Custo de vida de Dublin é mais caro que em São Paulo?

“Custo de vida de Dublin é 11% mais caro que em São Paulo”

Antes de tudo é importante dizer que essa informação fora de contexto não quer dizer nada, é apenas um título polêmico para levantar uma discussão sobre o real custo de vida de São Paulo e Dublin.

Os dados foram obitidos através do expatistan, um site colaborativo onde qualquer um pode informar os preços de itens de consumo ordinários como um litro de leite, um tênis de marca conhecida, ingressos de cinema, medicamentos básicos e assim por diante. Através desses dados é possível gerar uma média dos valores de cada cidade e convertendo as moedas ter uma noção absoluta dos custos de vida e compará-los.

Analisando em termos de custo de vida a informação não é válida, já que um residente recebe na moeda local e é influenciado pela economia do país, então não adianta comparar Real com Euro no caso de São Paulo e Dublin. Por outro lado, se pensarmos como um turista a informação passa a ter valor já que a conversão terá que ser feita em toda compra.

Para sabermos qual o real custo de vida de uma cidade, temos que ter uma noção de quando se ganha para viver e comparar com os custos locais. Utilizando os salários mínimos como base, sendo o da Irlanda de 7.79 euros/hora e o do Brasil por volta de 2.47 reais/hora (545 reais mensais em 220 de trabalho), ou seja, um residente de Dublin ganha 389 % mais do que um residente de São Paulo.

Apesar dos valores absolutos serem maiores o poder de compra do Euro é muito superior ao do nosso Real, o que torna muitos dos bens de consumo acessíveis a todos no país.

Quer ver a comparação do custo das coisas em São Paulo e Dublin, ou até comparar outras cidades, acesse o site expatistan.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
07
jul 2011
POSTED BY
POSTED IN Curiosidades
DISCUSSION 7 Comments

7 Responses to : Custo de vida de Dublin é mais caro que em São Paulo?

  1. Cristiano Costa says:

    Olá Bruno.

    Parabéns pelo post. Eu confesso que discordo completamente dos valores apresentados no site
    “expatistan” mas Você foi muito feliz em mostrar que mesmo a realidade do custo aqui em Dublin ainda é bem menor que nas capitais brasileiras.
    Infelizmente muitas pessoas fazem a conversão simples de Euro/Real e acabam passando uma falsa imagem da realidade.
    Eu moro há 4 meses por aqui e hoje vivo com minha esposa em um apartamento com tamanho semelhante ao que tenho no Rio e consigo cobrir todas as nossas despesas (aluguel, eletricidade, internet e alimentação) apenas com o valor que recebemos do aluguel de nosso apartamento. Pra mim isso mostra claramente a diferença de custo entre as duas cidades.
    Se Vc tiver interesse, poderia lhe enviar alguns valores reais, encontrados nos supermecados tradicionais pra poder fazer uma comparação com os valores que estão no site “expatistan”.

    Abs.

    Cristiano.

    • Bruno Tarmann says:

      Realmente a famosa “média” não reflete o real, já dizia meu pai: “se um come dois pratos e outro não come nenhum, na média cada um comeu um”.

      Estamos levantando esses valores, seria legal se você pudesse nos mandar. =D

  2. Pingback: Dublin cai no ranking das cidades com maiores custo de vida | mundo a2

  3. Pingback: Quanto custa fazer a feira na Irlanda | mundo a2

  4. heronnes says:

    boa noite,

    Bruno Starman , eu gostaria de saber qual a sua formação e também saber se há muita burocracia para trabalho com engenharia na irlanda com um diploma brasileiro.

    Abraço.

    • Carla Marina says:

      Oi Heronnes, tudo bom?
      O Brú é formado na área de TI, que é uma área bastante promissora aqui. Não temos conhecimento de como é a área de Engenharia por aqui, mas quanto ao diploma brasileiro, é interessante que você valide ele aqui no órgão chamado National Framework Qualifications (www.nfq.ie), para que ele seja reconhecido. Abraços!

  5. Danilo says:

    Realmente essas conversões são muito ridículas, não serve para absolutamente nada, finalmente alguém falou sobre isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *