Golpes na Irlanda: Cheque Falso

Após quase cair num golpe conhecido como “golpe do cheque“, gostaria de compartilhar como isso aconteceu e as características do golpe, para que ninguém corra o risco de cair. É, acho que em qualquer lugar do mundo a gente vai se deparar com “espertinhos” querendo sacanear e levar vantagem.

Estava eu pesquisando vagas de emprego em diversos sites da internet, quando me deparei com uma vaga no site GumTree , um site bem famoso que, além de ser um espaço para você vender e comprar qualquer tipo de coisas, sejam novas ou usadas, também tem anúncios de carros, propriedades, serviços e empregos.

A vaga tinha o título de “Office Assistant”, a descrição era muito superficial, sem o nome da empresa contratante, e ao mesmo tempo bem atraente, já que dizia que o salário semanal seria 320,00 euros por semana durante 10 semanas. Fez as contas? Pois é!

Bom, estes são os primeiros indícios de que a vaga pode ser uma roubada: o nome da empresa não ser mencionado e o salário ser pago semanalmente e num valor muito bom pra ser verdade.

Geralmente quando envio um CV, sempre escrevo um parágrafo como se fosse uma cover letter no corpo do e-mail, mas como estava desconfiada desde o começo, nem me preocupei, apenas disse que estava interessada na vaga e anexei meu CV. No dia seguinte meu e-mail foi respondido, dizendo que meu CV era muito bom, que eu tinha o perfil da vaga e me pedindo algumas informações pessoais que não fazia sentido serem perguntadas. Antes de responder qualquer coisa, consultei o Brú para ver o que ele achava e ele falou para eu pesquisar na internet algumas palavras – chave e ver se encontrava outras pessoas que passaram pela mesma situação. Adivinha só? Encontrei alguns casos muito parecidos, como o relatado pela Luciana Souza no blog Jornada pela Irlanda.

Então a terceira indicação para te dar a certeza de que a vaga se trata de um golpe é o e-mail que o “contratante” te envia, que geralmente possui os seguintes elementos:

– O “contratante” alega estar viajando por algum motivo e que não haverá entrevista presencial;

– O “contratante” diz que o nome da empresa será divulgado em breve, mas você ainda não é informado no e-mail qual é a empresa;

– O pagamento será feito por meio de cheque;

– Como mencionado anteriormente, o salário é semanal e num valor que pode chegar a 500,00 por semana;

– O “contratante” te pede as seguintes informações pessoais: nome completo, endereço, Estado, cidade, cep, telefone e e-mail.

Abaixo vocês podem conferir o e-mail de resposta que recebi:

Como eu acabei recusando a oportunidade antes de cair no golpe, não passei por todo o processo para ver como ele acontece, mas de acordo com a experiência passada pela Luciana e outras pessoas que encontrei na internet, o que aconteceria seria que o contratante te enviaria um cheque pelo correio antes mesmo de você começar o trabalho, como uma espécie de sinal. Você iria ao banco depositar, se o Banco não reconhecesse que faz parte de um golpe, o dinheiro seria depositado, mas na realidade você estaria fazendo um empréstimo de um Banco de outro país, já que o cheque é falso.

Eu já tinha passado por uma situação menos séria do que essa, mas que também era uma enganação, pelo site do GumTree. Encontrei uma vaga para trabalhar com “projetos ambientais” e só havia o número de um celular, sem nome da empresa nem da pessoa. Liguei para falar que tinha interesse, a pessoa falou para eu ir na entrevista num horário à noite daquele mesmo dia, sem me explicar sobre a vaga. Na hora fiquei empolgada, mas o Brú recomendeu que eu tentasse descobrir antes do que se tratava, então enviei uma mensagem para a pessoa dizendo que eu não iria para a entrevista sem saber do que se tratava a vaga. Adivinha sobre o que era? Para vender cosméticos, pode?! E a vaga está sempre lá, portanto fiquem espertos!

Bom, não quero desmerecer o site do  GumTree, pode ser que tenha coisas boas lá, só quero que vocês fiquem alertas e não se empolguem com qualquer coisa que encontrarem na internet, prestem atenção no anúncio, nos dados que estão sendo pedidos, etc., pois no desespero é fácil se encantar com ofertas atraentes!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
06
nov 2012
POSTED BY
POSTED IN Dicas
DISCUSSION 12 Comments
TAGS

12 Responses to : Golpes na Irlanda: Cheque Falso

  1. Cintia says:

    OI… Adoro os posts de vocês, tem me ajudado muito, estou embarcando em set/2013. Outra coisa que vi que me assustou um pouco é em relação aos knackers, vocês já passaram por alguma situação?

    • Carla Marina says:

      Oi Cintia, que bom que estamos ajudando e bacana você estar se planejando com antecedência, isso só vai facilitar sua vida por aqui! Olha, em 8 meses nunca tivemos nenhuma experiência com knackers, ouvimos falar de alguns casos, mas nós mesmos não passamos por nada (e olha que onde moramos até que tem um fluxo considerável de knackers…rs). O negócio é ficar atento, não encarar quando cruzar com algum, se ver um grupo muito grande procurar desviar ou mudar de caminho, etc. Mas não considero isso um problema. Abs!

  2. Bianca Petenucci de Souza says:

    Olá, parabéns pelo blog!!! tenho acompanhado sempre e tiro mtas dúvidas!! rs
    Estou embarcando pra dublin dia 23 de fevereiro….e minha maior preocupação? arrumar emprego…..é mto difícil?? meu inglês é praticamente zero..só o básico mesmo…queria arrumar como cleaner q não precisa mto do inglês e se ganha o suficiente pra viver bem né? qual a opinião de vcs…podem me ajudar? rsrsrs

    Bianca

    • Carla Marina says:

      Oi Bianca, obrigada! Então, não está fácil conseguir emprego, tanto para quem está procurando na área como quem está procurando subemprego. O ideal é você, assim que chegar, já começar a distribuir currículos por aí, mesmo onde não tem plaquinha dizendo que estão precisando. E sair para entregar, ao invés de ficar mandando por e-mail apenas, é algo importante. Só lembre que no começo você vai poder trabalhar apenas meio período. Quanto ao inglês, conhecemos casos de pessoas que tinham o inglês muito básico desde o início e conseguiram emprego mesmo assim, então dependendo da emprego, isso não é problema. O importante é você conseguir se expressar, talvez o mais difícil seja entender logo de cara o que as pessoas dizem, mas você vai se acostumar. Abraços e boa sorte!

  3. Willians Nascimento says:

    Olá, primeiramente parabéns aos dois pelo blog! tem me ajudado muito com as dicas e até diminuir um pouco da ansiedade rss, vou viajar em Fev/2013 (pretendo convencer minha namorada a ir tb) e desde que descobri este blog tenho tirado mtas dúvidas e após ver praticamente todos os vídeos já me sinto com o pé em Dublin rs. Em especial sobre este post, obrigado por nos avisar sobre esses golpes, todos estamos sujeitos a isso em qualquer lugar, mas quanto mais informações pudermos compartilhar melhor. Abraços!

  4. Pingback: Um golpe já conhecido no Gumtree | Juntos por Aí

    • Carla Marina says:

      Que bom que não caiu no golpe, também tinha lido sobre ele em outro blog. É isso aí, um ajudando ao outro! Boa sorte com a procura por emprego! Abs

  5. Josi Becker says:

    Aconteceu comigo tb, eu quase cai era oferta de baba de uma criança filha de uma familia que se mudaria da inglaterra, o pai falava comigo por email e se apresentou como se trabalhasse em uma organização mundial de saúde…eu fui levando até ele querer me enviar cheques de pagamento adiantado pelo correio…ai disse que ia voltar ao meu pais e não queria mais..depois descobri que isso são todos golpes de uma mafia da Nigéria , dá pra perceber uns erros de inglês nos emails que eles mandam, mas no inicio achei que eram uma familia imigrante sei la eu…Tem todo um esquema eles contratam pessoas pra responder e enviar esses emails e é deles também o golpe da “namorada russa” hehehe.É difícil cair por causa do cheque adiantado mas é bom ficar de olho e também foi pelo Gumtree

  6. gabriel says:

    Olá, muito bacana postarem isso.
    A minha dúvida é;
    O que acontece com quem cai no golpe.
    deposita o cheque, pega o dinheiro e não paga o emprestimo.?
    Tenho pelo menos 5 amigos que cairam e só ficaram sabendo meses depois e hoje não tem como pagar ou devolver o dinheiro.
    Obrigado

    • Carla Marina says:

      Oi Gabriel, tudo bom?
      Não sei o que acontece na verdade, graças a Deus eu desconfiei e não fui até o fim dessa pegadinha…O negócio é estar sempre com o pé atrás na hora de procurar emprego pra não cair nessas e aprender com o erro dos outros! Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *