Como reconhecer o seu diploma na Irlanda

frame

Finalmente recebi pelo correio a carta do Quality and Qualifications Ireland, órgão originado pela junção de 4 instituições responsáveis pelo reconhecimento e controle de qualidade de instituições de treinamento e ensino: Further Education and Training Awards Council (FETAC), the Higher Education and Training Awards Council (HETAC), the National Qualifications Authority of Ireland (NQAI) and the Irish Universities Quality Board (IUQB).

Há uns 3 meses, depois que voltei de férias do Brasil e após conversar com alguns colegas, decidi fazer o reconhecimento do meu diploma do curso de Bacharelado concluído no Centro Universitário Senac, em São Paulo. Tomei esta decisão porque pensei que seria uma forma de me equiparar com aqueles que se formaram na Irlanda e tornar mais fácil o reconhecimento do meu currículo por parte dos recrutadores.

Para quem não sabe, a Irlanda tem uma peculiaridade que, acredito eu, não seja comum em nenhum outro país, que é o sistema nacional de qualificação, chamado de “National Framework Qualifications“. Este sistema é composto por 10 níveis, sendo que cada nível corresponde ao reconhecimento obtido em um determinado tipo de curso, sendo o 1 o mais básico de todos. O nível 8 é composto por “Higher Diploma” e “Honours Bachelor Degree”, seguido pelo nível 9 que é referente ao Mestrado e o 10 ao Doutorado. No meu caso, eles reconheceram que o meu diploma é equivalente ao “Honours Bachelor Degree”.

O processo de aplicação para o reconhecimento não é tão complicado, porém exige alguns investimentos, como o para a tradução do seu diploma para o inglês, além de informações que talvez sejam um pouco chatas de se conseguir. Segue abaixo o passo-a-passo para ter o seu diploma reconhecido aqui na Irlanda:

1) Providenciar uma cópia autenticada dos seguintes documentos:

– Diploma ou certificado de conclusão do curso que você deseja que seja reconhecido (o reconhecimento pode ser feito para certificados de treinamentos e cursos rápidos, não necessariamente da faculdade);

– Tradução juramentada do diploma ou certificado;

– Histórico escolar (lista das matérias com as respectivas notas alcançadas);

– Tradução juramentada do histórico escolar;

– Documentação que comprove mudança do seu nome (caso você tenha se casado ou separado), se cabível;

– Documentação relacionada à sua formação de ensino médio, se cabível (eu não enviei esta documentação, não sei em que caso seria necessária).

Atenção: lembre-se de que você precisará apenas da cópia autenticada dos documentos citados acima, não dos originais!

2) Imprimir o seguinte formulário: Application form for recognition of a foreign qualification , preencher com letra maiúscula, anexar os documentos mencionados no item 1 e  enviar para o endereço: Qualifications Recognition, Quality and Qualifications Ireland,  26-27 Denzille Lane,  Dublin 2, Ireland.

3) Aguardar o retorno da carta de reconhecimento pelo correio, que pode levar até 3 meses para ser enviada. Abaixo você pode conferir a carta que eu recebi (as informações pessoais foram cobertas). Caso tenham alguma dúvida, entrem em contato com  o Qualifications  Recognition: (01) 905 8100.

2013-06-27 10.26.03

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
01
jul 2013
POSTED BY
DISCUSSION 145 Comments
TAGS

145 Responses to : Como reconhecer o seu diploma na Irlanda

  1. Lucas disse:

    Olá
    Já acompanho o blog de vcs…

    Como anda os trabalhos para estudantes?

    abraço.

  2. Andrea disse:

    Oi Carla!!
    QUe interessante o post!!!
    Que curso vc fez aqui no Brasil???
    Esse reconhecimento do diploma é muito pedido pelas empresas ai na Irlanda???
    Beijo
    Andrea

    • Carla Marina disse:

      Oi Andrea,
      Fiz Bacharelado em Gestão Ambiental no Senac de SP. Na verdade, para vários tipos de emprego, o fato de ter feito faculdade já nem importa, portanto ter o diploma reconhecido certamente não é preciso. Exemplos são os empregos mais comuns entre os brasileiros que vêm para cá, como garçon, ajudante de cozinha, cleaner, babá e coisas do tipo. Quanto à área de TI, a formação também não pesa, porque a sua experiência é muito mais importante. Já em casos como administração, contabilidade, marketing, etc., quando você pretende trabalhar na sua área de formação, o seu diploma tem muito mais valor, em muitos casos vem na própria descrição da vaga que você tem que ser graduado em tal nível, com o mínimo de nota geral X. Nesses casos valeria reconhecer o diploma. Ainda assim conheço casos de pessoas que trabalham nessas áreas e não fizeram isso, então a decisão é sua, eu preferi fazer, até porque pretendo fazer mestrado mais pra frente, e isso vai me ajudar. Abraços!

      • Cauê disse:

        Olá Carla, boa noite! estou pesquisando sobre a Irlanda e vi que você fez o curso de Gestão Ambiental. Eu fiz Engenharia Ambiental e tenho cidadania Italiana, gostaria de saber o que você acha da nossa área por ai, tem bastante oferta de emprego? você acha que seria dificil para mim conseguir trabalho na área por ai?

        Obrigado!

        • Carla Marina disse:

          Olá Cauê, tudo bem?
          Olha, vou te dizer que apesar de existirem vagas, não é fácil conseguir algo não. Sou gestora ambiental, o que é um pouco mais restrito por não ter muito a parte técnica desenvolvida, mas tenho uma amiga aqui que é Engenheira Ambiental, que também sofreu muito pra conseguir algo, agora ela está trabalhando mas é algo meio informal, após ter trabalhado por um tempo de graça, como foi meu caso também.
          O que vejo muito são vagas de saúde, segurança e meio ambiente, se você tiver experiência com isso, pode ser uma vantagem.
          Abraços!

          • Paulo disse:

            Olá Carla, tudo bem? Vi que você disse que a área de segurança e de saúde têm bastante demanda! Como assim área de segurança? Eu fui policial no Brasil por 5 anos e minha namorada é fisioterapeuta! Estou na Bélgica agora mas comprei um curso e vou para Irlanda no fim do mes! Muito obrigado viu!!

          • Carla Marina disse:

            Olá Paulo, tudo bom?
            Quando digo Saúde e Segurança, me refiro à Saúde e Segurança do trabalho, que é o uma área específica de trabalho, aqui chamada de Health and Safety. Não são duas coisas separadas, é a área que se preocupa com a saúde e segurança do trabalhador.
            Abraços!

  3. Verinha disse:

    Olá Carla, tudo bem? Post muito interessante e útil, parabéns. Vc poderia postar onde é possivel encontrar esses serviços e os valores aproximados. Obrigada Abs.

  4. Ingrid disse:

    Olá,
    gostaria de saber o que você quer dizer quando disse: tradução juramentada, tanto do histórico quanto do diploma

    no aguardo
    grata

    • Carla Marina disse:

      Oi Ingrid, tudo bom?
      Tradução juramentada é quando a tradução do documento tem que ser feita legalmente por um tradutor público, ou seja, um tradutor juramentadoa. Ou seja, você não pode levar para qualquer pessoa traduzir, se não ela não será reconhecida pelo órgão que a solicitou.
      Abraços!

  5. Adriana disse:

    Oi Carla, parabens pelo post, muito esclarecedor!!
    Gostaria de saber quanto voce gastou em media na traducao do diploma e do historico…Procurei no site que voce colou mas nao achei…
    Desde ja mto obrigada 🙂

    • Carla Marina disse:

      Oi Adriana, obrigada! Retomando os e-mails que troquei com a tradutora, vi que gastamos 78,00 reais por diploma (o meu e o do Brú), só pra você ter uma noção.
      Abraços!

  6. Renato disse:

    Olá,

    só preciso trazer a cópia autentica para irlanda e traduzir esta cópia?

    Tem certeza?

    Abraços, e parabéns pelo site muito bonito!!!!

  7. Pingback: Meu primeiro certificado FETAC | Mundo A2 - Irlanda

  8. Carlos Eduardo disse:

    Oi Carla, Já acompanho o blog de vocês faz algum tempo, sempre escuto falar sobre as oportunidades de trabalho na área de TI aí na Irlanda, vocês conhecem algum brasileiro que trabalhe nessa área aí? Sou Analista de Infraestrutura de TI aqui no Brasil e já atuo na área a mais de 10 anos e tenho interesse em mudar de ares para aprimorar meu inglês e etc… Se souber me manda umas dicas ou contatos na minha área. Deus abençoe vocês. Grande abraço.

    • Carla Marina disse:

      Olá Carlos Eduardo, tudo bom? O Brú trabalha com TI, ele é programador front end e recentemente postamos 3 vídeos falando de mercado de trabalho em geral e mercado de trabalho na área de TI, dê uma buscada na área de vídeos de nosso blog!
      Abraços!

  9. Lucas Machado disse:

    Olá Carla, Otimo post realemente me ajudou no que precisava, mas então sou formado em cómercio exterior e estou indo para a irlanda em 2014, trabalho na area aqui no Brasil, tens noção de como esta este mercado para brasileiros ai na Irlanda.

    Obrigado.
    Att
    Lucas Machado

    • Carla Marina disse:

      Oi Lucas, que bom que o post ajudou! Infelizmente não tenho noção de como está essa área por aqui, mas dê uma vasculhada nos sites famosos de emprego daqui para ter uma noção: jobs.ie, monster.ie, indeed.ie, dentre outros. Abs

  10. Adriana Lemos disse:

    Olá Carla e Bruno! Tudo bem?! Procurando informação sobre intercâmbio na Irlanda pelo Youtube há alguns meses, um dos primeiros vídeos que eu assisti foram o de vocês. E a partir daí não parei mais de acompanhar a trajetória de vocês. Eu e o meu marido vamos para Dublin em maio de 2014 mas tenho algumas dúvidas em relação a documentação. Dá para deixar para fazer a tradução juramentada para o inglês da certidão de casamento, dos diplomas e do histórico escolar quando eu já estiver em Dublin? Espero conhecê-los pessoalmente algum dia. Muito obrigada por compartilhar a experiência de vocês com a gente. Abraços! Adriana

  11. Roberto disse:

    Olá! Parabéns pelo blog!!!
    Poderia me informar onde aqui em Dublin eu consigo fazer a cópia autenticada dos certificados?
    Muito Obrigado!

    • Carla Marina disse:

      Obrigada Roberto! Essa vou ficar te devendo, não sei te responder, mas se entrar no grupo do Facebook “Classificados Dublin”e perguntar, tenho certeza que alguém vai saver te responder. Abs

    • Mauricio disse:

      Roberto, eu fiz a tradução dos diplomas e histórico, mas esqueci de tirar a cópia autenticada deles… mas descobri que o Consulado realiza a autenticação, cobrando 5 euros por página em português e 10 euros em inglês, um absurdo, mas não tenho outra alternativa.

      Carla, valeu a dicas, vou postar o formulário com as cópias na semana que vem, inclusive eu também traduzi meus documentos com a Mônica, a partir de sua indicação.

  12. Danilo disse:

    Boa Noite,
    Sou estudante de ciências sociais e estou pensando em ir para Dublin em setembro ou dezembro (não sei qual a melhor época do ano para me mudar dizem que em janeiro é muito frio), quando termino meus estudos para estudar inglês (queria saber sua opinião se vale a pena? ir por uma agencia ou por conta própria?). Trabalho na área de antropologia, etnologia indí
    gena. Será que existe algo nessa área no país, não encontrei nada nas buscas de emprego pelo sites que recomendou.
    Penso como você em fazer alguma especialização, o que sabe sobre oportunidades de cursos em Dublim? Os cursos são caros? existem cursos gratuitos? posso me candidatar em quanto tempo?
    Achei o blog bacana pelo retorno que dá a seus leitores, estão de parabéns.

    • Carla Marina disse:

      Oi Danilo, tudo bom?
      Experiência fora do país sempre vale a pena, recomendamos a todo mundo! Janeiro é realmente frio, talvez seja melhor maio/junho. Não temos conhecimento sobre a sua área aqui, acho que vale perguntar a outros brasileiros que estão aqui por meio dos fóruns e comunidades do Facebook, é mais provável que encontre alguém que seja da sua área. Existem várias opções de cursos em Dublin, desde cursos em faculdades mais renomadas, como Trinity, UCD, DCU e DIT, até outras instituições menores, e nem por isso ruins, depende muito de que tipo de especialização você quer fazer. Desculpe, mas o melhor mesmo é fazer uma busca na internet e contatar as escolas para saber os valores, caso não encontre online. Abraços!

  13. Amanda disse:

    Boa noite, tudo bem?
    Sou formada em direito aqui no Brasil e gostaria de saber se após todos os trâmites necessários conseguiria validar meu diploma aí na Irlanda. Não sei se vocês saberão me passar tal informação, já que é bem específico por causa do curso…mas é uma curiosidade que tenho pois ainda este mês estarei me mudando para Cork com meu marido que possui cidadania européia, seria ótimo se eu conseguisse aproveitar o curso que fiz por aqui.
    Obrigada!

    Amanda.

  14. Miizi Gomes disse:

    Olá! Esse post parece ter sido escrito para mim! kkkkk’ Estava pensando em levar meus documentos da faculdade para tentar o reconhecimento do meu Diploma ai na terrinha verde, mas não sabia como fazer e nem quais documentos levar! E voilá! Vocês postam sobre isso! Parabéns pelo blog! Aprendi a andar de transporte público com vocês, em tese! kkkkkkkkk’
    Carla, só me tire uma dúvida, se você souber, é claro, conhece ou sabe acerca do reconhecimento de diplomas na área de direito? Tô querendo mais pra frente buscar um mestrado em d. internacional..
    Abraços!

  15. Mauricio disse:

    Oi Carla, tudo bem?
    Me tira uma dúvida, você enviou o original da tradução, as cópia autenticadas das traduções ou as cópias simples das traduções?
    Quando eles retornam com a carta de reconhecimento você recebe de volta as traduções?
    Estou em dúvida se envio o original da tradução ou se precisarei delas no futuro.

    • Carla Marina disse:

      Oi Maurício, tudo bom?
      Enviei a cópia autenticada, não é preciso enviar o original, até porque, pelo que eu me lembro, eles não devolveram os documentos enviados. Abs!

  16. Larissa Tardelli Pontes disse:

    Bom dia Carla, obrigada pelo post! Você tirou a cópia autenticada no cartório do Brasil mesmo? Precisa ser alguma autenticação específica que reconheçam na Irlanda?

    • Carla Marina disse:

      Oi Larissa, tudo bom?
      Sim, tirei cópia autenticada no cartório do Brasil, não tem nada de diferente que ela precisa ter, é a cópia autenticada que estamos acostumados mesmo.
      Abraços!

  17. Leandro disse:

    Olá Carla, tudo bem?

    eu trouxe para Irlanda apenas os originais das traduções. Você sabe se as cópias simples são aceitas?

    Caso só sejam aceitas as cópias autenticadas, onde posso autenticá-las?

    Muito obrigado

  18. Gabriel Costa disse:

    Olá parabéns pelo blog e pelos videos.

    Acho que talvez vocês possam sanar a minha dúvida: Eu sou analista de testes trabalho na área a mais ou menos 4 anos contando o (estágio e CLT) só que eu ainda não me formei na faculdade. Acabei empurrando com a barriga e estou pensando seriamente em ir para irlanda para aprimorar meu inglês (já que não tenho fluência ainda) e gostaria de saber se eu tenho chances de ser contratado como testador sem ter a faculdade ai na irlanda ? para eu mudar meu visto de estudante para work permit eu preciso ter completado a faculdade ? Sei que eu preciso mudar de visto para trabalhar na área de TI, mas é possível fazer isso sem a faculdade? Muito obrigado desde de já.

  19. Thaís disse:

    Você precisou fazer continuidade de estudos?
    Sabe se na área da saúde isso é exigido?

    Pois todos os países que pesquisei vc só consegue reconhecer seu diploma de enfermeiro ou dentista se estudar por mais uns 2 anos…
    Como funciona aí na Irlanda???

    • Carla Marina disse:

      Olá Thaís, tudo bom? Não temos conhecimento para te responder, apenas sei que uma conhecida começou o processo para se tornar enfermeira aqui e precisou fazer cursos específicos. Desculpe não poder ajudar! Abs

  20. Priscila disse:

    Carla, td bem? Estou indo com meu namorado em novembro/14. Eu gostaria de sugerir um assunto pq eu procuro muito e nunca vi nenhum post ou vídeo a respeito. Existem cursos part-time em Business (RH, finanças) e também contabilidade, etc, que duram 1 ano, 2 anos e eu já vi na UCD, por exemplo, Bacharel em RH e eu estou realmente interessada em fazer esses cursos, mas não consigo entender ainda por onde começar. Tem como fazer um post informativo, já que vcs conhecem muitas pessoas, pra eu saber como devo me inscrever, como funciona o curso, qual a probabilidade de emprego, enfim.

    Obrigada pela atenção e estou adorando o blog de vcs! Salvou muito minha pele, tirou várias inseguranças que eu tinha sobre minha ida a esse país e me deu mais vontade ainda de chegar em Dublin!

    beijos!

    • Carla Marina disse:

      Olá Priscila, tudo bom?
      Quem bom que temos ajudado! Estamos mega atrapalhados com várias coisas na nossa rotina e estamos meio devagar com a postagem de novas matérias, mas vou considerar a sua dica sim, obrigada!
      Abraços!

      • Priscila disse:

        Carla, muito obrigada! por acaso logo depois que te escrevi sugerindo eu vi sobre o seu curso FETAC e era exatamente o que eu procurava! De qualquer forma agradeço a atenção e prontidão em responder! Até mais! bjos

  21. Iris disse:

    Olá, gostaria de saber se tem como eu enviar a documentação pra esse endereço que você passou direto daqui do Brasil. Outra coisa, um amigo me falou que precisa antes mandar pro Itamaraty chancelar as traduções juramentadas. Você precisou fazer isso? Você sabe se eles validam também pra diplomas de mestrado? Valeu!!!

    • Carla Marina disse:

      Oi Iris, tudo bom?
      Não sei se nessa altura já resolveu suas dúvidas, ficamos afastados do blog e só agora vimos seu comentário. Acredito que o problema não seria como enviar os documentos daí, mas sim se eles te mandariam de volta para o Brasil, e isso não sei te responder (talvez seja melhor ligar no número que coloquei no post).
      Com relação à tradução juramentada, eu não precisei enviar para o Itamaraty não, não sei sei isso é algo novo. E sim, eles validam diploma de mestrado também!
      Abraços!

  22. Guilherme disse:

    Oi Carla, tudo bem?!
    Acompanho o blog&vlog de vocês há um tempinho e esse foi um post que me chamou atenção assim que foi ao ar e agora tive acesso a todos os documentos para aplicar para o processo também!
    O que eu gostaria de saber é se:
    Tu acha que existe algum problema de eu enviar o diploma original no caso ou o histórico original ao invés de cópias?
    Pois eu acabei pegando os documentos necessários no Brasil mas esqueci de tirar cópia autenticada dos mesmos,e agora não sei o que fazer..

    Abração e sucesso pra vocês!

    • Carla Marina disse:

      Olá Guilherme, tudo bom?
      Não tenho certeza se eles aceitam o original, pois eles deixam claro que é para enviar a cópia autenticada. No entanto, é possível encontrar lugares aqui em Dublin para fazer as cópias autenticadas, dê uma pesquisada na internet!
      Abraços!

  23. Adalberto Pinharvel de Lima disse:

    Por favor Bruno e Carla necessitamos de ajuda sobre validação, de diploma a minha filha que está em Dublin mas não conseguiu validar ainda o Diploma de Engenharia ,ela tem de ir a Garda para carimbar as copias, ela foi mas onde ela foi indicaram para ir a outro local da Garda , pergunta, esta Garda é a Garda National do GNIB ou é outra Garda como seria isto ?? Por favor ajude-nos, se puderem com detalhes porque pediram pra minha filha escrever alguma coisa na copia e ela não sabe o que escrever.

    • Carla Marina disse:

      Olá Adalberto,
      Desculpe não poder ajudar, nossos documentos foram autenticados no Brasil e não sabemos onde levar para serem autenticados aqui. A única informação que encontrei na internet é que se o documento foi emitido aqui na Irlanda, deve ser documentado no Departamento de Relações Exteriores (Department of Foreign Affairs) e se foi emitido no Brasil, parece que tem que ser levado na Embaixada Brasileira, mas não tenho certeza. Peça para a sua filha ligar na Embaixada, eles devem saber orienta-la melhor. Boa sorte!

    • Carla Marina disse:

      Olá Adalberto, tudo bom?
      Estamos numa correria e só agora paramos para responder aos posts, acredito que nessa altura sua filha já deva ter resolvido o problema. De qualquer forma não saberíamos te ajudar, já que quanto fiz o reconhecimento do meu diploma, não tive que levar para a Garda. Se ela ainda não resolveu o problema, peça para ela ligar neste número, que é o do escritório responsável pelo reconhecimento de diplomas: (01) 905 8100, eles devem saber esclarecer a dúvida dela.
      Atenciosamente,

  24. Edna disse:

    Oi Carla,
    Sobre a autenticação da copia do diploma: pode ser feita no Brasil, ou deve ser feita aqui na Irlanda?
    Obrigada desde já por sua atenção!!

  25. Juliana disse:

    Bom dia!
    Sou enfermeira e pretendo exercer a mesma profissão na Irlanda.
    Gostaria de saber se você conhece algum enfermeiro do Brasil que está em transição de revalidação do diploma ou que já revalidou, ficaria muito grata se pudesse me ajudar.
    Agradeço desde já.

    • Carla Marina disse:

      Olá Juliana, tudo bom?
      Conheci uma enfermeira brasileira que foi tentar ser enfermeira aqui também, mas ela não foi até o fim com o processo e eu não acompanhei o que ela fez pra tentar conseguir. O que posso te dizer é que a tradução do diploma não é suficiente, me recordo que ela tinha que fazer alguns cursos para nivelar o conhecimento dela. É algo possivel, mas tem que pesquisar e ver o que tem que de fato ser feito!
      Abraços!

  26. Thassia disse:

    Oi,

    Eu gostaria de saber se fazendo esse processo a pessoa ja esta habilitada a exercer a sua profissao na Irlanda (no caso fisioterapia) da mesma maneira que exerce no Brasil. Sera que voce teria essa informacao?
    Desde ja agradeco

    • Carla Marina disse:

      Olá Thassia, tudo bom?
      Este processo é mais para quem quer fazer um curso superior aqui, acredito que cada profissão tem suas especificidades. Conheci uma menina que era enfermeira no Brasil e foi tentar atuar aqui também, mas me disse que tinha um processo pelo qual ela tinha que passar para nivelar o conhecimento dela, como fazer alguns cursos específicos. Você tem que se informar com relação à sua profissão!
      Abraços!

  27. Hellen disse:

    Ola..bom dia..estou interessada em ir pra irlanda a trabalho…sou dentista..vc acha q na minha area tb so e necessario esse reconhecimento dos diplomas e certigicados? E mais uma pergunta…essa traducao juramentada eu faco onde? Sou do rj. Obrigada…aguardo contato.

    • Carla Marina disse:

      Olá Hellen, tudo bom?
      Não sei te informar a respeito da sua profissão, não conheço ninguém aqui desta área. No entanto, já vi anúncios de dentistas brasileiras por aqui, como este: https://www.facebook.com/brilliantsmiledublin
      De repente vale entrar em contato e ver como funciona!
      Quanto a tradução juramentada, encontrei uma tradutora juramentada procurando no Google, não fui em nenhum lugar específico.
      Abraços!

  28. Patrícia disse:

    Boa Tarde Carla, você estar de parabéns pelo lindo trabalho. Eu e meu marido iremos nos forma em dezembro de 2016. Já compramos um pacote pela Agencia Cupollilar, e estamos pensando em ir em Fevereiro de 2017. Porém nossa maior preocupação é de nossa formação não ser reconhecida ai. Eu irei me formar em arquitetura e Urbanismo e Ele em odontologia. Conversamos com um amigo nosso e ele informou o seguinte:
    “Nenhuma formaçao é reconhecida em outro pais se nao houver a legalização e atualizacao qlqr formado deve fzr cursos para poder trabalhar na sua area aqui. Se ele atualizar o curso dele aqui, entrar num processo isso com um advogado ele consegue sim. Mais com certeza se quiser trabalhar aqui na area dele nao sera facil e menos ainda barato.”

    Esse nosso amigo mora na Irlanda. Gostaria de Saber por você, passo a passo se for possível, como faço para reconhecer o meu diploma junto ao do meu marido, qual é a democracia? Desde já muito obrigada pela atenção e carinho.

    • Carla Marina disse:

      Olá Patrícia, tudo bom?
      Na verdade eu não tenho conhecimento para responder a sua dúvida, o reconhecimento que fiz do meu diploma foi apenas porque estava pensando em fazer um mestrado aqui e eles exigem o reconhecimento do diploma para isso. O processo do reconhecimento é o que eu já expliquei no blog, porém isso não quer dizer que você não terá que suprir o conhecimento faltante, pois dependendo da carreira, como enfermagem,você precisa fazer cursos específicos aqui, por mais que já seja formada no Brasil. Desculpe não conseguir ajudar…Abraços!

  29. Anderson disse:

    Oi Carla, muito bacana o seu post!
    Tenho dúvidas com relação a minha área de trabalho, sou formado na área de TI e trabalho com desenvolvimento de software, preciso fazer a tradução juramentada dos meus diplomas para conseguir trabalho na área?
    E será que consigo trabalho na área mesmo com o visto de estudante?

    Muito obrigado

    • Carla Marina disse:

      Olá Anderson,
      Na área de TI é mais raro eles pedirem o diploma, meu marido já trabalhou em algumas empresas e ninguém exigiu isso, o que conta mesmo é o seu currículo, neste caso.
      Conseguir emprego em TI com visto de estudante já é mais complicado, pode tentar encontrar um part-time, ou fazer algum acordo com a empresa, mas acho mais difícil conseguir.

  30. Tiago disse:

    Olá Carla, td bem?
    Sou formado em física.
    Vc sabe se é possível eu fazer um mestrado na Irlanda na área de física?
    Vc tem ideia de como faz pra dar aula de ciências ou até msm física nas escolas irlandesas?
    Obrigado dsd já.
    Abraços

    • Carla Marina disse:

      Oi Tiago, tudo bom? Acredito que seja possível fazer o mestrado sim, sem problemas, como qualquer outro curso. As escolas mais famosas são a Trinity College, UCD e DCU, depois entra no site delas pra dar uma olhada se tem o curso que queira lá! Para isso você tem que ter seu diploma reconhecido e tem que ter o certificado do IELTS, TOEFL ou afins. No site da faculdade mesmo, quando entra em “como aplicar para os cursos”, eles falam quais certificados aceitam e a nota que precisa. Quanto a dar aula, já não sabemos como funciona! Abraços e boa sorte!

  31. André disse:

    Eu tenho um diploma de tecnólogo onde o curso teve duração de 4 anos, no caso seria equivalente a um Higher Diploma? Também possuo uma especialização, isso me habilitaria a uma eventual equivalência no Post-Graduate Diploma?

    No caso da tradução juramentada, qualquer tradutor certificado pelo meu estado serve?

    • Carla Marina disse:

      Oi André, tudo bem?
      No meu caso, que eles reconheceram meu diploma de faculdade, o reconhecimento foi equivalente a uma faculdade daqui, agora não sei como seria se eu tivesse apresentado um diploma de especialização. Além disso, talvez varie caso a caso, dependendo da profissão/tipo de curso. Mas tudo isso são “achismos”, o melhor é entrar em contato com eles para esclarecer melhor. Quanto ao tradutor, se for “juramentado”, serve! Abraços!

  32. Priscilla disse:

    Olá Carla, parabéns pelo blog!!

    Eu estou formando em nutrição esse ano, e eu estava pensando em atuar na área na Irlanda. Você sabe me dizer se há procura por essa profissão ai? E também gostaria de saber se com o diploma reconhecido facilita a entrada no país?

    • Carla Marina disse:

      Oi Priscilla, tudo bom?
      Não temos conhecimento sobre a área de nutrição na Irlanda, talvez seja interessante você pesquisar nos sites comuns de emprego daqui pra ver se há oferta de emprego (www.jobs.ie, http://www.monster.ie, http://www.indeed.ie). Quanto ao reconhecimento do diploma, isso não interfere em nada na sua entrada no país, apenas te ajuda na hora de aplicar para um curso em faculdades e pode ser que te ajude na hora de conseguir um emprego.
      Abraços!

  33. Paula Franco Nazato disse:

    Olá! Primeiramente, gostaria de dizer que adoro o blog de vocês e tem me ajudado muito com inúmeras informações. Estou indo em Junho/2015 em definitivo para Dublin e gostaria de reconhecer meu diploma lá. Na verdade preciso de indicação de um tradutor juramentado aqui no Brasil, vocês poderiam me ajudar com isso? Obrigada. Grande abraço. Paula.

  34. Gyorgia Lima disse:

    Ola!!! Mto bom o post!!! Vc sabe me dizer se o processo continua o mesmo? Sou formada em Engenharia Ambiental e gostaria de fazer algum trabalho na nossa área. Vc sabe como está o mercado? É possível?
    Obrigada!!!

    • Carla Marina disse:

      Oi Gyorgia, tudo bom? Não podemos afirmar se o processo continua o mesmo, acreditamos que sim. Quanto a trabalhos na área ambiental, sempre vejo vários anúncios, especialmente na área de saúde e segurança. Se você tem experiência e tem o passaporte europeu, é possível que consiga algo! Abraços e boa sorte!

  35. Caio disse:

    Olá Carla, tudo bem?
    Sou formado em farmácia no Brasil e já traduzi juramentado meu diploma e histórico lá e estou com ele em mãos aqui, mas não sabia que precisava ser cópia autenticada, sabe se aqui tem como autenticar essas cópias como no Brasil ou é diferente? Conhece algum lugar?
    Muito obrigado e parabéns pelo post.

  36. Monique Machado disse:

    Olá Carla, tudo bem?
    Gostaria de saber se devo reconhecer firma dos documentos em português ou das traduções juramentadas? Ou dos 2?

    E umas dicas: vc sabe como anda a area de TI por ai?

    • Carla Marina disse:

      Olá Monique, tudo bom?
      Apenas os documentos traduzidos devem ser reconhecidos. A área de TI é muito promissora aqui, sempre precisam de profissionais!
      Abraços!

  37. Glábsom Gomes disse:

    Oi Carla. parabéns pelo post
    Sou Dentista a 10 anos de formado, tenho uma especialização em ortodontia e estou especializando agora em implante, mas possuo uma pós nessa área, sabe me informar se poderei trabalhar aí? será que reconhecem o meu diploma? onde posso pesquisar isso? conhece algum dentista brasileiro que trabalha aí para que eu possa entrar em contato?
    nossa são muitas perguntas me desculpa
    obrigado

  38. Bruna disse:

    Oi Carla!
    Voce sabe me falar alguma coisa sobre o processo pra validacao do diploma de enfermeiro? Sou formada no Brasil, atualmente morando nos Estados Unidos, mas pensando em ir pra Irlanda. Voce sabe de algo sobre o mercado de trabalho e a obtencao de visto como enfermeiro?
    Obrigada desde ja!
    Beijao!

  39. Adriano disse:

    Queria dar os parabéns pelo blog, muitas informações e dicas uteis!!

    Em relação ao reconhecimento do diploma fiquei com algumas duvidas e curiosidades, caso possam me responder ficarei feliz!

    1- A cópia autenticada do diploma e do histórico deverá ser autenticada por um cartório? pela propria faculdade ? ou embaixada algo assim..

    2- Após realizar a tradução juramentada preciso autenticar essa tradução em algum órgão aqui Brasi? (perguntei isso porque para tirar cidadania italiana é necessário traduzir documentos tambem por um tradutor juramentado e depois disso é necessário validar isto, neste momento nao lembro especificamente em qual órgão…)

    3- Minha area de formação é TI, tenho 3 anos de experiência aqui no Brasil, acha que se eu fizer isso me ajudaria a conquistar uma vaga na area ? (sei que tem os outros fatores como a fluencia no idioma etc… mas queria saber se o meu diploma iria fazer alguma diferença)

    por fim essa acho que muitos querem saber kkkkk

    aproximadamente quanto fica essa brincadeira de traduzir os documentos aqui no Brasil ?

    • Carla Marina disse:

      Olá Adriano, tudo bom? Com relação às suas dúvidas:
      1- A autenticação pode ser feita em cartório no Brasil;
      2- O que será autenticado será a cópia da tradução juramentada, porque você não terá que submeter os documentos originais;
      3- A área de TI é muito forte na Irlanda e o diploma não conta muito, o que conta mais é a sua experiência. ter o Linkedin atualizado e em inglês talvez seja mais valioso do que ter o seu diploma reconhecido (isso para a área de TI).
      4- Não tenho como passar os valores, além de termos feitos há muito tempo atrás, o preço varia de acordo com o tamanho do documento que irá traduzir.
      Abraços e boa sorte!

  40. Carina Seles disse:

    Olá Carla. Adorei o post. Tenho interesse em ir para a Irlanda para trabalhar como enfermeira. Gostaria de saber se vc sabe seu eu posso fazer minha validação de diploma daqui do Brasil ou eu tenho que estar na Irlanda?

    Aguardo contato.;)

    • Carla Marina disse:

      Oi Carina, tudo bom?
      Todo esse processo eu fiz estando na Irlanda, porém este post é antigo e algumas coisas mudaram, é melhor pesquisar para ver o que mudou!
      Abraços!

  41. Larissa Pontes disse:

    Bom dia pessoal,

    No edublin estão dizendo que uma das novas regras é validar o diploma no ministerio das relações exteriores e na embaixada irlandesa aqui no Brasil.. A informação procede?

    • Carla Marina disse:

      Oi Larissa, tudo bom?
      Meu post sobre o diploma tem mais de 1 ano e não pesquisei mais sobre o assunto. Sei que algumas coisas mudaram, então é melhor se informar, a informação pode ser que seja válida.
      Abraços!

  42. Aline disse:

    Tem certeza de que as cópias são autenticadas? Em inglês está como “scanned copy”, o que significa simplesmente “cópia digitalizada”.

    • Carla Marina disse:

      Oi Aline, tudo bom?
      Já faz mais de um ano que fiz este post e agora que você mencionou, chequei no site e vi que muita coisa mudou, como a questão da cópia autenticada. Nossos posts relatam as experiências que tivemos, mas o tempo passa e as coisas mudam, por isso é bom ficarem atentos às mudanças!
      Abraços!

  43. Dayane disse:

    Oi! Estive pedindo alguns orçamentos de tradução juramentada por esses dias (o objetivo seria aplicar pra bolsas de pós-graduação futuramente), e uma das empresas me retornou dizendo que além da tradução juramentada, poderia ser feito um procedimento no DF para comprovar a validade do curso frequentado no Brasil (bem cara a taxa para fazer). Sabe me informar se esse documento de comprovação é realmente necessário ou se apenas a tradução juramentada do diploma e histórico bastam? Obrigada pela atenção 🙂

    • Carla Marina disse:

      Oi Dayane, tudo bom?
      Para o processo de reconhecimento do diploma aqui na Irlanda, você precisa apenas dos documentos que eu listei mesmo, eu não precisei desse comprovante que te falaram não!
      Abraços!

  44. DELANO TOSE CORONA disse:

    Ola Carla… sou formado em educação física e tenho pós na área da educação. Sera que existe possibilidade de validarem meus diplomas?
    se possivel me responder por e-mail.
    Desde ja agradeço.

    • Carla Marina disse:

      Olá Delano, tudo bom?
      Não sei como funciona para as demais profissões, imagino que deva seguir o mesmo processo que eu fiz e no final eles devem te orientar se é preciso que você complemente sua experiência com algum curso específico deles. O melhor é enviar um email a eles perguntando!
      Abraços!

  45. Carolina disse:

    Olá,
    Muito interessante essa informacao, nem sabia que era possível, achei que teria que fazer prova pra revalidar.
    Sabe me dizer se pra área de nutrição vale a pena?
    Beijos.

    • Carla Marina disse:

      Olá Carolina, tudo bom?
      Não sei como funciona para as demais profissões, imagino que deva seguir o mesmo processo que eu fiz e no final eles devem te orientar se é preciso que você complemente sua experiência com algum curso específico deles. O melhor é enviar um email a eles perguntando!
      Abraços!

  46. Angélica Lozano disse:

    Olá sou dentista aqui em SP estou indo para Dublin e gostaria de saber se para validar meu diploma lá é da mesma forma que foi seu curso aqui… ou se sabe como devo fazer?
    Obrigado

    • Carla Marina disse:

      Olá Angélica, tudo bom?
      Não sei como funciona para as demais profissões, imagino que deva seguir o mesmo processo que eu fiz e no final eles devem te orientar se é preciso que você complemente sua experiência com algum curso específico deles. O melhor é enviar um email a eles perguntando!
      Abraços!

  47. cinthia disse:

    Bom dia Carla , onde posso autenticar meus documentos? Obrigada

  48. Rui Sousa disse:

    Olá, estou a fazer um trabalho para a faculdade precisamente sobre a Medicina Dentária na Irlanda. Por acaso vocês sabem se o procedimento seria igual para o reconhecimento do diploma na irlanda tendo sido o curso feito em Portugal?

  49. Raquel disse:

    Oi.tenho uma duvida, vc fez a tradução juramentada aqui no Brasil ou la na Irlanda??

  50. Tamiris Borges disse:

    Olá, eu me formei em Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Estácio em 2014, faço inglês no cna e gostaria de aperfeiçoar meu inglês e ter uma expectativa\oportunidade de carreira melhor que aqui no Brasil. Seria fácil trabalhar na irlanda na minha área (meio ambiente)?

    • Carla Marina disse:

      Oi Tamiris, tudo bom?

      Também sou formada em Gestão Ambiental e confesso que tem sido extremamente difícil conseguir emprego na área. Fiz muito trabalho voluntário e trabalhei de graça pra conseguir experiência aqui. Sempre vejo muitas vagas de saúde e segurança, se você tem experiência com isso, talvez tenha uma chance melhor (mas ainda assim tem que fazer cursos aqui, pois a legislação é diferente).

      Boa sorte!

  51. Mayara disse:

    Olá Carla.
    Muito bom o post, fiquei muito interessada. Vi numas respostas acima que você falou sobre vagas de saúde, segurança e meio ambiente. Eu trabalho nessa área há 6 anos. Vou para a Irlanda em Fevereiro do no ano que vem. Você poderia me indicar onde posso procurar por tais vagas? Ou ainda, se tiver algum contato,poderia me ajudar?
    Muito obrigada!

    • Carla Marina disse:

      Oi Mayara, tudo bom?

      Não conheço ninguém dessa área, mas acho que você já tem uma vantagem por ter bastante experiência na área. Acho que ainda terá que fazer algum curso por aqui, por conta da legislação ser diferente (e para dar mais credibilidade), mas com o seu conhecimento será mais fácil. Os sites onde geralmente procuro empregos são: Indeed.ie; Monster.ie; ecocareers.ie; jobs.ie

      Abs e boa sorte!

  52. Lisiane disse:

    Ola! Tudo bem? procurando informações sobre o assunto.. encontrei o blog de vocês! Você legalizou os documentos no Brasil? Junto ao MRE e no Consulado da Irlanda no Brasil?
    Adorei o blog!!
    =D

  53. Vinícius disse:

    Oi Carla, tudo bem?
    É solicitado também algum exame de proficiência na língua? É preciso saber irlandês ou o inglês é bem aceito?

  54. simone disse:

    Oi Carla

    Sou técnica de enfermagem no Brasil e ja vivo na irlanda ha 7 anos, estou querendo voltar a trabkhar como enfermeira. Vc sabe se o reconhecimento para diplomas na área da saúde são realizados da mesma forma?

    Obrigada

    Simone

    • Carla Marina disse:

      Oi Simone, tudo bom?

      Não sabemos como funciona, no entanto conheci uma menina também enfermeira que estava tentando atuar na área aqui e disse que precisava fazer cursos obrigatórios, mesmo já sendo formada no Brasil e tendo experiência. Também li uma notícia ontem que pode ser muito boa pra você, que a Irlanda abriu um processo pra contratar enfermeiras do exteriror. Veja o link: http://www.thejournal.ie/nurses-abroad-jobs-2231183-Jul2015/

      Abraços e boa sorte!

  55. Juliana disse:

    Boa tarde Carla Marina!

    Gostaria de saber qual o valor que você pagou para o reconhecimento do seu diploma aqui na Irlanda porém é somente para dar continuidade a sua educação, certo? Porque para trabalhar precisa ser reconhecido por uma organização específica, como o meu diploma é em Enfermagem tenho que aplicar para o Nursing Board.
    Estou pensando em revalidar o meu diploma também, caso eu queira fazer alguma pós graduação. Gostaria de saber se você teve que pagar por cada matéria que você cursou na faculdade ou é incluso tudo em um único preço?
    Adorei seu blog!!!

    Abraços!

  56. Richard Silva disse:

    Muito interessante este artigo. Deu pra ter uma noção melhor dos requisitos para validar o diploma na Irlanda.

    Estou no processo de reconhecer o meu curso também para facilitar minha vida enquanto estiver estudando lá.

    Uma dica que eu posso dar é pesquisar bastante sobre as traduções, que variam bastante de preços.

    Traduzi meus documentos pelo site
    http://www.traducoes-naati.com.br

    e saiu bem mais barato do que os outros tradutores que cotei.

    Outra dica importante é se tiver dúvidas sobre quais documentos enviar é contatar QQI para tirar suas dúvidas, assim evita retrabalho!

  57. Marcella disse:

    Olá Carla. Veja se entendi bem: preciso da cópia autenticada do documento e, após realizada esta cópia, o documento (cópia) precisa passar por uma tradução juramentada. É só isso? As assinaturas apostas no diploma/histórico, por exemplo, precisam ter firma reconhecida em cartorio?
    Outra dúvida, certidão de casamento precisa ser levada em copia autenticada? Precisa de algo especial para ter validade?
    Aguardo seu retorno e desde já agradeço.

  58. Eloá disse:

    Olá Carla!
    Tudo bem?
    Sou dentista, no Brasil e estou doida pra ir embora daqui!
    Você sabe se para reconhecer meu diploma na Irlanda, fazendo os procedimentos que vc fez, eu consigo?
    Porque já pesquisei em outros países e é tudo muito caro, burocrático e demorado…
    Desde já, agradeço.

    • Carla Marina disse:

      Oi Eloá, tudo bom?
      Desculpe, mas não sei te informar. Existem alguns dentistas brasileiros aqui, procura na internet e tenta entrar em contato pra saber como fizeram!
      Abraços!

  59. Illana disse:

    Oi! Estou terminando a graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e gostaria muito de saber como funcionam as coisas aí pra nossa profissão porque tipo, aqui no Brasil é obrigatória a presença de farmacêuticos nas drogarias e tal, e aí, como funciona? Pra eu validar o diploma seria nesse esquema aí ne? É muito dificil? Nao fui dos alunos destaque, sempre mediana, aprovei em tudo sempre mas nunca com as maiores notas. Será que eu conseguiria trabalhar na área ai? Como é o mercado?

    • Carla Marina disse:

      Olá Illana, tudo bom?
      Infelizmente não temos conhecimento pra te informar, sabemos que há farmacêuticos nas drogarias, mas não sabemos como funciona pra você trabalhar na área aqui e não sabemos como está o mercado nessa área.
      Desculpe!
      Abs

  60. Érica disse:

    Boa tarde,
    Estou me formando em Serviço social, e tenho muita vontade de ir para a Irlanda, porém gostaria de trabalhar na minha área, por isso adorei as informações para validar o diploma.
    Gostaria de saber se o campo de serviço social aí é amplo ou restrito? Desde já Grata

    • Carla Marina disse:

      Olá Érica,
      Desculpe mas não temos conhecimento, dê uma olhada nos sites de emprego daqui e veja se encontra vagas na sua área : Monster.ie, Indeed.ie, Jobs.ie
      Abraços!

  61. Daniel disse:

    Olá como vai? Li sobre a validação do diploma, tenho uma duvida, com essa validação eu já consigo atuar na minha área?? No caso sou formado em odontologia aqui no Brasil e gostaria de um futuro próximo me mudar para Irlanda… Obrigado.

    Fico no aguardo!!
    Até

    • Carla Marina disse:

      Olá Daniel, tudo bom?
      Não sei te informar, apenas fiz o reconhecimento do meu porque estava pensando em fazer mestrado por aqui, e isso seria necessário. Há alguns brasileiros que trabalham com odontologia aqui, pesquise na internet e entre em contato com eles para saber como foi o processo! Abraços e boa sorte!

  62. Rayra Ribeiro disse:

    Olá Carla,bom dia!! Sou formada em Educação Física e tenho muita vontade de morar na Irlanda, vi nos posts mais acima que a área de saúde e segurança no trabalho são bem requisitadas. Tenho experiência em trabalhar em empresas com Ginastica Laboral para funcionários entre outras coisas… Você acha que é muito difícil conseguir um emprego nessa área por ai??
    Abraços!!

    • Carla Marina disse:

      Oi Rayra, tudo bom?
      Pode ser que haja oportunidades pra você aqui, dê uma olhada nos sites de empregos mais famosos (Monster.ie, Indeed.ie, Jobs,ie) e procure por Health & Safety, ou OHSAS, e veja o que encontra!
      Abraços!

  63. Edi Galiano disse:

    Boa Noite!!!

    Trabalho a 12 anos como tecnico de enfermagem,tenho experiencia e m Uti´s,emergencia,laboratorio e cuidados em enfermaria,pesquisando um pouco notei que na irlanda precisa-se muito de profissional da saude,voce acha que conseguiria trabalho nessa area sem validar meu certificado?

  64. CLEUBER disse:

    Bom dia Carla, sou Dentista no Brasil eu e minha esposa e tenho pós em odontologia do trabalho, O que vc acha da área de odontologia? Validando o diploma podemos trabalhar por aí? O inglês é fundamental?
    Desde já agradeço pelo blog, muito bom!

    • Carla Marina disse:

      Olá Cleuber,
      Já vi alguns anúncios de brasileiros que atuam como dentista aqui, só não sei como fizeram para conseguir o emprego. Vale a pena fazer uma pesquisa no Google, encontrar esses dentistas brasileiros e tentar entrar em contato para saber como fizeram e o que é preciso.
      Abs e boa sorte!

  65. Eduarda Faria disse:

    Olá, boa noite! Estou finalizando o curso de Engenharia Civil e estou com planos de tentar uma pós na Irlanda, porém, é bem complicado de se conseguir informações sobre várias coisas com relação a Irlanda e outros países, por isso achei o blog de vocês realmente interessante. Bom, tenho várias dúvidas pra fazer, rs, por onde posso começar?! Nem sei se posso tirar tantas dúvidas assim, mas vou tentar né. rs
    O que vocês acham desse ramo por aí? Acha uma boa área para se trabalhar/estudar/conseguir um emprego (na área ou não)? Acha que para eu reconhecer meu diploma nesse país, seria o mesmo procedimento ou iria requerer alguma prova² Pergunto porque é uma questão difícil e que não se tem a resposta em qualquer lugar.
    Espero imensamente que vocês possam me ajudar. Obrigado! 🙂

    • Carla Marina disse:

      Oi Eduardo, tudo bom?
      Não temos conhecimento sobre empregos nesta área, o que podemos dizer é que até o ano passado a área da construção civil estava bem parada devido à crise, mas que agora que a Irlanda está se recuperando com rapidez, vê-se muitos mais obras pela cidade, o que deve ser um bom sinal para a área de Engenharia Civil. Se quiser dar uma fuçada pra ver se tem vagas na sua área, os sites mais comuns de emprego aqui são o Monster.ie, Indee.ie, Jobs.ie. Também não sei se precisaria fazer algum curso complementar, acredito que depois que fizer o processo de reconhecimento de diploma você terá uma noção maior do que o seu diploma corresponde com o diploma daqui. Também vale a pena traduzir seu CV e mandar para algumas vagas, às vezes dá sorte de gostarem de você e te oferecerem visto de trabalho, o que é outra coisa que você precisaria pra trabalhar aqui caso não tenha cidadania européia. Espero ter ajudado Abraços e boa sorte!

  66. Ana disse:

    Quanto custa para reconhecer o diploma na Irlanda?
    Não consegui localizar o formulário para preencher.
    Pode me ajudar?

  67. Renato Moraes disse:

    Carla, boa tarde.

    Estou finalizando a graduação em farmácia e começando meu mestrado em farmacoeconomia. Além disso, estou no processo de obtenção de dupla cidadania Brasil-Portugal.

    Você saberia me dizer como é o mercado para profissionais farmacêuticos? Preferência por industrias farmacêuticas e áreas como farmacovigilância, assuntos regulatórios e farmacoeconomia.

    Grato,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *