudo bom? Bacana que está curtindo o nosso blog e vlog, obrigada!
      A GotoLondon não deu nenhuma mancada, como eles tem o atendimento online, adicionamos a pessoa que nos atendeu no skype e conversávamos com ela direto, tirando dúvidas e acompanhando o processo das coisas. Apenas duas coisas nos incomodaram um pouco, o fato de eles terceirizarem a questão da residência estudantil para uma outra agência sem nos avisar (só descobrimos aqui e tínhamos que lidar diretamente com esta agência terceirizada, a Eazydublin) e o fato de eles não terem nos comunicado que o Brú não precisava ter comprado curso por ser marido de cidadão europeu. Independendente da agência que escolha, fique no pé para saber sobre a residência estudantil ou casa de família (porque muitos intercambistas acabam morando extremamente longe da escola) e não dê sossego a eles, tire dúvidas e pergunte sempre o status das coisas, ok? Abraços e boa sorte!

  4. Motumber says:

    Bom dia, o blog de vocês é super legal, parabéns pelo trabalho!

    Eu estou com uma pequena dúvida não sei se vocês podem me responder, bom a dúvida é a seguinte:
    Ao aplicar para o stamp 4 tem uma cláusula no formulário que pede, o contrato de aluguel, contas no nome dos dois, ok MAS também pedem uma carta do registro de inquilinos board, vocês entregaram esta carta? Pois verifiquei com meu senhorio (landlord) e ele não registrou o apartamento nesse departamento devido as taxas mensais, esse documento lhe foi exigido? (essa é a duvida maior)
    2˚ A sua esposa(EU member) ja estava trabalhando quando vocês aplicaram para o visto ou ela só mostrou recursos e que era capaz de se manter?

    Um grande abraço!

    • Carla Marina says:

      Olá Motumber, tudo bom? Que legal que está gostando do nosso blog! Vamos às suas dúvidas:
      1) Este documento, que é a Letter of Registration of Tenancy nos foi pedida e o nosso caso é o mesmo que o seu, nosso landlord não registrou no PRTB (Private Residential Tenancies Board) a propriedade que estamos alugando. Achamos injusto a Imigração cobrar isso da gente, sendo que é algo que está fora do nosso alcance, só o landlord pode conseguir, mas o que fizemos foi enviar todo o histórico de que estamos tentando fazer com que o nosso landlord entenda o que é esta carta e com que ele faça o registro (no nosso caso nosso landlord alega não saber o que é) e agora estamos esperando a resposta da Imigração. O fato “engraçado” é que a Imigração não pede este documento para todo mundo que está aplicando para o stamp 4, eles pedem para uns, para outros pedem outra coisa, e vai de você ter sorte com o que é pedido. Não temos muito como te ajudar porque estamos no mesmo barco, mas se tivermos alguma nova informação passaremos para vocês!
      2) Eu não estava trabalhando, só estudando e mostrei que tinha recursos suficientes para me manter por meio do estrato bancário.

      Abraços!

  5. Motumber says:

    Olá, boa tarde!

    Como vocês estão? Tudo bem?
    Então, fiz tudo o que tinha que fazer e no final esses inteligentíssimos agentes da imigração me pediram a “Letter of Registration of Tenancy”, somente isso ficou faltando no meu processo, eu gostaria de saber se o de vocês já foi deferido e o que vocês fizeram para mostrar para imigração que isso não está ao nosso alcance e não é nossa culpa se o land lord não registrou pois não quer pagar taxas.

    Que é uma coisa meio ridícula eu mandar comprovante do tax office, meu e dela, contrato de ambos dizendo que estamos trabalhando com contrato permanente PAGANDO TAXAS, e eles me vem com essa pendência que não tem nada a ver conosco, enfim, eu gostaria de saber se o de vocês ja foi deferido o visto de 5 anos e o que vocês mandaram para a imigração dizendo a respeito da letter.

    Um grande abraço e obrigado pela ajuda!

    Motumbo.

    • Carla Marina says:

      Oi Motumbo, tudo bom?
      Você pode ver como lidamos com esta questão no post “Letter of Registration of Tenancy“. Você já falou com o landlord para ver se a propriedade que vocês alugam está registrada? Porque nós tentamos por vários meses e registramos todas as tentativas, foi o que enviamos para a Imigração para mostrar que não tinha mais nada que podíamos fazer. Também achamos nada a ver eles pedirem isso, mas tivemos que correr atrás…boa sorte e qualquer coisa que pudemos ajudar nos avise. Abraços!

  6. narcizo maciel says:

    ei gostei do site..entao eu consegui minha estampa 4 minha esposa e filho moram no brasil .ela e meu filho podem vim para irlanda e ela poderia trabalhar aqui?

    • Carla Marina says:

      Olá Narcizo, tudo bom?
      Não entendi, se você conseguiu Stamp 4, significa que você não é cidadão europeu, certo? Então quem é cidadã é a sua esposa? Se ela é cidadã europeia, certamente pode trabalhar aqui. Abraços

  7. Natália says:

    Olá casal! Parabéns pelo blog e pela prestatividade em ajudar. Também estou pesquisando sobre essa questão de conjugê de cidadão europeu. No meu caso é meu marido quem possui a cidadania italiana. Nós dois iremos estudar ano que vem na Irlanda, li os posts de vocês e também entrei nos sites recomendados, mas ainda fiquei com algumas dúvidas:

    1) Pelo que entendi é mais seguro meu marido (cidadão italiano) estar inscrito em um curso, para apresentar a carta da escola na chegada no aeroporto? E eu devo estar junto com ele.
    2) O seguro saúde é exigido no aeroporto? Podemos contratar o seguro depois que entrarmos na Irlanda? Pois precisaremos para pedir meu Stamp 4, certo?
    3) A certidão original de casamento precisa ser a transcrita pro italiano ou é a brasileira? De qualquer forma precisa ser traduzida para o inglês e juramentada, é necessário legalizar? Assim como é feito com os documentos italianos?
    4) O Stamp 4 sai sempre com prazo provisório de 6 meses? Precisa ir renovando? Qual o período máximo?

    Desculpe pelo exagero das perguntas, mas quero evitar o máximo de transtornos quando estivermos aí, afinal ainda não dominamos a língua.

    Obrigada desde já!

    • Carla Marina says:

      Olá Natália, tudo bom? Vamos às suas dúvidas:
      1) Não é necessário que ele esteja matriculado em nenhum curso, eu fiz isso e depois vi que não precisava ter feito, será gastar dinheiro à toa, caso ele não tenha a intenção de estudar.
      2) Sim, precisam ter o seguro saúde para apresentar no aeroporto (confiram o post do e-Dublin com a relação dos documentos que precisam apresentar: http://www.e-dublin.com.br/vistos-na-irlanda/). No caso do seu marido ele não precisa, apenas quando já estiver morando aqui, para conseguir o Stamp 4.
      3) Nós só traduzimos a certidão para o italiano porque precisávamos atualizar nosso estado civil no consulado italiano, eles até ficaram com a nossa certidão. Para cá, trouxemos a original e a traduzida para o inglês e esta tem que ser juramentada.
      4) Sim, primeiramente eles concedem 6 meses de visto e depois eles analisam novamente a situação do requerente e do seu cônjuge e caso não vejam nenhum problema, concedem um visto mais longo, que pode ser de até 5 anos. Neste post contamos como foi quando o Bruno conseguiu o visto dele de 6 meses : http://mundoa2.com/imigracao-na-irlanda-stamp-4-eufam/

      Abraços!

      • Natália says:

        Olá, muito obrigada pelo retorno, só mais uma dúvida sobre o seguro saúde, vocês sabem por que eles fazem a exigência do seguro privado? O governamental que também é pago, não possui os mesmos benefícios?

        Obrigada novamente, até mais.

  8. Marco S. Júnior says:

    Uma dúvida sobre esse trecho… : Para que o familiar receba o visto é importante que o cidadão europeu esteja exercer alguma atividade no país como estudar ou trabalhar, sendo que você vai precisar do comprovante que seria uma carta da escola ou do trabalho.

    No meu caso…”Ela” é EEA…e eu não.Aqui no Brasil ela não trabalha e na Irlanda provavelmente não irá..ao menos não tão cedo.Quem sempre sustentou a família fui eu…e continuará sendo.

    Você tem certeza que é ela que tem q comprovar que paga impostos ? Eu não posso trabalhar só eu enquanto ela fica em casa com nosso filho , por exemplo ?

    Na pior das hipóteses ela é designer nas horas vagas…Posso demandar uns “jobs” pra ela…ai ela paga o impostinho e tudo bem.Mas isso é um jeitinho beeeem brasileiro que eu gostaria de evitar, claro.

    • Carla Marina says:

      Olá Marco, tudo bom?
      Na verdade ela precisa comprovar que está trabalhando, ou estudando, ou que tem recursos suficientes para se manter, portanto ela não precisa necessariamente estar trabalhando, mas tem que atender a uma destas condições. Portanto, não adianta você estar contribuindo com impostos, se ela não puder comprovar uma das 3 coisas citadas. Abraços!

      • Marco S. Júnior says:

        Certo…Mas…Pra eu descolar o meu stamp 4 temporário para poder começar a trabalhar…ela tem q provar uma dessas 3 coisas logo “de cara” ?

  9. jully says:

    Bom dia! Gostaria de parabenizar pelo blog! Estou procurando informações na net sobre o visto de esposa há algum tempo, e este blog foi o unico lugar que encontrei informações detalhadas sobre o processo.
    Muito obrigada por compartilhar a experiência de voces, e boa sorte!

  10. Yanna says:

    Ola boa noite! Vivo na irlanda a 1 ano e estou indo para o processo de renovar meu visto, eu tenho um problemas eu tive muitos problemas com a escola e fiz uma escolha errada, eles me deram 24% de presença o minimo permitido é 85%, já me matriculei em outra escola e eles me disseram que existe uma chance de me darem um visto de 3 meses pra eu recuperar a minha presença, mas tambem corro o risco de não me darem o visto se eu não tiver uma boa desculpa que os convença, enfim No caso de não me darem o visto qual é o processo de tirar o visto de união estavel? Eu moro junto com meu namorado a 5 meses, e ele está disposto a me ajudar como podemos fazer? Parabens pro Casal super lindos e pelo blog! Agradeço de já a iniciativa de ajudar os perdidos no mundo.
    Abraços!
    Yanna

    • Carla Marina says:

      Oi Yanna, tudo bom?
      Não sabemos como é o processo para visto de união estável, só ouvimos falar de uma ou outra pessoa que fez, sei que tem que comprovar que está morando com a pessoa por meio de fotos e outros comprovantes mas não sei como é todo o trâmite. Desculpe, desta vez não temos como ajuda-los. Abraços!

  11. Reinaldo says:

    Oi Carla, tudo bem? você poderia me esclarecer uma dúvida, sou casado com uma cidada europeia, aplicamos para o STAMP4, e hoje recebemos a carta com os documentos de volta, então agora tenho direito ao STAMP4 provisório de 6 meses até que o processo seja finilizado, irei a imigração an proxima semana e encontrei duas versões diferentes sobre o valor deste visto, uma dizia que não se paga nada por este visto provisorio e outra dizia que custa 500 euros. Vc saberia me confirmar se existe um valor ou não?

    • Carla Marina says:

      Oi Reinaldo, tudo bom?
      Que ótimo que conseguiu seu visto!
      Na época em que o Brú tirou o visto não tivemos que pagar nada em nenhum momento, a não ser que as regras tenham mudado…
      Abs

  12. Tammy says:

    Olá Camila, td bem?

    Meu nome é Tamara, sou casada com um inglês há 5 anos, e no momento moramos no Brasil. Iríamos voltar para Inglaterra proximo junho, só que com as mudanças em relação ao visto (temos que ter no mínimo 63k pounds em savings por no min 6 meses), mudamos de planos e estamos considerando ir para Irlanda, Cork.
    Gostaria de saber se vc sabe se preciso tirar o visto no Brasil ou se por ser esposa de um britanico posso tirar o visto diratemente ai? E vc sabe tb se há alguma exigencia qto ao $$$?
    Estamos indo com nossa filhinha de 9 meses que tb tem cidadania britanica.

    Muito obrigada desde já.

    Abraços,

    • Carla Marina says:

      Oi Tamara, você pode tirar o visto daqui mesmo. Com relação a comprovar dinheiro, eles não falam de nenhuma quantia específica, mas falam que a pessoa tem que ter dinheiro suficiente para se manter (no caso dos estudantes, é obrigatório ter 3.000,00 euros). Neste nosso post colocamos as exigências deles, dá uma olhada pra ver se você tem tudo!
      Abraços e boa sorte!

    • Vinicius Dell'Aglio says:

      Olá,

      Nao entendi esse comentário da Tammy:

      ” que com as mudanças em relação ao visto (temos que ter no mínimo 63k pounds em savings por no min 6 meses)”

      Onde tem essa informação?

  13. Victor K says:

    Olá! Gostaria de agradecer pelas informações. Muito bom o seu blog!
    Mas fiquei com algumas dúvidas… poderiam me ajudar?
    Minha situação é a seguinte. Tenho dupla cidadania (BR e Italiana) e minha esposa é brasileira. Estamos juntos a 1 ano e 3 meses.
    Acabei de pegar a tradução juramentada para o Italiano da minha certidão de casamento. Nesta semana estarei entregando no consulado. Vcs sabem se demora muito para atualizar meu estado civil no consulado italiano?
    Outra pergunta, teremos muitos problemas pelo pouco tempo de casamento para ela morar comigo na Irlanda?
    E pra finalizar, se não for pedir muito, por favor, poderiam me enviar por e-mail o contato do tradutor juramentado em inglês?

    Desde já agradeço!

    Victor K.

    • Carla Marina says:

      Olá Victor, tudo bom? Que ótimo estarmos ajudando, ficamos felizes.
      Quanto às suas perguntas, vamos lá: não lembramos quanto tempo levou para atualizar o nosso estado civil no consulado, faz muito tempo, desculpa! Com relação ao pouco tempo de casado, pelo que eu saiba não tem problema algum, vocês farão o procedimento normalmente para ela tirar o visto dela de familiar de europeu. E quanto ao contato da tradutora juramentada, se chama Mônica: monicastel@ajato.com.brhttp://www.monicastel.com.br/
      Abraços!

  14. Nadine says:

    Ola. O blog de vcs eh sempre recheado de informacoes. muito bom!

    Seguinte… deixa eu ver se vcs conseguem nos ajudar… Eu e meu noivo vamos nos casar em Dezembro e estamos planejando viajar para Irlanda para estudar e trabalhar ano que vem. Ele tem cidadania portuguesa e eu vi que poderia ser um empecilho ter pouco tempo de casado dificultaria as coisas. É verdade isso? Decidimos a viagem depois de marcar a data, mas isso não conta na hora, rs… Quando entrarmos na Irlanda, seria valido mencionar que somos casados, mesmo que ha pouco tempo? Ou seria melhor eu entrar como estudante e depois do tempo necessario tentar alguma coisa?
    Espero que consigam nos ajudar. Obrigada e Parabens pelo blog!

    • Carla Marina says:

      Oi Nadine, que bom que gosta do nosso blog :)
      O melhor a fazer é entrar com ele na imigração, mostrando o certificado de casamento traduzido juramentado para o inglês, mas é aqui em Dublin que você vai ter que fazer o procedimento para conseguir o visto de familiar de europeu. Veja também se não é possível conseguir a cidadania portuguesa, isso facilitaria muito, pois não teria que fazer o procedimento do visto. No meu caso o Brú não pode ter o visto italiano, pois não é passado da mulher para o homem, mas não sei a cidadania portuguesa…Abraços!

      • Bernardo says:

        Olá Carla Marina, minha situação é igaul ao do Bruno (minha esposa tem cidadania italiana) e pelo o que tenho pesquisado o cônjuge homem tem direito sim a se naturalizar cidadão italiano. veja neste site especializado: http://www.minhasaga.org/2013/01/naturalizacao-por-matrimonio-em-londres-por-mauro-schneider.html

        • Carla Marina says:

          Olá Bernardo, tudo bom?
          Obrigada por compartilhar o link! Realmente pelo que está escrito lá, não há nenhuma restrição quanto à mulher não poder transmitir a cidadania para o homem, mas ainda não estou segura disso. Já vi em alguns sites, como neste (http://www.cidadaniaitaliana.com.br/info.htm), que isso de fato não é possível, que a mulher só transmite a cidadania para os filhos, e que o marido pode apenas conseguir a Naturalização italiana. De qualquer forma, de acordo com o link que você mandou, caso o homem possa mesmo adquirir a cidadania da mulher, ele tem que ter o visto europeu, o que não ajuda muito, a não ser que você consiga o visto de trabalho…
          Abraços!

  15. Marco says:

    Ola Carla,

    Parabens pelo blog! Gostaria de tirar uma duvida, namoro faz pouco mais de um ano, vou entrar com o pedido de uniao civil e devemos estar casados ate o final do ano, ainda nao moramos juntos nem nada pois estamos planejando. Tenho duas duvidas, minha certidao de casamento esta aqui na Irlanda, se ela for traduzida legalmente e tiver o apostille, ela sera aceita no cartorio? Quanto ao pedido do visto, voce acha que ele pode ser negado por darmos entrada logo apos o casamento? Que outros documentos sao pedidos pela imigracao?
    Muito obrigado pela ajuda!

    • Carla Marina says:

      Oi Marco, que bom que está gostando do blog! Com relação às suas perguntas, acredito que sua certidão será aceita sim, se você fizer tudo direitinho. Já com relação ao pedido do visto, mesmo que estejam casados, acredito que tenham que comprovar que vocês estão numa relação de pelo menos 2 anos. Dá uma olhada neste link, no parágrado “De facto relationships”. Abraços e boa sorte!

  16. victor says:

    Olá, tudo bom? Bom gostaria de tirar umas dúvidas.
    pretendo fazer um intercambio para irlanda e passar 1 ano.
    minha esposa está gravida e ela tem um outro filho.
    gostaria de saber se eu indo pra irlanda, poderia levar eles depois. penso em ir, juntar um dinheiro e depois leva-los para lá. queria saber se é possível matricular as crianças em escolas. no caso o primeiro filho dela tem 9 anos e o outro está pra nascer em fevereiro de 2014. Obrigado!

    • Carla Marina says:

      Olá Victor, tudo bom?
      Se você não possui cidadania europeia, só conseguiria trazer sua esposa caso tivesse um visto de trabalho e após um ano trabalhando em posse do visto, além de ter que comprovar que pode bancar a vida deles aqui. Aí sim conseguiria matricula-los em escola e fazer tudo normalmente, como qualquer cidadão europeu. Abraços e boa sorte!

  17. Pamela says:

    Oi, tudo bem?
    Muito legal o blog de vcs, parabéns pelo ‘trabalho’.
    Vcs tem alguma informação a respeito de união estavél?
    Eu e meu noivo estamos planejando ir para ai para estudar inglês, mas não temos intenção em nos casar agora, e eu tenho cidadania Italiana. Sabem se podemos aplicar como união estavel?
    Ou sabem informar onde conseguiriamos essa informação?
    Podem indicar uma agência/assessoria que possa nos ajudar?

    obrigada e bom dia! =)

    • Carla Marina says:

      Oi Pamela, tudo bem? Que bom que gosta do nosso blog!
      Para conseguir a união estável, você precisa comprovar dois anos de relacionamento e o órgão responsável por esse assunto é: http://www.inis.gov.ie/, ou pode também entrar em contato com o “Crosscare Migrant Service: http://www.migrantproject.ie/index.htm
      Abraços e boa sorte!

    • Motumber says:

      Olá, Pamela e Carla,
      O meu caso foi esse da união estável, vim para cá já com a declaração de união estável do brasil, traduzida, no nosso caso tínhamos mais de 2 anos juntos, na declaração dizia a data do começo do namoro. Chegamos aqui aplicamos em 6 meses já me deram o STP4 provisório depois dos 6 meses me deram o STP4EUFAM por 5 anos. No meu caso minha namorada provou estar trabalhando e teve que mandar os Payslips dela, eu aproveitei e mandei os meus também, e cartas do Revenue office, documentos nunca são demais, o negocio é tbm abrir uma conta conjunta ou no banco ou na bord gáis… A unica dor de cabeça foi que nosso land lord não tinha registrado a gente, mas aí enviamos uma carta a imigração dizendo que o land lord não iria nos registrar pois não queria pagar taxas, e eles aceitaram numa boa. Espero poder ajudar ai brother.
      Boa Sorte e Aloha.

      • Adriano says:

        Fala Motumber, tudo certo?

        Cara, estou indo em abril com união estável(+ 3 anos) registrada em cartório. Minha esposa tem cidadania Italiana e não possuímos trabalho e nem residência certa por ai… Sabe como funciona a entrada neste caso? Preciso fechar algum curso por aqui e entrar como estudante ou posso entrar na Irlanda com ela e buscar trabalho em seguida? Estou com esta dúvida para fechar o seguro saúde, passagens e acomodação(o que é uma preocupação, pois não conhecemos nada e ninguém por ai) e me mandar para a Irlanda! Desde já agradeço a ajuda e aguardo retorno. Abração.

      • Sammara says:

        Olá, Quando vocês deram entrada no STP4 fazia quanto tempo que vocês emitiram a união estável? Isso conta ou somente a data que vocês colocaram com o inicio do namoro?
        Vocês deram entrada no STP4 logo que chegaram na Irlanda? Ou depois de arrumarem emprego, para enviar os Payslips?

        Muito obrigada!

        • Carla Marina says:

          Oi Sammara, tudo bom?
          Nós já éramos casados quando aplicamos para o Stamp 4. É preciso que você comprove 2 anos de união.
          Quando aplicamos para o Stamp 4 eu ainda não trabalhava, apenas estudava.
          Abraços!

  18. Pedro says:

    Ola! Parabens pelo blog! As informacoes sao muito uteis, ja li todos os posts referente a imigracao e tirei muitas duvidas mesmo.
    Algumas ficaram e gostaria de saber se podem tira-las ja que passaram por esta situacao que minha esposa e eu iremos passar.
    Ela e europeia, eu brasileiro, quando voces mostraram o seguro governamental que nao foi aceito, isso, por acaso, significa que deveriam ter contratado o seguro de uma das empresas privadas irlandesas antes de ir e, na propria imigracao, ja mostrar o comprovante ou ao falar na imigracao sobre o EU treaty rights eles nao pedem para ver o seguro de viagem? Afinal, precisa fazer algum seguro de viagem so para entrar?
    Por qual seguro (empresa e plano) optaram? Vi nos sites que existem diversas opcoes.

    Obrigado adiantado pela reposta!

  19. Gabriel says:

    Olá!! Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo blog que tem ajudado muito a mim e a minha esposa!! Na verdade nos encontramos exatamente na mesma situação que vocês passaram, pois tenho cidadania européia e vamos nos casar agora em novembro com a pretensão de morar na Irlanda (já namoramos a 6 anos)!!

    Bom ao nos casarmos vamos informar o consulado do país europeu sobre o nosso novo estado civil e adquirirmos nossa certidão de casamento traduzida e juramenta!!

    A partir daí, basta minha esposa apresentar essa certidão ao oficial de imigração para adquirir o Stamp 3, na verdade estamos com 2 preocupações!!

    Uma seria com relação ao nosso tempo de casado que apesar de termos comprovação que namoramos a mais de 6 anos, com fotos, e-mails etc, estaremos recentemente casados!! Mesmo namorando a 6 anos, isso pode ser um problema?

    Outra dúvida é que ao irmos para a Irlanda eu ainda não estarei empregado, mesmo assim minha esposa pode pedir o visto STAMP 4??

    A uma outra coisinha, vi que para se conseguir o Stamp 4 é preciso ter um seguro, após conseguir esse visto, é melhor cortar o seguro né?? Afinal o serviço publico ai é muito bom e é uma diminuição nos gastos, correto??

    Gostaria de saber se existe algum e-mail que eu possa entrar em contato com vocês, eu também acompanhei seus vídeos no youtube e gostei muito!

    Um abraço!!

    • Carla Marina says:

      Oi Gabriel, tudo bom?
      O tempo de duração de casado não seria um problema, pois eles pedem comprovação de relacionamento por pelo menos 2 anos, não falam comprovação de que estão casados por pelo menos dois anos. Veja este link, no item “De facto relationships”, segundo parágrafo: http://www.citizensinformation.ie/en/moving_country/moving_to_ireland/rights_of_residence_in_ireland/residence_rights_of_non_eea_nationals_in_ireland.html
      Com relação ao STAPM 4, é mais difícil conseguir se nenhum dos dois estiver trabalhando, pois o que eles mais querem é saber se vocês conseguem se manter aqui, portanto, precisarão comprovar que vocês dois têm dinheiro suficiente. Além disso, não me recordo se ambos, mas sei que pelo menos o familiar do europeu precisa comprocar estar fazerndo alguma atividade, mesmo que seja estudando.
      Com relação ao seguro, nós não cancelamos, pois poderemos comprovar depois que estávamos com seguro por todo o tempo até o Brú poder aplicar para a cidadania irlandesa, já que ter o seguro foi uma exigência para conseguir o stamp 4, mas vai de cada um.
      Pode conversar conosco por meio de nossa página do facebook, respondemos as mensagens por lá: https://www.facebook.com/mundoadois
      Abraços

  20. Nana says:

    Olá, aprecio muito o texto e mais ainda se me ajudasse na seguinte questão caso possa me elucidar. Minha companheira está comigo há 4 anos, somos lésbicas. Ainda não nos casamos ou fizemos união estável no Brasil mas pretendemos fazê-lo o quanto antes. Ela está tirando o passaporte português. Estamos juntas há 4 anos. Ela pretende ir estudar na Irlanda e eu também. Gostaria de tirar o visto stamp4. Qual seria o primeiro passo? Nos casarmos em Portugal ou na Irlanda mesmo seria melhor? O papel de união estável assim que fazermos sendo traduzido por trad juramentado teria a mesma validade? Grata por tudo.

    • Carla Marina says:

      Olá Nana, tudo bom?
      O casamento gay ainda será votado na Irlanda em 2015, portanto ainda não é permitido. Sendo assim, se tiverem condições de casar em Portugal ou no Brasil, seria melhor. A partir do momento em que estiverem casadas, você poderá aplicar para o STAMP 4 quando estiver na Irlanda, tendo que submeter alguns documentos e preencher um formulário que você pode encontrar no link http://www.citizensinformation.ie/en/moving_country/moving_to_ireland/rights_of_residence_in_ireland/residence_rights_of_non_eea_nationals_in_ireland.html, no parágrafo “De facto relationships”, segundo item. Como você pode ver neste mesmo item, vocês não necessariamente precisam estar casadas, podem comprovar união estável de pelo menos 2 anos, mas é claro que pode ser mais arriscado de não conseguir, ou de demorar mais, do que se vocês estiverem casadas. Qualquer documento que traga do Brasil e que for traduzido juramentado terá a mesma validade aqui. Espero ter ajudado! Abs!

      • Marília says:

        Olá Carla,

        Agradeço muito a resposta, confesso que estava ansiosa rs
        Vou te perguntar mais umas coisas, pq ainda estou na dúvida.

        – como a minha cidadania é portuguesa vc acha que preciso transcrever no consulado português a certidão de casamento? Como se averbasse meu casamento em Portugal. E tenho que traduzir juramentada para o inglês, certo?

        – A nossa idéia é ficar na Irlanda uns 6 meses para melhorar o inglês, e depois ir para Portugal, vc acha que ele pode entrar em Portugal depois normalmente? Pq teremos que pedir outro visto para ele morar lá não?

        – eu vou ter que ter que comprovar que possuo dinheiro para sustentar o meu noivo e a mim? Pode ser por poupança ne? Tem idéia de quanto eles pediriam, uma quantia mínima?
        Mas ele também precisa comprovar que tem dinheiro para entrar? Mesmo entrando na parte de europeus comigo?

        – você fala sobre seguro saúde dele e seu, vc não precisou ne? Ele fez qual seguro? Tem que ser algum específico?

        Ps: eu sei que as vezes posso ser repetitiva na pergunta, mas é que leio tanta coisa que as vezes fico confusa, peço desculpas por isso. E muito obrigada!!!

        Beijos!!!

  21. Amanda says:

    Ola!!! Td bem?
    Estou numa situacao um pouco delicada, logo me sinto perdida. Agradeco se puderem me ajudar:). Bom, estou num relacionamento com um brasileiro que reside na Irlanda ha nove anos. Eu moro ha apenas um ano e meio e descobri que estou gravida, o que me deixou confusa quanto aos direitos que meu filho pode ter ao nascer aqui. Bom, o fato e que ele tem Stamp4 concedido por casamento com uma italiana, ele se relacionou com essa pessoa por tres anos e logo resolveram se separar, mas entraram em acordo para que ele pudesse aguardar o tempo necessario para conseguir o passaporte e depois oficializarem o divorcio. Minha duvida e, caso ocorra alguma complicacao e ele nao consiga a naturalizacao, o simples fato dele residir no pais por tanto tempo contribuindo, poderia dar a ele o beneficio de continuar no pais por mais tempo de forma legal?
    Desde ja, obrigada pela atencao e ajuda com este blog.

    • Carla Marina says:

      Oi Amanda, tudo bom?
      Olha, não temos tanto conhecimento assim para te ajudar, mas acreditamos que o fato de ele contribuir tanto tempo não quer dizer nada, uma vez que ele não tenha algum visto que o autorize a permanecer no país. No entanto, se ele realmente contribui há tanto tempo e se já está aqui há 9 anos, por que ele não tira a cidadania irlandesa, que é possível de ser adquirida após 5 anos? Abs

  22. Adriano says:

    Boa tarde Pessoal, tudo bem?

    Estou indo em abril com união estável(+ 3 anos) registrada em cartório. Minha esposa tem cidadania Italiana e não possuímos trabalho e nem residência certa por ai… Sabem como funciona a entrada neste caso? Preciso fechar algum curso por aqui e entrar como estudante ou posso entrar na Irlanda com ela e buscar trabalho em seguida? Estou com esta dúvida para fechar o seguro saúde, passagens e acomodação(o que é uma preocupação, pois não conhecemos nada e ninguém por ai) e me mandar para a Irlanda! Desde já agradeço a ajuda e aguardo retorno. Abração.

    • Sam says:

      Olá! Iai, tem noticias? Como foi? Vou no meio do ano também como união estavel e estamos com receio de eu não conseguir o stamp4. Conte-nos como foi a sua experiência. Obrigada!

  23. Alcides Melo says:

    Carla e bruno,

    Enviei meus documentos por POST faz uma semana, com todos os docs exigidos, sabe mais ou menos quanto tempo demorar para eu receber um contato de deles? Queria saber se está ao menos tudo bem e que não está faltando documento. Sabe como posso fazer isso?

    Obrigado

  24. Rafaela says:

    Oi Carla, tudo bem?!
    Carla, eu e meu namorado namoramos ha mais de 5 anos e moramos aqui na Irlanda como estudantes ha 2 anos, acontece que ele esta no final do processo de cidadania e nao renovara pq o passaporte dele vai chegar na proxima semana.
    Voces sabem me dizer se eu preciso renovar pra continuar com o processo De Facto Relationship, ou se posso explicar que estou entrando com o processo e assim terei soon provavelmente o Stamp 4 em maos?!
    Eu sei q eh um caso bem diferente do de vcs, mas achei que valia tentar. De qualquer forma obrigada!! O post ta muito bacana!!
    Bjs

    • Carla Marina says:

      Oi Rafaela, tudo bom? O melhor a fazer é perguntar na Imigração, mas eu acredito que, se você ainda não aplicou para o STAMP 4, precise renovar o curso, já que um dos critérios que eles pedem é que o familiar do europeu esteja exercendo alguma atividade no país, seja essa estudo ou trabalho. De novo, é melhor que se informe na imigração! Boa sorte! Abs!

  25. Erika says:

    Primeiramente obrigada pela incrível disposição de vocês para nos ajudar!!

    Pois bem, eu e meu namorado iremos agora em maio para Dublin. Ele tem direito a cidadania italiana, mas ainda não a possui (somente tem todos os documentos certinhos já separados). Será que tirar a cidadania dele já estando na Europa seria mais fácil ou mais complicado do que tirar daqui do Brasil? Pois já não há mais tempo para ele dar entrada por aqui, visto que partiremos em um mês…

    Segunda dúvida, eu me casando com ele, terei que esperar 3 anos a partir da data do casamento, correto? ou se nós, comprovando união estável, podemos encurtar esse tempo?

    Desde já agradeço!

    • Carla Marina says:

      Olá Erika, tudo bom?
      Não temos muita noção de quanto tempo leva pra tirar a cidadania, seja no Brasil ou seja aqui, porque eu tenho desde que era criança, então não tive tirar. Pelo que tenho ouvido falar de brasileiros que fizeram esse processo aqui da Irlanda, é preciso que a pessoa que vai tirar o passaporte more um tempo (acho que varia até 3 meses) na Itália, comprovar endereço de lá e coisas do tipo. Todos que ouvi que passaram por isso fizeram com o auxílio de um profissional/agente. Desculpe não poder te ajudar! Abs

  26. CAMILA says:

    Olá,
    Estou dando entrada no meu processo de para ter cidadania portuguesa.
    Se eu conseguir o passaporte vermelho mesmo, eu e meu namorado estamos pensando em nos mudar para Dublin (onde ele viveu 3 anos no passado estudando e trabalhando).
    Nós namoramos a mais de 2 anos. Não sei se nosso relacionamento pode ser considerado uma união estável. Ele mora aos fins de semana comigo, mas durante a semana na casa da mãe dele pois é muito mais próximo da onde ele trabalha. Não temos contas ou correspondências que comprovem isso. Pretendo ficar a vida inteira com ele, só não casamos por causa de dinheiro mesmo.
    A questão é que caso a gente se mude mesmo para a Irlanda, eu como cidadã e ele não, que garantias eu terei que ele não vai ser “expulso”, afinal eu só iria se ele fosse comigo. E caso eu realmente decida sair do Brasil, pretendo não voltar.
    Que tipo de comprovações são necessárias nesse caso, há algum tipo de visto/documento que ele possa obter para que seja permitido que ele permaneça lá comigo pelo tempo que eu quiser ficar? A gente teria que obrigatoriamente casar para isso?
    Me ajudem! rs
    Obrigada

  27. Laysa Souza says:

    Olá! Gostaria de tirar uma dúvida. Irei com meu marido para Irlanda estudar,não pretendemos mais voltar ao Brasil, porém só temos cidadania brasileira mesmo. Como podemos proceder para nos naturalizar na Irlanda?
    Obrigada, desde já.

  28. Willy Passos says:

    Fiquei com uma duvida em relação a parte do casamento.
    Eu e minha mulher estamos querendo fazer intercambio, não somos casados no papel. Se casar na Irlanda e comprovando esses dois anos de relacionamento da direito ao visto ou somente qdo se casa com um cidadão(ã) Europeu

    • Carla Marina says:

      Você deve comprovar os dois anos de relação se está em união estável, a partir do momento que é casado o tempo juntos não importa. Se um de vocês tem a cidadania européia, casando no Brasil ou na Irlanda, o parceiro tem o direito de aplicar para o visto de familiar de europeu.
      Abraços!

  29. Fernando says:

    Sobre essa seção:

    “Antes de tudo você precisa ter a documentação da sua relação, o que no nosso caso é a certidão de casamento, que trouxemos devidamente traduzida e juramentada. Um detalhe importante que vimos em diversos lugares e fomos questionados a respeito é a respeito de tempo existe essa relação, já que exigem o mínimo de 2 anos de relação. Ou seja, casar e mudar para Irlanda pode complicar na hora de conseguir o visto.”

    Exigir 2 anos de relacionamento seria uma violação da DIRECTIVE 2004/38/EC OF THE EUROPEAN PARLIAMENT:

    The right of all Union citizens to move and reside freely within the territory of the Member
    States should, if it is to be exercised under objective conditions of freedom and dignity, be
    also granted to their family members, irrespective of nationality. For the purposes of this
    Directive, the definition of “family member” should also include the registered partner if the
    legislation of the host Member State treats registered partnership as equivalent to marriage.

    Impedir que um membro da família (no caso, cônjuge) viva com você é contrariar o direito que temos (como cidadãos da UE) de viver em qualquer país obedecendo a regra abaixo:

    The right of residence for more than three months remains subject to certain conditions. Applicants must:

    either be engaged in economic activity (on an employed or self-employed basis);
    or have sufficient resources and sickness insurance to ensure that they do not become a burden on the social services of the host Member State during their stay. The Member States may not specify a minimum amount which they deem sufficient, but they must take account of personal circumstances;
    or be following vocational training as a student and have sufficient resources and sickness insurance to ensure that they do not become a burden on the social services of the host Member State during their stay;
    or be a family member of a Union citizen who falls into one of the above categories.

    Portanto, se temos recursos para subsistirmos, é ilegal exigir um prazo de relacionamento de um cônjuge, que é um membro da família.

    O caso dos dois anos se aplica ao partner (união estável), ao menos pelo que vi no site do INIS:

    Partner of EU citizen *
    *Refers to a long-term relationship with an EU citizen that has existed for at least 2 years
    Your Passport
    Copy of the bio page of your EU citizen partner’s passport or national identity card
    Documentary evidence that will attest to the existence, duration and durability of the relationship e.g. the registration certificate (if it is a registered partnership), evidence of common ownership of property, joint tenancy of property, on-going correspondence addressed to both partners at the same address, financial dependence/interdependence, joint bank accounts or any other relevant documentation
    Evidence that you are accompanying or joining your EU citizen partner who is exercising free movement rights in Ireland or will be exercising those rights at the time of your arrival in Ireland – proof that the EU citizen already resides in Ireland (e.g. a utility bill, hotel reservation or receipts etc.) or that the EU citizen will travel to Ireland (e.g. travel itinerary, acceptance of offer of employment etc.)

    Enquanto no caso de um membro de família o caso é:

    Spouse/Civil Partner of EU citizen or Child (under 21 years of age) of EU citizen / spouse/civil partner
    Your passport
    Copy of the bio page of your EU citizen spouse’s/civil partner’s/parent’s passport or national identity card
    Marriage certificate/ civil partnership certificate – evidence (apostilled document) that marriage / civil partnership has been registered in applicant’s country of origin/residence
    Birth certificate (long form) for children under 21 years, parental consent where appropriate, national identity card (signed if required)
    Evidence that you are accompanying or joining your EU citizen spouse/civil partner/parent who is exercising free movement rights in Ireland or will be exercising those rights at the time of your arrival in Ireland – proof that the EU citizen already resides in Ireland (e.g. a utility bill, hotel reservation or receipts etc.) or that the EU citizen will travel to Ireland (e.g. travel itinerary, acceptance of offer of employment etc.)

    É importante estarmos bem informados para não termos nossos direitos violados!

  30. Maga says:

    Oie, sou brasileira, casada com um ingles e estamos indo morar em Dublin. Meu esposo tem uma oferta de trabalho la. Minha duvida e na entrada no aeroporto, o que eu devo apresentar? Somente minha certidao de casamento, meu passaporte e a oferta de trabalho dele? Ou tbem tenho que, como qualquer turista mostrar passagem de volta e seguro saude?

    • Carla Marina says:

      Olá Maga, tudo bom?
      No caso, você entra junto com ele na fila de europeu e apresenta seu passaporte e certidão de casamento traduzida juramentada (caso não esteja em inglês). Ele apresentará as mesmas coisas e como já é cidadão europeu, nem precisa apresentar a oferta de trabalho (tenha em mãos apenas por garantia). Quando chegar aqui você deve aplicar para conseguir o Stamp 4, seguindo os passos que colocamos no nosso post.
      Abraços e boa sorte!

  31. Fernando says:

    Uma coisa que me deixa com bastante pé atrás é essa situação que diz no Explanatory Leaflet do EU1

    “Due to the large volume of applications it can take up to 6 months for an application decision to be reached. All applications are dealt with strictly in chronological order of the date of receipt. ”

    E vocês dizem:

    “Passados os 10 dias, você vai receber todos os documentos e uma carta informando a situação do seu visto temporário. Caso tenha sido aprovado, você deve comparecer ao escritório da imigração juntamente com seu conjuge e levar a carta recebida e os passaportes.

    Na imigração é super rápido, basta pegar a senha, esperar até ser chamado e entregar os documentos. Não fizeram nenhuma pergunta, apenas tirei a foto, as impressões digitais de todos os dedos – em uma maquina bizarra – e meia hora depois recebi o carimbo no passaporte e o GNIB com o Stamp 4”

    Esse prazo de 6 meses é para o Stamp 4 definitivo?

  32. Thiago Castrillon de Souza says:

    Olá, Boa tarde!
    No caso eu tendo fonte de renda no Brasil que me de uma independência financeira (imoveis alugados e capital investido) como faço para viver legalmente na Irlanda sem a “necessidade” de trabalhar?
    Obs.: Vivo com minha companheira (não somos casados em papel) e temos um filho de 3 anos.

  33. Marcela Reis says:

    Ola! Amo o blog de voces. Parabens.
    Bom a minha duvida é: Moro com o meu namorado que é irish e Estou e gravida, meu visto é Stamp 2 e vence em outubro, meu bebe nasce em setembro. Eu tenho direito a stamp 4? Desde ja muito obrigada pela atencao.
    Abracosss…

  34. Patricia says:

    Olá,

    Os documentos que vocês enviaram foram todos traduzidos?

    Obrigada

  35. Cristiane Venâncio says:

    Olá Bruno e Carla,
    Tudo bem?

    Meu nome é Cristiane, moro em Dublin e faz 1 mês que saiu meu Stamp 4.
    Eu tenho algumas dúvidas e gostaria de verificar se vcs podem me ajudar…

    Referente a saúde, o que tenho direito? Preciso fazer algum tipo de carteirinha?

    Meu passaporte brasileiro vence em 2018, portanto o Stamp saiu com vencimento tbém para 2018 (não dá os 5 anos). Como faço para renovar?

    Agradeço antecipadamente pela atenção.
    Cristiane Venâncio

    • Carla Marina says:

      Oi Cristiane, tudo bom?
      Parabéns pelo Stamp 4, que ótimo!
      Com relação à saúde, o fato de ter o Stamp 4 não te dá direitos específicos, nós por exemplo, temos o seguro saúde da Aviva, que é privado (tivemos que fazer para conseguir o Stamp 4). Sendo assim, a situação continua a mesma, ou você conta com o serviço público, ou faz algum seguro saúde pra você!
      Já com relação ao vencimento do Stamp 4, o do meu marido também precisará ser renovado, para isso iremos na Imigração com o passaporte e GNIB dele, mas só quando estiver mais próximo de vencer (teremos que renovar o passaporte também!).
      Abraços!

  36. Rafael says:

    E ae gente, primeiro… Parabéns pelo Blog…. Segundo, vcs podem me ajudar em uma duvida?
    Estou casando com uma irlandesa no proximo mes e gostaria de saber se com a certidao de casamento consigo aplicar para alguma permissao de trabalho fulltime ou atr msmo o stamp4, no msmo dia? Ou msmo com a certidao e os outros documentos tenho q aguardar alguns meses para pode trabalhar?

    Faco essa pergunta pois meu visto de estudante vence em poucos dias e logo, nm terei mais permicao para trabalhar ou residir no pais…

    Obrigado!!

  37. Cleber says:

    Olá Casal! Já vi vários posts de vocês, inclusive os videos sobre profissões e talz (sou de TI tb rsrs) e hoje, lendo novamente esse post e vendo as perguntas, não entendi a questão do tempo juntos. Eu e minha esposa estamos a quase 7 anos juntos mas nos casamos em 17/05/2014 aqui no Brasil. Ela tem cidadania Europeia. Isso quer dizer que eu posso aplicar para o STAMP4? Não é necessário ter 2 anos de casamento comprovado pela certidão?

    • Carla Marina says:

      Oi Cleber, tudo bom?
      Não é necessário ter 2 anos de casamento comprovados em certidão, isso é só em caso de união estável. Sendo assim, você pode aplicar sim para o STAMP 4!
      Abraços!

  38. Marcelo says:

    Oi Carla, tudo bem? adorei o blog.
    Poderia me ajudar por favor.
    Eu tenho cidadania portuguesa e minha esposa é brasileira. Estamos casados há 4 anos.
    Apenas para ver se eu entendi tudo, preciso:
    1) Traduzir juramentado minha certidão de casamento. Precisa validar o documento no consulado irlandes de SP?
    2) Chegando na Irlanda e minha esposa vamos direto na fila para europeus
    3) Lá mostro meu passaporte, certidão juramentada, seguro saúde e falo da minha intensão de estudar e trabalhar
    4) Entrando no país, tiro o PPS, abro conta bancaria e arrumo uma casa (de preferencia com o registro “Letter of Registration of Tenancy“)
    5) Entro em contato com a Guarda e solicito o STAMP4 pra minha esposa.
    6) Envio todos os documentos e fico sem eles por 10 dias, quando seremos chamados para o visto temporario de 6 meses.
    7) Preciso comprovar ou trabalho, estudo ou saldo suficiente para viver.

    É isso? Esqueci alguma coisa?
    Muiiiito obrigado desde já.
    Um grande abraço e parabens pelo blog

    • Carla Marina says:

      Olá Marcelo, tudo bom?
      Puxa, seu comentário me deu uma alegria! Você escreveu certinho todo o passo a passo que devem fazer, é isso mesmo, acredito que não tenha esquecido de nada!
      Com relação à pergunta 1, você não precisa validar o documento no consulado irlandês de SP, basta ter a tradução juramentada mesmo. Com relação ao item 5, não é com a Garda que você vai entrar em contato, e sim com o escritório de Imigração.
      É isso aí, boa sorte pra vocês com o processo e até breve!
      Abraços!

      • Marcelo says:

        Oi Carla, muiiiiito obrigado por sua atenção. Apenas mais uma dúvida.
        – Com relação ao seguro saúde, já que devo chegar na Irlanda com este fechado já pelo Brasil para nós dois, vc teria o site da empresa que vc fechou para me passar? Com este não é necessário o seguro governamental?
        Obrigado novamente.
        Marcelo

  39. Thiago de Sousa says:

    Olá, gostei das informações que passaram. Tem sido proveitosas.
    Minha esposa pegou no Brasil a certidão de nascimento, chegando aqui na Irlanda ela deu entrada para pegar a identidade portuguesa, e no caso ela já está com a identidade. Agora ela deu entrada para pegar o passaporte Português, em poucos dias ela o receberá. Gostaria de saber, se você tiver essa informação, como eu poderia também pegar um visto para que eu não possa novamente ter que pagar o GNBI e ter visto de apenas 1 ano.
    O que eu poderia fazer?
    Desde j[a lhe agradeço pelas informações.

    • Carla Marina says:

      Oi Thiago, tudo bom?
      Você deve proceder da mesma forma que meu marido fez para conseguir o visto dele, que no caso é o Stamp 4, visto de familiar de europeu. Neste post mesmo dizemos o que é preciso, inclusive anexamos o formulário que você deve preencher para enviar à Imigração. Dê uma lida e veja se tem mais alguma dúvida! Abraços!

  40. Maísa Barbanera says:

    Bruno e Carla, boa tarde!
    Graças a Deus descobri o blog de vocês.
    Estou na mesma situação. Eu tenho cidadania Italiana e vim morar em Dublin, estou aqui há 2 meses. Meu namorado está vindo (não tem cidadania, virá como estudante)e vamos nos casar AQUI. Tenho ido atras de informações, mas temos medo de pularmos alguma etapa e não conseguirmos realizar o casamento.
    Vocês já vieram casados para cá, mas vocês sabem o procedimento por aqui? Foi facil conseguir o STAMP 4? São muitas questoes. Rsrs

    Beijos e obrigada.

    • Carla Marina says:

      Olá Maísa, tudo bom?
      Nós já viemos casados pra cá, portanto não sei como é o processo para casar aqui. Quanto a tirar o Stamp 4, vocês sendo casados é mais fácil, só prestem atenção em todos os requisitos que apresentamos no nosso post. Comece a ir atrás de cada um dos pontos e se tiver dúvida nos pergunte. Encontrei este site que fala sobre como casar aqui, mas como não conheço quem escreve, não posso afirmar a veracidade das informações. Ainda assim, já é uma referência para te ajudar: http://www.documentstranslation.co/blog/dt-22-procedimento-casamento-na-irlanda/
      Abraços e boa sorte!

    • Yanna says:

      Boa tarde!
      Eu tenho um relacionamento de 3 anos com um Irlandes e iremos nos casar no futuro mas não quero acelerar esse processo por causa de visto. Vocês sabem como funciona pra tirar o family member permit? Ou vocês sabem de outra alternativa?

      Atenciosamente

      Yanna

  41. Alessandra says:

    Carla, Boa Tarde!

    Tenho uma dúvida,o Cartão Visa Platinum oferece um benefício ao comprar passagens áreas ao seu cliente, trata-se de um seguro certificado de Schengen. Gostaria de saber se podemos utilizá-lo no processo de solicitação de Visto Stamp 4 para conjugue, visto que sua validade são de 60 dias (corridos) após o desembarque no país?
    Muito obrigada,
    Alessandra

    • Carla Marina says:

      Oi Alessandra, tudo bom?
      Não sabemos te informar se esse seguro serviria, tente enviar um email para o escritório de imigração perguntando, nós só descobrimos que o nosso não servia depois que aplicamos e tiveram que devolver nossa aplicação para enviarmos o comprovante com o seguro correto. Tente se informar melhor com eles antes pra não perder tempo!
      Abraços e boa sorte!

  42. Erika says:

    Olá de novo!
    Eu e meu namorado estamos aqui na Irlanda faz 4 meses e, agora ambos empregados, demos entrada ao processo da cidadania italiana dele. Ele fará toda aquela coisa de ir pra Itália, ficar um tempo lá para omprovar residência, etc.
    A questão é: Não somos casados ainda. Então, para eu conseguir o Stamp4, terei que ir para o Brasil com ele e nos casarmos lá (acho mais fácil do que casar aqui na Irlanda, achei burocrático deeeemais!) Portanto, quando a cidadania dele sair, já estaremos casados.
    Vocês acham que é mais válido esperarmos a cidadania dele sair pra depois casarmos? Tenho medo de que até lá meu visto de estudante já tenha expirado.

    Obrigada mais uma vez!

    • kel says:

      oi desculpa entrar assim mais eu sou casado com uma brasileira que acaba de passar pelo processo da cidadania italiana . o melhor e vc tentar virar italiana tambem . porque o decendente italiano homem passa o direito para a esposa . ao contrario da minha que nao passa para o marido.

      • kel says:

        eu tambem estou na irlanda faz 3 meses e vou começar o meu processo para ter direitos aqui só que eu vou viver na inglaterra no lroximo mes entao vou procurar mais informaçoes sobre o visto de mario para inglaterra que deve ser diferente do irlandes .

      • Carla Marina says:

        Olá Quel,
        Tenho cidadania italiana e meu marido tem o Stamp 4, está tudo certo!

  43. Andre says:

    Olá Casal! td bom? quanto ao ultimo comentario voces falam que faltou o seguro privado, ou seja os 2 estavam com o GTA e eles pediram o privado? para os 2? ou só pro cidadao europeu?

  44. Luciane says:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se no caso de ambos terem a cidadania portuguesa, é preciso fazer todo esse procedimento de visto, ou apenas é para quando apenas um não é cidadão europeu!
    Obrigada

    • Carla Marina says:

      Oi Luciane,
      Se vocês tiverem a cidadania portuguesa não precisam fazer nada disso, é só para quem não é cidadão europeu! Vocês podem vir normalmente, sem ter que apresentar nada, apenas o passaporte!

  45. kel says:

    pps nao serve para abrir conta no banco . somente e o pps for de um irlandes original.

  46. Henrique says:

    Ola Carla tudo bom?
    Gostei bastante do blog, muitas informações boas.
    Vamos ver se vc consegue tirar minha dúvida, ja estou na Irlanda a 3 anos como estudante e aqui vivo com o meu namorado que é Brasileiro tbm, só que ele esta para pegar a cidadania dele Italiana e estamos querendo nos casar aqui após ele pegar a cidadania, como vc acha que devo fazer para solicitar o stemp4? Seria melhor casarmos antes de ele pegar a cidadania Italiana ou tudo bem casar depois?? Muito obrigado.

    • Carla Marina says:

      Oi Henrique, tudo bom? Não sei bem a resposta, acho que tanto faz, na verdade! Talvez valha dar uma perguntada no Consulado Italiano, só pra ter certeza!
      Abraços e boa sorte!

  47. Luciane says:

    Olá casal,
    Eu e meu marido vamos para a Irlanda em Março/2015 e apenas ele tem a cidadania portuguesa. Não iremos sair com nada fechado aqui do Brasil, pois soubemos que há diferença de valor nos cursos de inglês para Europeus, além de poder estudar no período noturno.

    Minhas dúvidas são as seguintes:

    – Temos uma escala em Amsterdam antes de chegarmos em Dublin, em ambos os países, poderei ficar com ele na fila para Europeu? Nós iremos passar na Imigração juntos ou separados?
    – Sobre o Seguro Saúde, vocês estão gostando do Aviva? Fizeram o Seguro para ambos ou apenas para o não europeu? O que vocês nos indicariam fazer – fazer um seguro saúde GTA para os primeiros 3 meses e depois fazer um seguro irlandês ou já fechar direto ai quando chegar? O seguro governamental é necessário tendo o GTA ou o Privado?

    Obrigada

  48. Fernanda says:

    Ola Casal!

    Estou indo com meu marido noruegues para a Irlanda em marco/15.

    Obrigada pelas valiosas informacoes, mas ainda estou com algumas duvidas, espero que possam me ajudar!

    1) O que ‘e o PPS?

    2)Meu marido trabalha online, podemos comprovar renda atraves de um extrato bancario? E pode ser uma conta em um banco noruegues?

    3) Depois de entrar no pais levamos comprovante de residencia, comprovante de renda, seguro saude privado para ambos e certidao de casamento na guarda, e isso?

    4) O stamp 4 sairia em 10 dias?

    Muito Obrigada!

    • Carla Marina says:

      Oi Fernanda, tudo bom? Vamos às suas perguntas:
      1) Esse link te explica melhor sobre o PPS: http://www.vidanairlanda.com/2011/06/imigrando-o-numero-de-pps.html#axzz3IhyQ2zZU
      2) Acredito que o comprovante da renda tem que ser de um banco daqui, é melhor checar no formulário direitinho
      3) É, precisam juntar todos os documentos e juntamente com o formulário do STAMP 4 levar no escritório da Imigração. Na época colocamos numa caixinha de correio que ficava logo na recepção, não sei se continua assim.
      4) Sim, o Stamp 4 provisório saiu nesse intervalo de tempo, mas isso foi no nosso caso e há mais de dois anos, isso pode variar de situação para situação (caso eles precisem de algum documento faltante, etc).
      Abraços e boa sorte!

  49. Vinicius says:

    Olá Carla! Obrigado por toda a ajuda que você tem dado!

    Gostaria de tirar umas duvidas contigo por gentileza:

    1- Aproveitando o comentário do Marcelo la em cima, aonde entra o GNIB? Primeiro o PPS ou o GNIB?

    2- Sei que o GNIB para europeu não tem custo, mas e para dependente de europeu?

    3- Você disse que podemos ir para a fila de europeu com a esposa, junto com a certidão de casamento traduzida (juramentada). Quando eu fui (sozinho) para Dublin este ano eu não apresentei nada para ninguém pois passei em um “self-service”. Neste caso como seria ir com a esposa já que ela tem passaporte Brasileiro?

    4- Escola de inglês tem desconto para dependente de europeu?

    5- Eu não entendi muito bem sobre o seguro saúde. Meu caso é bem parecido com o seu, porem eu sou o cidadão europeu e minha esposa a dependente. Que tipo de seguro podemos contratar? O GTA não é aceito para fins de imigração, é isso?

    Desculpe a quantidade de perguntas e obrigado mais uma vez!

    Vinicius

    • Carla Marina says:

      Oi Vinicius, tudo bom?
      Vamos às suas dúvidas:
      1- Para tirar o GNIB você precisa ter o PPS;
      2- Europeu não precisa de GNIB, quanto ao preço para dependente de europeu, quando o meu marido fez, ele não teve que pagar a taxa, não sabemos se ainda continua assim;
      3- Se sua esposa for passar com você, você não poderá passar pelo self-service;
      4- Sim, as escolas dão desconte para dependente de europeu;
      5- Quanto ao seguro saúde, dê uma olhada neste post para entender melhor: http://www.e-dublin.com.br/top-5-duvidas-sobre-o-seguro-saude/

      Abraços e boa sorte!

  50. Lidiane says:

    Eu tenho uma dúvida, posso começar a trabalhar assim que receber esse stamp 4 temporário ao dar entrada no processo? Os outros são válidos por 1 ano?

    • Carla Marina says:

      Oi Lidiane, tudo bom?
      Sim, você pode trabalhar enquanto estiver com o Stamp 4 temporário. Após os 6 meses, seu Stamp 4 deve durar 5 anos e depois disso, você poderá aplicar para a cidadania irlandesa.
      Abs!

  51. Oiii Casal!Vcs me tiraram um peso das costas! Não achava essas informações em lugar nenhum, e apesar de ter feito um tempinho que o post foi escrito fiquei feliz em ver que respondem todos os comentários ainda =D

    Então minha história é a seguinte:

    Em abril de 2016 vou reconhecer minha cidadania na Itália, e a principio prentendiamos ficar somente 1 mês por lá, e só voltar pra lá no final do processo.
    Depois iriamos para Dublin, e entrariamos como estudante, já compramos o curso, e nesse periodo que estariamos esperando a minha cidadania iriamos estudar e procurar emprego.
    Queria saber se assim que estiver com passaporte em mãos eu poderia dar entrada no visto stamp 4 para o meu marido?

    E pelo o que eu entendi os passos serão:
    Preencher o formulario e levar os documentos exigidos na imigração:
    Carta da matricula no meu caso que vou estar estudando
    Um extrato do banco com nosso dinheiro
    Uma carta do landlord
    O seguro saúde

    Existe alguma possibilidade deles negarem o visto?!

    Beijoos e muuuuito obrigada pelas informações!

    • Carla Marina says:

      Oi Camila, tudo bom?
      Que bom que estamos ajudando! Quanto ao Stamp 4, assim que você tiver seu passaporte seu marido pode aplicar para o visto, seguindo o passo a passo que já falamos e que você reforçou. Nunca ouvi nenhum caso de eles negarem o visto logo de cara, o que é comum acontecer é eles sentirem falta de algum documento e te darem um prazo para enviar o que está faltando. Isso varia de caso para caso, mas pode atrasar um pouco o processo.
      Abraços e boa sorte!

  52. karina says:

    ola..td bem? tenho algumas duvidas sobre visto, espero que possam me ajudar. irei para irlanda para estudar, com visto de 1 ano. moro atualmente no japao. no fim do curso pretendo renovar o visto para mais 1 ano. minha duvida eh: posso sair da irlanda, que seja de ferias para minha casa, no japao? ou eu perco o visto? e quanto tempo posso estar fora?

    obrigada.

    • Carla Marina says:

      Oi Karina, tudo bom?
      Como estudante, tendo o visto de 1 ano você tem direito a 6 meses de férias, então não tem problema algum sair do país durante este período.
      Abs!

  53. CARLOS LO BIANCO says:

    Carla e Bruno , tudo bom ?

    Tenho a minha cidadania Italiana e estou indo pra Dublin em Marco, irei conseguir trabalho e alugar uma casa, para depois voltar ao Brasil e buscar a minha família e juntamente os meus cachorros .

    O processo de entrada eu ja entendi como funciona , pois foi bem explicado por vcs aqui , ( parabéns pelo Blog) .

    Pelo o q eu li aqui no blog, assim q eu chegar em Dublin com a minha esposa, eu tenho q ir na imigração e dar entrada no Stamp4 para ela, correto ? Eu tenho algumas duvidas, e se pudessem me esclarecer serei grato ?
    Como eu faço para tirar a minha carteira de motorista em Dublin ?

    Vcs por acaso sabem se terei problema para entrar com o meus 4 cachorros ?

    O Stamp4 funciona como uma permissão de residencia permanente certo ? Ela terá direito a trabalhar, estudar e viver legalmente por ser esposa de cidadão europeu ?

    Depois q ela conseguir o Stamp4 eu irei no Consulado Italiano dar entrada para ela conseguir a cidadania dela.

    Depois de quanto tempo apos dar entrada na imigração no Stamp4 , demora o processo , vc tem alguma informação sobre o tempo ?

    Muito obrigado e desde ja agradeço.

    • Carla Marina says:

      Oi Carlos, tudo bom?
      Sim, quando vocês estiverem aqui devem ir na Imigração pra dar entrada no Stamp 4 pra ela. Quanto às suas dúvidas:
      1) Você pode dirigir com a carteira brasileira aqui, o único problema é que não consegue fazer seguro caso não tenha carteira irlandesa. Pra tirar a irlandesa, veja o nosso post: http://mundoa2.com/carta-de-motorista-na-irlanda/
      2) Como levar animais de estimação pra Irlanda – http://andreestefane.com/2014/09/10/como-levar-seu-animal-de-estimacao-do-brasil-para-a-irlanda/
      3) Sim, o Stamp 4 te permite viver como um cidadão irlandês, pode estudar, trabalhar e viver legalmente aqui. Eel tem validade de 5 anos, após isso ela poderá aplicar para a cidadania irlandesa.
      4) Após 10 dias do envio dos nossos documentos, eles retornaram pra gente pegar o Stamp 4 provisório do meu marido, que durou 6 meses. Após 6 meses ele pegou o permanente, que dura 5 anos. Não sei se ainda está assim, e também pode variar esses 10 dias caso eles te peçam algum documento que esteja faltando.

      Abraços e boa sorte!

    • Vinicius says:

      Olá Carlos,

      Estou levando 2 cachorrinhos para Irlanda e o processo tem que começar com 5 meses de antecedência do embarque, para levar os seus Pets somente como carga viva, contratei os serviços de aduana com a Sysbrac aqui no brasil, e para liberação dos cachorros na Irlanda a própria Sysbrac indica um veterinário mais a taxa por cachorro é de $200 dollar.

      Resumindo o processo que fiz, vou colocar ao lado o custo;

      -Microchip (R$ 110 cada );
      -Vacina contra Raiva (R$ 40 cada );
      -Após 30 dias, coletei o sangue para o teste de sorologia anti-rabica na Zoonose de SP (R$ 20 coleta com veterinario + R$ 150 cada exame);
      – Após os resultados positivos dos exames de ambos, aguardei o período de quarentena (90 dias, contados a partir do dia da coleta do sangue);
      – Comprei as Caixas de Transportes na Cobasi, comprei uma marca conhecida e aprovada para viagens internacionais – marca PETMATE (R$ 370 duas caixas);
      – Frontline + Vermifugo (R$ 90 cada);
      – Atestado de Saúde do animal (R$ 50 cada);
      – Passagens e serviços da Sysbrac para cachorros de até 7 kilos = (R$ 4,700.00 para ambos);
      – Veterinario Irlanda ($300 dollar Ambos animal, pq barganhei com o pessoal).

      OBS*** Fazer transportes omente com a Lufthansa.
      é isso ai, qlqr duvida me fale que passo meu e-mail.

      Boa sorte!

      • Carla Marina says:

        Olá Vinicius, obrigada pela ajuda em esclarecer as dúvidas do Carlos, súper detalhado e solícito! Queria pedir sua autorização para eu colocar sua resposta em formato de post, para que outras pessoas possam ver. Vou mencionar o seu nome e dizer que se alguém tiver mais dúvidas, pra perguntar no blog que você passa o seu email, pode ser? Se não quiser ser incomodado, nem falo sobre dúvidas, o que acha? Abraços!

  54. Marcelo says:

    Oi Carla, Estarei indo com minha esposa para Dublin no inicio do ano de 2015 e eu tenho passaporte europeu, mas ela não. Devemos entrar os dois pela fila de europeus e apresentar a certidão e casamento traduzida ou seria melhor eu parar com ela na fila de brasileiros apresentando meu passaporte europeu e a certidão?

    Não iremos como estudantes, então não temos curso comprado, somente estadia para 10 dias e euros. Qual a melhor forma de passarmos pela imigração sem termos problemas?

    Obrigado.

  55. Lilly says:

    Oi Carla
    Estou noiva de um Irlandês e pretendemos nos casar no final deste ano. Estava procurando informações sobre o assunto e achei o seu site, gostei muito do que li.
    No momento estou morando no Reino Unido com visto de estudante, mas durante o verão não pretendo ficar por aqui.
    Meu noivo me sugeriu ficar com ele na Irlanda, mas teremos o problema dos 90 dias que temos direito sem necessidade de visto.
    Existe algum tipo de visto que eu possa entrar na Irlanda antes para que possamos preparar o nosso casamento e depois solicitar o visto de esposa? Ou teremos que realizar o casamento civil no Brazil para que eu consiga o visto?
    Obrigada pela sua atenção

    • Carla Marina says:

      Olá Lilly,
      O visto de estudante é válido por 1 ano, ou, se vocês conseguirem comprovar um relacionamento estável de pelo menos 2 anos, também podem aplicar para o Stamp 4, mesmo não estando casados (no entanto eles são mais exigentes nesse caso).
      Abraços e boa sorte!

  56. Gustavo says:

    Olá!!

    Minha dúvida é a seguinte.
    Estou já na Irlanda com minha namorada ha 8 meses e acabei de dar entrada no meu processo de cidadania. A questão é que o passaporte europeu com certeza não ficará pronto em somente 4 meses e nosso visto expirará. Não teremos como arcar com as despesas da cidadania + renovação de visto de estudante, então optamos por investir o dinheiro que temos somente na cidadania. Problema: ficaremos com o visto expirado por alguns meses. Meu caso ok, já que sairei da Irlanda somente para ir até a Itália pegar meu passaporte e já retornarei como cidadão EU. Mas gostaria de saber em relação a minha namorada. Quando formos aplicar para o Stamp4 dela e verem que o visto dela estava irregular, ela tera o Stamp4 negado na hora? Ou conseguirá regularizar mesmo assim?

    Desde já obrigado!

    • Carla Marina says:

      Olá Gustavo, tudo bom?
      Acreditamos que uma vez que consiga comprovar que você estava no processo de tirar a cidadania, eles não negarão o visto dela por isso, mas não estamos 100% certos disso. O melhor é tirar sua dúvida no escritório da Imigração!
      Abraços e boa sorte!

  57. Fernanda says:

    Ola. Parabens pelo blog. Desculpe se minha pergunta ja foi respondida, pois nao consegui ler todos os comentarios. Minha situacao éa seguinte:sou estudante (stamp 2) e meu namorado é holandes e trabalha a quase 3 anos em Dublin. Se nos casarmos previsamos desses 2 anos de relacionamento para que eu possa solicitar o stamp 4? Como funcionam esses prazos? Meu visto vence final de maio e nao queremos gastar com outro curso para que eu possa ficar. Ja procurei em varios sites e nao achei nada a respeito.Muito obrigada!

  58. Leandro says:

    Olá, td bem ? Gostaria de tirar umas dúvidas:

    Eu namoro há 1 e meio e Minha namorada está tirando a cidadania portuguesa, que deve sair em fevereiro. Vamos nos casar no civil em outubro de 2015 e vamos pra Dublin em Abril de 2016.

    Eu vou como estudante normal e ela não.

    Pergunta 1: Precisamos de residencia fixa e ela de um emprego há pelo menos 3 meses para dar entrada no visto ?

    Pergunta 2: Após 5 anos de visto stamp 4, é verdade que eu tenho direito a cidadania Irlandesa ?

    Obrigado.

    • Carla Marina says:

      Olá Leandro, tudo bom? Com relação às suas dúvidas:
      1) Não precisa de residência fixa, nós por exemplo moramos de aluguel, no entanto vocês tem que ter comprovante de residência no nome de vocês (conta de luz, de gas, etc). Com relação ao emprego, na verdade o cidadão europeu precisa estar exercercendo alguma atividade no país como estudar ou trabalhar, sendo que você vai precisar do comprovante que seria uma carta da escola ou do trabalho.
      2) Após 5 anos com o visto voc6e pode aplicar para a cidadania, mas ainda não sabemos como isso funciona.
      Não esqueça de que precisam comprovar união estável de 2 anos no mínimo!
      Abraços!

      • Leandro says:

        Ah, certo.
        No caso, nosso tempo de namoro conta para o processo ? Já que vamos casar somente em outubro de 2015.
        Outra coisa, sobre a cidadania… É possível pegar cidadania mesmo, com passaporte vermelho e tudo ?
        Obrigado

  59. Vinicius says:

    Olá!

    Por gentileza, poderiam compartilhar qual plano de saúde vocês escolheram? Estou na mesma situação que vocês (não aceitam seguro governamental nem o GTA).

    Olhei alguns planos e tem diversos tipos e não estou conseguindo entender muito a diferença entre eles (ou o que é bom e o que é ruim). Poderiam dar alguma dica de qual empresa e qual plano escolher?

    Muito obrigado novamente!

  60. magdyel says:

    oi meu nome e magdyel tenho 24 anos.minha mãe tem passaporte irish eu tenho algum direito de documentos

  61. Marília says:

    Olá, seu blog esta muito interessante, adorei tantas informações.
    Porém, ainda tenho algumas dúvidas.

    Eu tenho cidadania portuguesa e meu noivo não, pretendemos casar ainda este ano, e ir para a Irlanda estudar inglês daqui há um
    ano. Minhas dúvidas são:
    1) vamos estar casados ha pouco tempo quando formos, vc acha melhor fazer uma união estável? Pq estamos juntos ha 3 anos. Como comprovaríamos que estamos juntos esse tempo se só estivermos casados? Pq eles exigem estar junto já pelo menos 2 anos certo?
    2) com esse visto provisório de 6 meses ele já pode arrumar um emprego normal?
    3) quanto tempo demorou para sair o visto ?
    4) eu não entendi se vc que teve que provar ter dinheiro para se sustentar ou o Bru? Para conseguir o visto.
    5) vc acha melhor ele entrar comigo na Irlanda na parte dos cidadãos europeus?

    Desde já obrigada!
    Bjs

    • Carla Marina says:

      Oi Marília, tudo bom? VAamos às suas dúvidas:
      1) Não é preciso, se estiverem casados, não importa por quanto tempo, só é preciso comprovar relação de no mínimo 2 anos se não forem casados. Veja este formulário oficial: http://www.inis.gov.ie/en/INIS/Form%20EU1%20Explanatory%20Leaflet.pdf/Files/Form%20EU1%20Explanatory%20Leaflet.pdf
      2) Sim, durante os 6 meses é possível trabalhar normalmente.
      3) No nosso caso demorou uns 10 dias, mas pode demorar mais se faltar algum documento.
      4) Quem precisa comprovar estar realizando alguma atividade no país ou ter dinheiro para se sustentar é o cidadão europeu, no caso fui eu.
      5) Sim, ele pode entrar com você na fila de europeu.

      Abraços e boa sorte!

  62. Joao says:

    Ola Bruno e Carla…primeiro quero lhes dar os parabens pelo blog…mto bom!!! Acredito que minha dúvida esta entre as outras tantas acima citadas, mas vamos la 😉
    Sou casado a 7 meses e minha esposa esta indo pra Itália tirar os documentos de cidadã, após sua volta para o Brasil, temos planos de viver em Dublin, ela como cidadã e eu com o stamp4, agora vem as dúvidas:
    1- Precisamos de 2 anos de casado para aplicar o stamp??
    2- Com fundos de 15mil euros, devo entrar como marido (outro tipo de stamp) de uma cidadã e depois correr atrás do visto stamp4? Tendo um valor expressivo pra se manter já posso dar entrada no mesmo assim que chegar?

    Resumindo…temos muita vontade, um pouco de dinheiro, uma cidadã européia e o marido brasileiro kkkk que gostariam de trabalhar e viver ai…porem sem experiência no assunto de visto =(

    Parabéns mais uma vez…iniciativa show!!!

    • Carla Marina says:

      Olá João, tudo bom? Vamos às suas dúvidas:
      1) Não, se forem casados, não importa por quanto tempo. Veja o trecho abaixo retirado do formulário original que você deverá seguir (o furmulário é este: http://www.inis.gov.ie/en/INIS/Form%20EU1%20Explanatory%20Leaflet.pdf/Files/Form%20EU1%20Explanatory%20Leaflet.pdf)

      For marriage to the EU citizen:
      • The original civil marriage certificate
      For partnerships (including same-sex):
      • The original civil partnership certificate OR evidence of a durable relationship for the last two years (e.g. evidence of prior
      cohabitation, evidence of jointly-owned assets, evidence of shared bank accounts or insurance, evidence of travel, original
      birth certificates of any children of the partnership)

      2) Você primeiro entra com o stamp 3 e quando estiver aqui aplica para o stamp 4. Uma das condições é estar exercendo alguma atividade no país (estudando ou trabalhando) ou ter recursos suficientes pra ser manter, que é o seu caso, por isso pode tentar aplicar logo que chegar. Veja aqui sobre os tipos de visto: http://www.e-dublin.com.br/entenda-os-vistos-irlandeses/

      Abraços e boa sorte!

      • Leandro says:

        Sua dúvida tbm é a minha rsrs.

        To em duvido entre entrar com o stamp 3 e já solicitar o stamp 4, OU, comprar um curso normal e entrar com o stamp 2 e dps mudar para o stamp 4. Se for possível, claro.

      • Leandro says:

        Sua dúvida tbm é a minha rsrs.

        To em duvido entre entrar com o stamp 3 e já solicitar o stamp 4, OU, comprar um curso normal e entrar com o stamp 2 e dps mudar para o stamp 4. Se for possível, claro.
        Podem ajudar ?

  63. Oswaldo says:

    Boa Tarde

    Vou em Maio/15 com minha esposa e filha que são cidadãs portuguesas, e eu cidadão brasileiro, vi o processo acima e adaptei, mas tenho duas dúvidas:
    1) Traduzir juramentado minha certidão de casamento em SP.
    2) Chegando na Irlanda, minha esposa, minha filha e eu vamos direto na fila para europeus.
    3) Lá mostro os passaportes portugueses delas, certidão juramentada, seguro saúde (1 pergunta: qual posso fechar daqui do Brasil? Aviva já tentei e só dá depois que estiver aí) e falo da minha intenção da minha esposa de estudar e trabalhar. (2 pergunta: entro como turista? Preciso fechar algum curso? Digo isso porque Meu cunhado foi e deram só 30 dias pra esposa dele, será que é suficiente para conseguir o stamp 4 provisório já que minha esposa ainda vai estar procurando emprego, e pretendemos alegar recursos próprios pro Stamp 4 logo que chegar.)
    4) Entrando no país, tiro o PPS, abro conta bancaria e arrumo uma casa (de preferencia com o registro “Letter of Registration of Tenancy“)
    5) Entro em contato com a Imigração e solicito o STAMP4 pra minha esposa. (Só minha esposa precisa estar fazendo curso pra aceitarem o Stamp 4 provisório pra mim? Ou será que só alegando que temos recursos suficientes eles liberam o provisório pra eu ganhar mais tempo de procurar um emprego/curso?)
    6) Envio todos os documentos e fico sem eles por 10 dias, quando seremos chamados para o visto temporário de 6 meses.
    7) Preciso comprovar ou trabalho, estudo ou saldo suficiente para viver. (é a mesma pergunta anterior, a gente pretende procurar curso e trabalho lá, será que conseguimos em 30 dias o stamp 4 provisório só alegando recursos próprios, ou vão fazer questão de ela que é portuguesa estar matriculada em um curso ou ter começado em algum emprego? Eu pensei em fechar um curso de ingles pra ir com stamp2, ganhando 6 meses ao inves de 30 dias de turista pra ganhar tempo, seu marido precisou disso ou foi sem nada?

    • Carla Marina says:

      Oi Oswaldo,
      Você disse que vinha em maio, espero que tenha dado tudo certo. Desculpe não responder suas perguntas!
      Abraços!

      • Oswaldo says:

        Oi

        Chegamos em 12 de maio, mas só conseguimos enviar tudo pro stamp for dia 05/junho, pois comprovante de endereço foi dificil de conseguir no nome dos dois. Estamos esperando até agora a carta e documentos originais de volta com o provisório, diz no site que eles tem de devolver em 10 dias uteis, mas ja passaram 12 e nada. Será que dá pra ir lá direto e perguntar?
        Alias, PPS só me deram por causa da minha filha, não dá mais pra tirar PPS sem ter trabalho.

        Att.

        Oswaldo

        • Leandro says:

          Oswaldo, no Aeroporto vocÊ entrou como turista, certo? Te pediram passagem de volta para o Brasil? Pode compartilhar conosco como foi?
          Obrigado

          • Oswaldo Rojas says:

            Oi

            Sim, entrei como turista, coloquei o passaporte portugues da minha esposa no meio do meu passaporte brasileiro e da minha filha de 3 anos e o cara da imigração apenas perguntou quanto tempo a gente ia ficar, a gente falou uns 3 meses. Carimbou 90 dias no meu passaporte e deu boa viagem. Não pediu absolutamente nada, nem passagem de volta, nem seguro, nada.

  64. Marília says:

    Olá Carla,

    Agradeço muito a resposta, confesso que estava ansiosa rs
    Vou te perguntar mais umas coisas, pq ainda estou na dúvida.

    – como a minha cidadania é portuguesa vc acha que preciso transcrever no consulado português a certidão de casamento? Como se averbasse meu casamento em Portugal. E tenho que traduzir juramentada para o inglês, certo?

    – A nossa idéia é ficar na Irlanda uns 6 meses para melhorar o inglês, e depois ir para Portugal, vc acha que ele pode entrar em Portugal depois normalmente? Pq teremos que pedir outro visto para ele morar lá não?

    – eu vou ter que ter que comprovar que possuo dinheiro para sustentar o meu noivo e a mim? Pode ser por poupança ne? Tem idéia de quanto eles pediriam, uma quantia mínima?
    Mas ele também precisa comprovar que tem dinheiro para entrar? Mesmo entrando na parte de europeus comigo?

    – você fala sobre seguro saúde dele e seu, vc não precisou ne? Ele fez qual seguro? Tem que ser algum específico?

    – fiquei sabendo que cidadãos podem fazer cursos de inglês mais baratos na Irlanda, é verdade? Será que o meu noivo, com o stamp4, também conseguiria?

    Ps: eu sei que as vezes posso ser repetitiva na pergunta, mas é que leio tanta coisa que as vezes fico confusa, peço desculpas por isso. E muito obrigada!!!

    Seu blog esta me ajudando muito!!!

    Beijos!!!

  65. Leandro says:

    Olá, td bem ?

    Sou casado com uma Brasileira que possui cidadania portuguesa.
    Vamos para Irlanda, mas eu vou entrar com estudante, stamp 2.
    Quero saber se depois de por exemplo, 4 meses, posso dar entrada no stamp 4 ou se tenho que esperar vencer o stamp 2.
    Obrigado !

  66. Vinicius says:

    Olá Carla tudo bem? Mais uma vez eu te incomodando.. :)

    Estou indo para Dublin em Abril com minha esposa. Tenho cidadania e ela não. Minha duvida é somente em relação a imigração:

    – Vamos juntos para a fila de Europeu: lá eu preciso mostrar somente a certidão de casamento original e uma copia traduzida e juramentada ou preciso mostrar algo mais?

    – Ela precisa ter passagem de retorno? Estou achando umas passagens só de ida que estão mais em conta mas estou com receio de cobrarem passagem de retorno.

    – Nós precisamos aplicar para algum tipo de visto para minha esposa ainda estando no brasil (tipo o EEA FAMILY PERMIT do UK) ou é só chegar com a comprovação da nossa relação?

    Muitíssimo obrigado mais uma vez.

    Vinicius

  67. Ale says:

    Carla,
    Primeiramente, quero lhe agradecer pelo Blog. Seguir passo a passo das suas experiências compartilhadas e fui agraciada com o tão desejado Stamp 4. No meu caso recebi uma carta, que informa que meu visto possue validade até mês de Agosto de 2015, não faltou nenhuma documentação. A minha dúvida é referente a como adquirir o Stamp 4 Eufam.
    1) A Imigração nos contará para adquirir o visto definitivo?
    2)Temos que apresentar as documentações novamente?
    3) A renovação anual será necessário enviar toda documentação?
    Muito obrigada pela ajuda e que Deus abençõe vocês sempre.
    Ale

    • Carla Marina says:

      Oi Alessandra, tudo bom?
      Que maravilha, ficamos felizes em saber que deu tudo certo :)
      Quanto ao Stamp 4, o Brú também recebeu o provisório e pelo que me lembro, não esperamos eles contatarem a gente, acho que já fomos lá por conta própria. Não precisamos apresentar os documentos de novo não e o visto definitivo é valido por 5 anos. No entanto, se o seu passaporte tem validade de menos de 5 anos, como aconteceu com o Brú, seu visto terá a validade do seu passaporte e quando você renovar seu passaporte, deve voltar lá com toda a documentação novamente pra conseguir o tempo faltante do visto.
      Abraços e tudo de bom!

  68. Dayane says:

    Bom dia ,, eu já possuo a cidadania italiana, porém não tirei meu passaporte, tenho somente a carteira de identidade italiana, já estou em dublin será que consigo aplicar o stamp4 para meu marido , somente com a carteira de identidade?

    Grata

  69. Fabio says:

    Oi Carla, parabéns pelo Blog!!! Acredito que minha dúvida deve estar em alguma das suas atenciosas respostas. Estou indo com minha esposa para Dublin. Eu tenho passaporte Italiano e ela brasileiro. Chegando no Aeroporto ela pode pegar a fila para Europeus junto comigo? Estamos indo para estudar inglês durante um mês, mas como ela não fala bem inglês e não tem experiência internacional, ficará mais tranquila passando na imigração juntos.

    Obrigado pela atenção.

    Abraço

    • Carla Marina says:

      Olá Fábio, tudo bom?
      Sim, sua esposa pode passar com você na fila da imigração. É interessante que tenham com vocês algum documento que mostre que são casados, só pra garantir.
      Abraços e boa sorte!

  70. Katia says:

    Olá, Carla! Tudo bem?

    Pode me ajudar com uma dúvida?
    A situação é a seguinte: Estou querendo morar um tempo em Dublin com meu “namorido” para estudar e trabalhar por pelo menos um ano. Ele é cidadão europeu e eu não. Não somos casados oficialmente, mas já temos uma união de quase 9 anos. Para requerer o Stamp 4 eu necessito estar casada realmente há dois anos com ele ou se conseguisse provar uma união estável desses 9 anos de união já é o suficiente?

    Parabéns pelo blog!
    Muito obrigada!

    Katia

  71. Diego Moises Angeli says:

    Olá carla tudo bem ?? Eu sou Diego morro na Irlanda ja faz quase 3 anos , eu namoro uma polonesa ja mais de um ano estamos querendo nos casar aqui na irlanda .Minha pergunta é estou com problema meu visto vai acabar no mes de marco eu tenho o stamp2 de estudante nao quero fazer faculdade por que esta muito cara será que eu posso me casar sem visto ? Será que vou ter problemas na hora de aplicar para stamp4 na imigraçao por favor se puder me responda muito obrigado mesmo sucesso pra voces ai no seu blog …

  72. Enrique says:

    Olá Carla! Muito bom o blog de vocês, parabéns! Está sendo muito útil para o planejamento da minha viagem para a Irlanda. Li vários posts e as dúvidas postadas e esclarecidas por vocês, porém ainda tenho algumas.
    Tenho o passaporte espanhol e estou prestes a me casar. Minha noiva é brasileira.
    Entendi o processo para a entrada no país.
    – Vamos juntos ao guichê de imigração para europeus e apresentamos os documentos já citados anteriormente por vocês. Mas…
    – Minha noiva vai estudar inglês e já estamos comprando um curso com duração de 6 meses. Ao entrar comigo na imigração,é bom mostrar que ela já adquiriu o curso? Ela receberá o visto Stamp 3, correto? Você acha melhor ela já tentar o visto de estudante e posteriormente dar entrada no Stamp 4 ou já ir direto para o de permanência?Em quanto tempo posso dar entrada no Stamp 4? Tem um tempo mínimo?

    – Para a questão de imigração o seguro do governo já basta, correto?

    – No meu caso, não terei emprego assim que chegar, mas terei mais que o triplo de dinheiro exigido para estudantes. Já consigo dar entrada no Stamp 4?

    – Cidadão europeu consegue abrir conta em banco sem problemas? O que é necessário?

    Sei que são muitas dúvidas, se puderem nos dar uma luz seria de grande valia.

    Agradeço desde já.

    • Carla Marina says:

      Olá Enrique, tudo bom? Vamos às suas dúvidas:
      1) No aeroporto, quando passarem pela imigração, antes de mostrar as documentações da escola, mostre que vocês são casados e que você é cidadão europeu. Falei que ela vai estudar, mas que vão aplicar para o Stamp 4. Elá receberá o Stamp 3 e quando estiverem já dentro do país ela pode aplicar para o Stamp 4. Se você atende todos os pré-requisitos, pode aplicar quando quiser, não há um tempo mínimo.
      2) Para a imigração o seguro do govermo basta, mas para o Stamp 4, pelo menos quando meu marido aplicou, precisamos do seguro privado.
      3) Sim, se comprovar ter dinheio suficiente para se manter, pode tentar aplicar para o visto.
      4) Não sei como funciona para abrir conta se você não é estudante, porque entrei como estudante. Leia este post: http://www.infodublin.com/index.php/intercambio/como-obter-o-visto/1-como-abrir-uma-conta-na-irlanda

      Abraços e boa sorte!

  73. Douglas Rover says:

    Boa noite Carla. Tudo bem?
    Tenho a seguinte duvida: No post que tem aqui no blog, diz que é necessário provar ao menos 2 anos de casamento. Mas, no próprio formulário explanatório de preenchimento do EU1 diz o seguinte:
    For marriage to the EU citizen:

    The original civil marriage certificate
    For partnerships (including same-sex):

    The original civil partnership certificate OR evidence of a durable relationship for the last two years

    Ou seja, sendo casado no civil com a certidao, não há a necessidade de ter no mínimo 2 anos de casado, o conjuge nao europeu pode tirar o stamp4 mesmo tendo 1 mes de casado. Estou certo ??

  74. Paula Almeida says:

    Olá! Antes de tudo, parabéns pelo post, me tirou quase todas as dúvidas.
    Meu noivo tem cidadania espanhola, e pretendemos ir para a Irlanda dentro de alguns meses.
    Sendo ele cidadão europeu tem automaticamente o direito de trabalhar no país ou será necessário solicitar alguma autorização para a imigração?

    • Carla Marina says:

      Olá Paula, tudo bom?
      Tendo cidadania espanhola, ele não precisa de nada pra trabalhar, pode trabalhar como qualquer outro cidadão irlandês e europeu no geral.
      Abraços!

  75. Nicole says:

    Oii Bruno e Carla.
    Tenho uma dúvida, essa lei de comprovar união estável para tirar o stamp 4 serve também para casais homossexuais?
    Obrigada.

    • Carla Marina says:

      Oi Nicole,
      Acredito que também sirva, porque eles dizem “Spouses, partners and dependants”. “Spouses” signifca marido ou esposa mas eles mesmos não fazem nenhuma especificação. A Irlanda ainda vai passar pela votação do casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas se o casal já é casado ou possui união estável, acredito que não haja problema. Mas isso é só minha opinião, é melhor que envie um email ao DublinCityCentre@citinfo.ie e se informe melhor.
      Abraços!

  76. rannyele says:

    Oi tudo bem?achei interessante essas questões, Porém n encontrei nenhuma que me ajude, eu e meu esposo temos estampa 4 aqui na irlanda porém gostaria sabe se meu filho sendo maior pode ter algum direito a legalização aqui

    • Carla Marina says:

      Oi Rannyele, tudo bom?
      Vocês têm o direito de trazer trazer o filho de vocês pra cá, só não sei como é a questão do visto dele, se ele consegue automaticamente o Stamp 4 ou se tem que aplicar. Olhe este site oficial: http://www.citizensinformation.ie/en/moving_country/moving_to_ireland/rights_of_residence_in_ireland/residence_rights_of_family_members.html

      Other EEA and Swiss citizens
      If you are an EU/EEA or Swiss citizen living in Ireland, then you have the right to bring certain family members to live with you here even if they are not themselves EU/EEA or Swiss citizens. The main EU legislation at present is set out in Regulation No 1612/58 and Directive 2004/38/EC (pdf). The 2004 Directive is implemented in Ireland by the European Communities (Free Movement of Persons) Regulations 2006 and 2008. You can find more information about these EU Treaty Rights on the Irish Naturalisation and Immigration Service website. The Immigrant Council of Ireland has published a leaflet on family reunification for family members of EU citizens (pdf).

      Most of the EU law on free movement also applies to citizens of the other EEA countries – Iceland, Norway and Liechtenstein. There are agreements with Switzerland which mean that Swiss nationals are treated in broadly the same way as EU nationals.

      Family members are:

      Spouses
      Registered partners if the host member state treats such partnerships as equivalent to marriages; in Ireland civil partnership is equivalent to marriage for immigration purposes.
      Direct descendants who are aged under 21 or are dependants (of the EU citizen and the spouse or civil partner)
      Direct ancestors who are dependent.
      Other family members who do not have an absolute right may be able to move to Ireland. The Directive requires member states to facilitate the entry and residence of:

      Family members who are dependants or members of the household of the EU citizen or where serious health grounds strictly require the personal care of the family member by the EU citizen and
      A partner with whom the EU citizen has a durable relationship. The Irish authorities consider applications for residence cards from partners of EU nationals who can establish that the relationship has existed for at least 2 years.
      The immigration authorities are required to undertake an extensive examination of the personal circumstances in these cases and must justify any refusal of entry or residence.

      In general, your family members retain the right to live here if you die or if they cease to be a spouse or civil partner. You are entitled to permanent residence after 5 years. Your family members have the same entitlement.

  77. Gabriella says:

    Olá tudo bem ?
    Então,tenho algumas dúvidas, espero que vocês possam me ajudar. Eu e meu namorado pretendemos ir daqui há um ano passar um ano estudando e trabalhando na Irlanda, nenhum de nós tem cidadania européia, mas queríamos tentar ficar ai por mais tempo, inclusive se tiver oportunidade, morar e conseguir cidadania. A questão é, é possível chegar ai pra estudar e trabalhar e conseguir visto de trabalho permanente, de modo que você adquira cidadania ? Eu e ele namoramos há mais de 6 anos, vcs recomendam que antes de irmos nós façamos a união estavel, para caso um dos dois consiga emprego fixo, o outro tbm consiga ficar ?
    Obrigada

  78. Rodrigo says:

    Boa tarde Camila,

    você comentou em um outro post que quando o Bruno foi dar entrada no Stamp 4 UE FAM vc estava estudado, eu queria saber se era um curso part-time ou Full-time e se era curso de inglês ou graduação.

    Se vc me responder isso vai ajudar demais!!!

    obrigado e obrigado pelos posts de vcs

  79. Joao says:

    Muito esclarecedoras as informacoes, eu tenho o passaporte europeu e gostaria de saber se consigo aplicar para minha namorada, nao pretendo casar por hora, saberia me informar se eu consigo? seria o mesmo processo que o seu?

    Desde Ja agradeco

    Joao

    • Carla Marina says:

      Olá João,

      Para aplicar para o visto dela, vocês precisam ser casados ou ter união estável por pelo menos 2 anos, tendo os comprovantes necessários desta união.

      Abs!

  80. Ligia says:

    Olá!Primeiro gostaria de parabenizá-los pelas informações!! Tenho apenas uma dúvida: Tenho a cidadania espanhola e estou indo para a Irlanda com o meu marido e a minha filha (que tb tem a cidadania espanhola). Minha dúvida é que eu e meu marido casamos no civil há apenas alguns meses (no entanto moramos juntos ha alguns anos e temos uma filha em comum). Será que pelo prazo do casamento ser muito curto teremos problemas? Obrigada!!

  81. Rafaela says:

    Olá!
    Eu moro na Irlanda legalmente faz 3 anos, minha mae vai aplicar para a stamp4 agora porque meu pai acabou de conseguir o passaporte irlandes, se ela conseguir eu tenho algum direito? Posso por exemplo, aplicar para o passaporte europeu mesmo nao morando aqui por 5 anos?
    Obrigada..

  82. daiana Machado says:

    ola… Parabéns pelo blog

    pra ver se eu entendi… Meu marido está tirando cidadania portuguesa, e nossa filha de 1 ano tbm automáticamente. Indo para a irlanda com a nossa certidao de casamento traduzida e juramentada, ja eh possível eu no aeroporto aplicar para o visto stamp 4? Ele ainda nao teria nenhum trabalho e nem estudo, mais se comprovassemos por exemplo os 3000 euros ppr pessoa e o seguro saude eles ja me liberariam por 6 meses? Ou tenho que primwiro ter o de turista? Ouvi dizer que qnd vc vai com o de turista corre-se risco de ser negado, devido eles levarem 6 meses para responder ao processo, e o visto valer so 3 meses, com isso ficando 3 mesea ilegal… vc sabe me dizer se isto é vdd?

    • Carla Marina says:

      Oi Daiana, tudo bem?
      1) Você não aplica para o visto no aeroporto, ao mostrar sua certidão e estando junto com seu marido, eles vão te dar o stamp 3 e só quando você estiver aqui, você vai aplicar para o Stamp 4, no escritório de imigração.
      2) Se seu marido tem a cidadania portuguesa, ele não precisa comprovar 3,000. No seu caso, para aplicar para o Stamp 4, eles pedem pra comprovar que você tenha dinheiro suficiente pra se manter no país ou que esteja exercendo alguma atividade aqui, seja trabalho ou estudo. Por isso que se você vir como estudante pode te ajudar.
      3) O tempo que eles demoram pra responder o processo pode variar, mas nunca ouvi falar de ter demorado 3 meses! No nosso caso recebemos a resposta 10 dias depois de enviarmos os documentos. Com isso você recebe o visto temporário, que vai durar 6 meses e após isso, você pega o permanente, que vai durar 5 anos.

      Abs e boa sorte!

  83. Olá Carla Marina, tudo bom?!

    Primeiro devo te parabenizar pelo post deste blog com essas informações detalhadas de como tirar o Stamp 4. Bom… mas como são diversas postadas aqui não consegui ler todos. Mas minha situação e dúvida é o seguinte, veja se vc pode me ajudar.
    Estou na Irlanda já a 6 meses como estudante. Sou neto de Europeu Húngaro, porém a cidade que ele nasceu (Kanija era o nome da ciade) já não pertencia mais a Hungria devido a perca de território na 2a Guerra. Ele nasceu em 1928, a cidade já pertencia a antiga Iugoslávia (a qual não exite mais) então hoje a cidade pertence a Servia que não pertence a União Européia (já a Hungria pertence… :-( ).
    Como eu tenho vontade ter o passaporte vermelhinho, ou Stamp 4 aqui pra Irlanda e o resto da Europa, fiquei sabendo que, a Servia, por não ser da União Européia, não gerará pra mim um passaporte vermelhor e/ou uma situação de legalidade como um país da União Européia. Resumindo, mesmo eu tendo todas as documentações de nascimento do meu avo registrado na Servia consigo tirar um passaporte vermelho e ter toda a situação como um Stamp 4?!…
    Por favor, me responda se conseguiu entender minha situação! Pois se for possível imediatamente já irei provisionar a cidadania Servia pra mim!…

    Obrigado!

  84. Sharon says:

    Olá Carla!
    Parabéns pelo blog, me tirou várias dúvidas, li todas suas respostas, só pra não ter q fazer mais perguntas repetitivas rsrs
    Bom, eu sou inglesa, com uma filha tb inglesa, e sou casada com um brasileiro.
    Ele ainda está no Brasil e eu estou na Inglaterra (ele foi recusado pra Inglaterra, por isso estamos tentando ir pra irlanda) eu estou querendo já ir pra irlanda pra alugar um apartamento, e assim q tiver já queremos que ele venha logo em seguida, nossa intenção é de morar e trabalhar, e só mais pra frente estudarmos lá( primeiro nos estabelecermos certinho)
    1- Vc acha que ele indo sozinho pra lá, e eu esperar por ele lá, teria alguma dificuldade pra ele entrar, ou seria melhor eu entrar mesmo junto com ele?
    2- Eu não preciso comprovar os “3mil euro” mas ele precisaria? Já que não entrará como estudante?
    3- como consigo esse plano de saúde governamental pra ele? Eu preciso tb?
    4- pra ele entrar sossegado, preciso ter já um emprego? (estou querendo alugar, pagando já seis meses adiantados) (seria difícil eu conseguir um emprego sem ele presente, pq nossa filha eh bebê ainda)
    5- por ele ter o visto pro uk negado, acha que eles poderão implicar com isso na Irlanda?
    6- resumindo na entrada, ele entrando sozinho, precisa ter nossa certidão juramentada, comprovante da casa. Um extrato de renda suficiente pra ele, e ele entraria com o stamp 3? Ele precisaria dizer algo a mais?

    Sei q eh um monte de perguntas rsrs, mas tô com medo de algo dar errado, e quero ter completa certeza que estaremos fazendo tudo certinho
    Obrigada!!!!

    • Carla Marina says:

      Oi Sharon, tudo bom? Respondendo suas perguntas:
      1) Nao sei se haveria problema ele ir sozinho, mas se ele for, é importante que ele leve uma carta escrita por voce, constando seu endereco na Irlanda e seu telefone, para que voce possa ser contatada caso eles queiram confirmar alguma coisa enquanto seu marido passa na imigracao. Claro, alem disso ele tem que levar a certidao de casamento traduzida e talvez seja interessante levar uma copia do seu passaporte.
      2-3-4) No aeroporto nao precisa comprovar dinheiro nenhum, nem seguro saude, isso tem que ser feito apenas quando ja estiverem aqui e forem aplicar para o Stamp 4 do seu marido. E na verdade, quem vai aplicar para o Stamp 4 nao tem que comprovar dinheiro algum, quem precisa comprovar é o cidadao europeu (deve comprovar ter dinheiro necessario para se manter na Irlanda OU estar exercendo alguma atividade, seja trabalho ou estudo). Veja mais sobre o seguro saude neste link: http://www.e-dublin.com.br/planejando-a-sua-viagem-de-intercambio-2015-parte-v-seguro-saude/
      5) Nao sei se implicarao por ele ter tido o visto negado em UK
      6) Respondido anteriormente

      A verdade é que cada caso é um caso e o nosso, alem de ter sido ha muito tempo, foi bem diferente do seu, portanto nao consigo te ajudar com todas as suas duvidas.

      Boa sorte com tudo!
      Abs!

    • Carla Marina says:

      Oi Sharon, tudo bom? Respondendo suas perguntas:
      1) Nao sei se haveria problema ele ir sozinho, mas se ele for, é importante que ele leve uma carta escrita por voce, constando seu endereco na Irlanda e seu telefone, para que voce possa ser contatada caso eles queiram confirmar alguma coisa enquanto seu marido passa na imigracao. Claro, alem disso ele tem que levar a certidao de casamento traduzida e talvez seja interessante levar uma copia do seu passaporte.
      2-3-4) No aeroporto nao precisa comprovar dinheiro nenhum, nem seguro saude, isso tem que ser feito apenas quando ja estiverem aqui e forem aplicar para o Stamp 4 do seu marido. E na verdade, quem vai aplicar para o Stamp 4 nao tem que comprovar dinheiro algum, quem precisa comprovar é o cidadao europeu (deve comprovar ter dinheiro necessario para se manter na Irlanda OU estar exercendo alguma atividade, seja trabalho ou estudo). Veja mais sobre o seguro saude neste link: http://www.e-dublin.com.br/planejando-a-sua-viagem-de-intercambio-2015-parte-v-seguro-saude/
      5) Nao sei se implicarao por ele ter tido o visto negado em UK
      6) Respondido anteriormente

      A verdade é que cada caso é um caso e o nosso, alem de ter sido ha muito tempo, foi bem diferente do seu, portanto nao consigo te ajudar com todas as suas duvidas.

      Boa sorte com tudo!
      Abs!

  85. Helida says:

    Ola ..para ens pelo blog

    Queri te perguntar.meu marido viajou quarta feira para irlanda,ele possui a estampa 4,so q ele levou um amigo dele so q na hora de passar eles deportaram o amigo dele ,e tomaram o green card do meu marido e ai da carimbou o passaport dele com a data de volta da passagem,queria saber se tem como ele pegar o green card de volta? O q ele tem q fazer?

    • Carla Marina says:

      Ola Helida,
      Desculpe, nao sabemos como te ajudar, talvez a melhor solução seja o seu marido ir a Embaixada Brasileira e ver se conseguem ajuda-lo.
      Abs e boa sorte!

  86. Bruna says:

    Olá Carla e Bruno,

    Parabéns pelo trabalho!!

    Meu marido possui Cidadania Portuguesa e estamos com passagem marcada para Dublin porém surgiu uma dúvida rs.
    Eu comprei um curso de ingles aqueles de 6 meses,antes de nos casarmos, não quero abrir mao do curso mas não sei se entro como Estudante ou como Esposa.
    Vi que no caso de vocês a imigração informou que poderia ser mais fácil se o Bruno entrasse como seu esposo fiquei um pouco preocupada.
    O que você acha melhor? Entrar como estudante já que vou estudar também ou já informar na imigração que sou esposa de um cidadão europeu?

    Obrigada pela ajuda

    • Carla Marina says:

      Olá Bruna, tudo bom?
      O Bruno entrou como estudante e deu tudo certo também, é que se tivesse entrado como marido de cidadão européia, não precisava ter gastado com curso, por exemplo, mas no seu caso você quer estudar, então não sei se faz muita diferença. Outra diferença é que o Stamp 3 dura só 3 meses, mas isso foi tempo mais do que suficiente pra tirarmos o stamp 4 do Bruno. Acredito que não precisa abrir mão do seu curso, seria o mesmo caso que o nosso!
      Abraços!

  87. JOSENILTON PERES ALVES says:

    Gostaria de saber mais informações para quem deseja retornar para a Irlanda e tem filho nascido e registrado lá? Obrigado…

  88. Priscila says:

    Olá tudo bem??Estou tirando agora Meu Stamp4, através do meu marido que é espanhol, (estudante)já chegou a carta da imigração hoje para ir lá e pegar o stamp provisório , mas eles solicitaram mais documento para enviar para eles, o seguro saúde o qualJá havíamos enviado o meu governamental e GTA e o dele somente GTA vc sabe me Dizer qual seguro eles aceitam e q seja barato ??e vc sabe me
    Dizer valor de algum se é por mês?

    • Carla Marina says:

      Oi Priscila,
      Provavelmente eles precisam que apresente um seguro privado, como foi o nosso caso. Nós temos o Aviva, que dá uns 140 por mês para os dois, mas pesquise outros na internet pra vcer se tem algum mais barato!
      Abraços!

  89. Jose Roberto says:

    Olá Carla e Bruno.

    Já li muita coisa no blog de vocês, tenho muita coisa salva, pois creio que irá me ajudar no processo.. rs

    Tenho uma dúvida referente ao STAMP4, minha esposa tem cidadania Portuguesa e vou solicitar o STAMP4 através dela. Porém li em alguns sites que o cidadão Europeu precisa estar trabalhando para que o cônjuge consiga o STAMP4, isso procede ? Pois pelo que entendi o Bruno conseguiu o STAMP4 antes da Carla (que possui cidadania Europeia), certo ? E creio que esse será nosso caso, pois minha esposa é da área de RH, para ela é mais difícil conseguir emprego, porém eu sou da área de TI, creio que eu consiga com mais facilidade, porém necessito antes do STAMP4, mas se o STAMP4 só for liberado se minha esposa tiver trabalhando aí complica.

    Poderiam por gentileza esclarecer essa dúvida ?

    Muito obrigado

    • Carla Marina says:

      Olá José Roberto,
      O cidadão europeu não precisa de Stamp4, ele já é cidadão europeu. O cônjuge é quem vai aplicar para o visto, no entando o cidadão europeu precisa comprovar estar exercendo alguma atividade aqui (estudo ou trabalho) OU ter dinheiro suficiente pra se manter aqui. Ao entrar no país o cônjuge recebe o Stamp 3, que dura 3 meses, período que ele terá para aplicar para o Stamp 4 e durante o qual ele não pode trabalhar.
      Abraços!

  90. Sammara says:

    Olá, gostaria de saber como é solicitado o STAMP 4 com união estavel?
    Se mesmo com a união estavel ainda precisa comprovar que residiram juntos no Brasil ou somente na Irlanda?

    Obrigada!

    • Carla Marina says:

      Olá Sammara,
      Se você tem como comprovar união estável de 2 anos no mínimo, acredito não precisarem provar que residiram juntos.
      Abraços!

  91. Ronaldo Almeida says:

    Boa tarde. Excelente post! Parabéns! Bacana vocês compartilharem essa questão do STAMP 4 que provavelmente tira o sono de muitas pessoas! como EU rs. Tenho uma dúvida, se possível me ajude.
    Eu e minha esposa somos casados há 2 anos já (Civil e religioso), Ela está tirando a Cidadania Portuguesa, e o mesmo já acompanha ( Cidadania, passaporte, ID e Certidão de Casamento ), o quão complicado seria à aplicação do STAMP 4 para mim, se encaixa nesse caso do POST ou seria outro caso.
    Obrigado.

    • Carla Marina says:

      Oi Ronaldo, tudo bom?
      Sua esposa tendo a cidadania portuguesa, você teria que seguir o mesmo passo a passo do post, é o mesmo caso. Entra com ela na fila do aeroporto, mostra certidão de casamento traduzida, recebe o stamp 3 e chegando aqui faz todo o processo pra aplicar para o Stamp 4.
      Abraços e boa sorte!

  92. Joao Talarico says:

    Parabéns pela iniciativa e pelo blog!
    Minha esposa receberá em janeiro 2016 a tão esperada cidadania italiana e com ela planejamos imigrar para Dublin. Li as informações sobre o Stamp4 aqui e ainda tenho algumas dúvidas, são elas: Se ela não tem emprego ainda, entramos como turistas na imigração correto? Precisamos comprovar acomodação com tempo mínimo igual estudante? Depois que entrarmos ela pode arrumar um trabalho e assim eu poderei dar entrada no stamp4? 15mil euros é uma quantia boa ate ela arrumar algum emprego? Posso usar isso a favor do meu visto como comprovante que nao serei o tal peso no bolso deles? E dificil achar quarto para casais e no caso este tipo de moradia serve como comprovante de residência para o visto ou não precisa comprovar? Dúvidas dúvidas dúvidas kkkk obrigado

    • Carla Marina says:

      Olá João, tudo bom?
      Vamos às suas perguntas:
      1) Se ela entrará com o passaporte europeu, você entrará junto com ela na mesma fila, apresentará sua certidão traduzida de casamento e receberá o Stamp 3, que dura por 3 meses e durante esse período você não pode trabalhar. Sua esposa, como cidadã européia, pode trabalhar normalmente.
      2) Para aplicar para o seu Stamp 4, sua esposa precisa comprovar estar exercendo alguma atividade aqui, seja estudo ou trabalho OU comprovar ter dinheiro sufuciente pra se manter, neste caso 15mil euros é suficiente sim.
      3) A questão de acomodação tem sido bem complicada aqui, tudo está muito caro e há mais demanda do que oferta, é sempre bom procurar com antecedência. Geralmente eles dão preferência pra quem trabalha, porque é uma garantia pra eles. O Daft.ie é o site mais famoso aqui pra procurar moradia, mas os Classificados Dublin (facebook) é onde os brasileiros geralmente postam vagas de acomodação que estão passando pra frente.
      Abraços e boa sorte!

  93. Tamires Balistrieri says:

    Olá, adorei o blog meus parabéns!
    A minha pergunta é o seguinte:
    Meu marido está indo para Galway em fevereiro de 2016, ele fechou com uma agência de intercâmbio o curso de inglês, mas ele tem direito a cidadania italiana, portanto ele já separou os DOCs e já vai levar para Irlanda traduzidos, vai aproveitar que está lá e dar um pulo na Itália para resolver a situação dele junto com uma assessoria.
    Após ele receber o passaporte europeu, eu vou estar indo para a Irlanda, meu marido acha melhor eu não gastar dinheiro pagando uma agência de intercâmbio para ficar como estudante ai na Irlanda, ele acha melhor mesmo nos encontrarmos em Londres e entrar com ele na Irlanda juntos, ele apresentando o passaporte europeu e mais a nossa certidão de casamento traduzida e juramentada, que tipo de visto a Irlanda me concede nesse caso?
    Eu entrando no país quero correr atrás do Stamp4, ao dar entrada no processo eu não poderei trabalhar e nem estudar por enquanto?

    • Carla Marina says:

      Olá Tamires, tudo bom?
      Assim que entrar na fila com ele, apresenando sua certidão de casamento, você receberá o Stamp 3, que tem duração de 3 meses. Durante esse período você não pode trabalhar. Chegando aqui, você pode aplicar para o Stamp 4 dentro desses 3 meses, que é tempo suficiente para conseguir, desde que tenha tudo o que eles pedem.
      Abraços e boa sorte!

  94. Marília says:

    Olá, tudo bem?
    Então, tenho um caso parecido, sou brasileira com cidadania portuguesa, eu e meu marido queremos ir para a Irlanda já com, pelo menos, o visto temporário do Stamp4, será que tenho como dar entrada ainda no Brasil?

    Obrigada!
    Beijos

    • Marília says:

      Olá, tenho uma outra pergunta.
      Tenho uma outra dúvida, se o marido pode entrar comigo será que a passagem dele pode ser comprada só de ida? Ou ê melhor comprar ida e volta?

      Obrigada!
      Bjs

      • Lilly says:

        Oi Marília
        Estou noiva de um irlandês, nos casaremos aqui na Irlanda ainda este mês. Antes eu estava morando no Reino Unido, em agosto fomos ao Brasil para um casamento. Para facilitar minha entrada na Irlanda levamos uma cópia do registro com a data do casamento. Ao fazer o check-in no aeroporto tive problemas. A funcionária queria ou um compravante de endereço na Irlanda, passagem de volta, ou o visto (que eu ainda não tenho porque não casei).
        Mostrei o documento daqui confirmando que estou com o casamento agendado e ela não queria aceitar pois está em inglês.
        Resumindo, após mostrar minha student ID, ela procurou e achou o meu resident permission para o Reino Unido e fez o meu check-in.
        Como entrei com o meu noivo e mostramos na imigração o documento do casamento me concederam o visto de turista e a data limite para solicitar o meu stamp 4.

        De acordo com o que me informaram para sair do Brasil com passaporte brasileiro você precisa de uma autorização para morar em outro país ou passagem de volta.

        Espero que tenha ajudado.

  95. Paulo Pavan says:

    Olá, muito bom o blog de vocês.
    Pretendo ir para Irlanda agora em Dezembro, eu possuo passaporte europeu e minha filha também, minha esposa não tem, quando chegarmos na Irlanda, ela entra junto comigo na fila de Europeus e apresentamos a certidão de casamento correto?
    Mas como pretendemos ir para morar, ela vai entrar como o que? Se eles perguntarem, ela vai dizer que está entrando para morar? Ou entra como turista e depois aplica para o stamp4? Essa é uma dúvida que ainda não consegui entender. Outra coisa, eu e minha filha podemos comprar passagem só de ida? E minha esposa precisa estar com a passagem de ida e volta ou só de ida?
    A minha duvida maior então é, na hora que entrar no país, se tem que pedir o stamp3 depois que tiver la dentro pedir o stamp 4, e o que dizer o que vamos fazer quando a imigração perguntar.
    Obrigado.

    • Carla Marina says:

      Olá Paulo, tudo bom?
      Respondendo suas perguntas:
      1) Sua esposa entra com você na fila e mostra a certidão de casamento traduzida.
      2) Ela receberá o Stamp 3, que tem duração de 3 meses e durante esse período ela não pode trabalhar. É o período que terão para aplicar para o Stamp 4 dela, quando já estiverem aqui, e não no aeroporto.
      3) Não tenho certeza, mas acredito que sua esposa não precisa apresentar passagem de volta.
      Abraços e boa sorte!

  96. Jose Roberto says:

    Olá!

    Parabéns pelo site, já li bastante coisa, está me ajudando bastante.
    Tenho uma dúvida referente ao conjuge (não Europeu) aplicar p/ o visto STAMP4. No caso o cidadão Europeu é obrigado estar trabalhando para o conjuge conseguir o visto ? Ou se o casal comprovar que tem renda suficiente pra se manter por um bom tempo (digamos 1 ano) e ambos estiverem estudando (ex: inglês) é o suficiente para o conjuge (ñ Europeu) conseguir o STAMP4 ?

    Obrigado e um forte abraço

    • Carla Marina says:

      Olá José Roberto, tudo bom?
      As condições são que o cidadão europeu possa comprovar uma das 2 alternativas: Exercer alguma atividade no país (estudo ou trabalho) OU Ter recursos suficientes para se manter. O curso de inglês se encaixa na primeira alternativa.
      Abraços e boa sorte!

  97. Ramon Reis says:

    Parabéns pelo blog vcs estão me ajudando muito com as orientações vcs são exemplos de cidadãos! Meu caso é o seguinte estou no Brasil sou casado com uma britânica tinha a intenção de ir para o Reino Unido porém impossível no meu caso eles pedem que o britânico no caso prescisa estar trabalhando pra conseguir o visto de residência no Reino Unido resumindo vamos pra Irlanda em janeiro tenho varias duvidas se vcs puderem me ajudar agradeço muito A 1 vou levar uns 10.000 euros abrir uma conta e depositar esse dinheiro num banco irlandês pra comprovar auto sustento na hora de aplicar para o stamp 4 entrarei com ela na hora da imigração e mostrarei a certidão de casamento traduzida e pegarei o stamp3 depois aplicarei para o stamp 4 mas o que falo na hora de entrar vou minha intenção é mudar pra lá não turista ? 2 Presciso alugar um apartamento independente para poder comprovar residência na ora de aplicar para o stamp 4 ou se alugar algum quarto compartilhado serve ? 3 dúvida seria tenho 2 filhos menores de outra relação (no caso sou dependente de europeu )depois de conseguir o stamp 4 posso aplicar para o stamp 4 para meus filhos eles têm o direito de viverem na Irlanda comigo ? É fácil conseguir o visto para eles ou muito burocrático? 4 e última seria ao aplicar para stamp4 me dariam o visto para 6 meses após 6 meses seria muito difícil para renovar para 5 anos minha esposa no caso prescisa ir comigo pra renovar este visto ou só levo a documentos dela na imigração. 5 podemos entrar na Irlanda sem o seguro de saúde governamental (no caso eu sendo depente dela e ela britânica)e fazer quando formos aplicar para o stamp 4 Seriamos permitidos a entrar no país ou corre o risco de deportação?

  98. HDaiana says:

    Olá Carla, muito boa matéria. Então só esclarecendo, eu sendo esposa e mãe de cidadão português, entro na fila com ele e mostro nossa certidão. Ali teremos que comprovar mais alguma coisa? E para dar entrada no stamp4 ele precisa obrigatoriamente estar estudando ou trabalhando? Caso ele comprove ter uma quantia para nos manter por um período, como 15 mil euros por exemplo, já não seriam suficientes?
    Obrigada!

    • Carla Marina says:

      Oi Daiana, tudo bom?
      No aeroporto é só a certidão mesmo que precisa mostrar, chegando aqui, ao aplicar para o visto você necessariamente tem que comprovar que ele está trabalhando OU estudanto OU tem dinheiro suficiente pra manter vocês, e acredito que seja o caso de vocês!
      Abraços e boa sorte!

  99. Rodrigo Moura says:

    Olá Carla boa tarde,

    qual quantia você acha razoável para aplicarmos pelo Stamp 4 assim que entrarmos em Dublin?
    tenho medo de eu (cidadao portugues) nao conseguir emprego a tempo para comprovar e ela perder o prazo de 90 dias.

    Muito obrigado,

    • Carla Marina says:

      Oi Rodrigo,
      Não tenho idéia, acredito que pelo menos a quantia que eles pedem para estudantes, que é 3,000, só que eles não falam nada, então não posso afirmar…
      Abraços e boa sorte!

  100. Gui says:

    Oi Carla… td bem?
    Tenho cidadania italiana, mas minha esposa não. Nossa intenção é comprar meu curso somente para aplicar o stamp4 dela.

    Quando vcs foram, o Bruno tbm tinha comprado um curso ou apenas você?

    Lá no aeroporto, eles pedem a carta da escola, comprovação de onde vamos morar, etc… ou basta apresentar a certidão junto com os passaportes?

    Obrigado

    • Carla Marina says:

      Oi Guilherme, tudo bom?
      O Bruno tinha curso também. NO aeroporto basta apresentar os passaportes e a certidão, já que é só aqui que vão aplicar para o visto dela. Abraços e boa sorte!

  101. Daiana says:

    Olá …
    Com relação ao seguro saúde privado, eles impõem algum limite de cobertura? Pois vi alguns que custam 91 euros a família, esse já serviria? Vcs fecharam o seguro aí? O que vc nos aconselha? Já ir com ele do Brasil?

    Agradeço a atenção

  102. Daiana says:

    Por Carla r Bruno!
    Aplicando pro Stamp4 ele levará até seis meses para que o definitivo saia, correto? Nesse período já poderei trabalhar ou estudar? Ou terei que esperar ?

    Obrigada!

  103. Marcelo says:

    Olá, Bruno e Carla! Excelente blog, está me ajudando muito. Obrigado !

    Uma dúvida: sou casado com uma brasileira com nacionalidade italiana e nos mudaremos para a Irlanda em breve. Estou com dúvida quanto a melhor forma de entrar legalmente na Irlanda para pedir o Stamp 4. Se eu entrar como turista terei 3 meses para ficar, mas o prazo máximo para sair o stamp 4 são 6 meses. O que acontece se não sair nos 3 primeiros meses, ficarei ilegal ? Isso não prejudica a avaliação para o visto ?

    Muito obrigado e até breve ! 🍀

    • Carla Marina says:

      Olá Marcelo,
      No caso você entraria com ela na mesma fila de cidadões europeus, apresentaria sua certidão traduzida de casado e receberia o Stamp 2, que é o de estudante (vale por 1 ano). Quando estiver já aqui, aplica para o Stamp 4.
      Abraços e boa sorte!

  104. Dario says:

    Oi Carla
    Acabei de escrever um texto que acho poderia ser interessante para entender quais são as modalidades de obtenção da cidadania italiana alem das pessoas que tem descendência italiana :)
    Para quem quisesse, esse é um guia sobre como conseguir cidadania italiana
    http://www.pesquisaitaliana.com.br/como-conseguir-cidadania-italiana/

    Obrigado!

  105. Talita says:

    Olá….que ótimas informações vc colocou aqui! Será que vc poderia me tirar duas dúvidas?
    1- sobre a tradução juramentada para o inglês , pode ser qualquer tradutor desde que juramentado ?

    2 – sobre os recursos que vc comprou ( já q não estava trabalhando) , qual foi o valor ? E vc apresentou extrato do Brasil ou da Irlanda?

    Fico no aguardo anciosamente
    Obrigada

    • Carla Marina says:

      Oi Talita, a tradução pode ser qualquer tradutor juramentado. Quanto aos recursos, não precisamos comprovar porque nós atendíamos ao outro critério, que era o deu eu estar exercendo alguma atividade no país, no caso estava estudando. Eles não especificam o valor, mas nós tínhamos os 3,000 euros cada um por causa do visto de estudante, então seria isso que iríamos apresentar.
      Abs e boa sorte!

  106. jen says:

    Oiii Carla. Fiquei takkk feliz de ver comentários de 2015 aqui!! Minha duvida eh o seguinte. O tempo de relacionamento (2anos) pra aplicar pro stamp 4 eh de união estável? Se eu casar e em seguida ir pra Irlanda, consigo este visto?

  107. jen says:

    Acabei de ver a resposta… obrigada gente se. O blog de vcs eh incrivel

  108. Jose Roberto says:

    Oi Carla.

    Li todos os comentários e respostas, porém fiquei com uma dúvida. Minha esposa tem cidadania Europeia (Portuguesa) e eu não, ao chegar vou aplicar p/ o STAMP4, minha dúvida é, temos que vir com o seguro saúde para entrar no país ? Ou podemos fazer o seguro após estar aqui, antes de aplicar p/ o STAMP4 ?

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *