Carta de motorista na Irlanda – parte 1

direção

Oi pessoal, tudo bom?

Gostaria de compartilhar com vocês como é o processo para tirar a carta de motorista aqui na Irlanda, portanto dividirei o post em duas partes, uma com o processo para adquirir a carta provisória (que é o estágio onde eu me encontro) e a outra para conseguir a permanente.

Antes de mais nada, como vocês devem ter visto em outros blogs, é possível usar a carta brasileira para dirigir aqui. O problema, no entanto, é que para ter o seu próprio carro, é obrigatório um seguro, que não é o seguro do carro, mas sim um seguro no nome da pessoa, e o preço desse seguro é mais alto para quem não tem a carteira irlandesa. Outro fator implicante, segundo o site do e-Dublin, é que os empregadores que exigem carta de motorista, só aceitam a carta irlandesa ou a internacional.

Considerando que quero ficar aqui por tempo indeterminado, decidi tirar a carta irlandesa. Estou no processo para tirar a carta provisória, e para tal vocês devem seguir os seguintes passos:

1) Fazer o teste teórico: o teste custa €45 e pode ser agendado online, por telefone ou por correio. Para estudar, há materiais que podem ser comprados online, ou dá para tentar encontrar nas bibliotecas públicas e mesmo baixar aplicativos no seu celular de graça, ou por um preço bem baixo. São 40 questões no total e é preciso acertar no mínimo 35. Muitas das questões só exigem bom senso, e com o nosso conhecimento geral de motorista, é possível acertar pelo menos 25, porém há questões específicas daqui que é preciso estudar. No dia é preciso levar o seu passaporte e duas fotos tamanho passaporte. Quando você passa o teste, você recebe um certificado, que deve ser apresentado futuramente com outros documentos para conseguir a carta provisória.

Screen Shot 2014-05-26 at 21.41.39

certificate

2) Fazer o exame de vista: é um exame bem rápido e o lugar mais recomendado é o Specsavers,  pois é o mais barato (€10), além de eles serem bem prestativos. O médico precisa preencher pra você um formulário, o “Driving License Eyesight Report Form”, que você não precisa levar, porque ele já tem, mas em todo caso pode ser encontrado online. Este formulário deverá ser apresentado com outros documentos futuramente para se conseguir a carta provisória.

specsavers

3) Levar todos os documentos na autoridade responsável por emitir a carta, a National Driver License Service (NDLS):  é recomendável agendar antes, pois eu fui sem agendar  e perdi a viagem, já que eles atendem um número bem pequeno de pessoas sem agendamento. Para agendar basta entrar no site deles. É preciso levar os seguintes documentos: documento que comprove o seu PPS; certificado de aprovação no teste teórico; um documento que comprove a sua identidade, e um comprovante de endereço. Veja aqui a lista dos documentos. Você também precisará preencher um formulário de algumas páginas, que eles possuem lá mesmo, então enquanto espera ser atendido, já vai agilizando o preenchimento (pergunte qual é o formulário correto, pois eu preenchi errado e perdi a vez na fila pra preencher tudo de novo). Dica: ao preencher, coloque o seu endereço da mesma forma que ele aparece no seu comprovante de endereço, se não você vai ter que rasurar e escrever de novo (aconteceu comigo).

Após apresentar os documentos, você recebe um comprovante, mas sua carta provisória é enviada pelo correio dentro de 1 semana (veja a minha abaixo). Junto com ela, você recebe uma carta com algumas informações básicas, mas ela não informa nada sobre o processo de fazer as aulas de direção e de ter que estar sempre acompanhado por alguém que possui permissão para dirigir, enquanto você não tira sua carta permanente. De qualquer forma, estes são próximos passos e ficarão para um próximo post! Abraços!

photo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
17
set 2014
POSTED BY
DISCUSSION 21 Comments
TAGS

21 Responses to : Carta de motorista na Irlanda – parte 1

  1. Bianca Petenucci de Souza disse:

    Ola Carla, td bem?

    Qual o aplicativo no meu celular que posso usar para estudar pro teste teórico? E como foi o teste? Difícil?

    Bjossss

  2. Carla, qual é a idade mínima para poder ter essa carta de motorista na Irlanda? É 18 anos como no Brasil?

    Atenciosamente,
    Vagner Stefanello

  3. Carla disse:

    Adorei o post, voces sempre dao otimas dicas. Eu e meu noivo queremos tirar a carta aqui o mais rapido possivel. Carla, deixei um inbox no seu Facebook, espero nao te-la incomodado.
    Beijos!!!

  4. Rayana disse:

    Boa noite Carla, gostaria primeiramente de parabenizar pelo blog, estou seguindo e já me esclareceu bastante coisas a respeito deste país que pretendo conhecer. Tenho uma curiosidade sobre a Irlanda, como esta o mercado de trabalho para brasileiros atualmente? Quero fazer meu intercambio só que estou insegura nesta parte.

    • Carla Marina disse:

      Olá Rayana, tudo bom? Obrigada, que bom que gosta do blog!
      Olha, essa é a questão que não quer calar e que é sempre muito variável. Tem gente que consegue emprego na área, apesar de ser a minoria, tem gente que consegue outros empregos (barista, garçom, ajudante de cozinha, babá) assim que chega na Irlanda, tem gente que demora uns meses. A verdade é que empregos mais comuns como os que eu citei sempre tem vagas sendo anunciadas, acho que depende mais do seu esforço em ir atrás e sua dedicação em aprender.
      Abraços e boa sorte!

  5. Fábio disse:

    Mesmo com status de estudante a gente consegue tirar a carteira ?! E a permanente ?! Estudante tbm consegue tirar ?

    • Carla Marina disse:

      Olá Fábio!
      Sim, Não importa se está trabalhando ou não, eles não verificam se está empregado, tanto para a provisória quanto para a permanente!
      Abs!

  6. Bruno Fernandes disse:

    Ola Carla,

    muito bom o post e ajudou bastante 😀

    Mas tenho uma pequena duvida, estou querendo tirar minha habilitacao aqui a um tempo, mas sempre quando converso com os irishs eles falam que essa provisoria voce tem que dirigir com alguem habilitado, sabe me dizer se isso ainda se aplica ou voce ja teve algum problema com isso?

    Bom agradeco desde ja

    Muito obrigado 🙂

    • Carla Marina disse:

      Oi Bruno, tudo bem? Sim, isso se aplica, você deve estar sempre acompanhado por alguém habilitado, até que consiga sua carta permanente. Ainda nem comecei minhas aulas práticas, por isso não tive problemas com isso..rs.
      Abraços!

  7. Denise disse:

    Olá casal, gostei muito das informações que vocês publicaram, é tudo bem explicado e ajuda muito a quem está planejando ir para a Irlanda. Quero uma informação se possível. Com visto de estudante por 1 ano eu posso vir para o Brasil passar um mês(por exemplo) e retornar para Irlanda dando continuidade no meu visto.? Beijos

    • Carla Marina disse:

      Olá Denise, tudo bom?
      Que bom que estamos ajudando!
      Sim, com o visto de estudante de 1 ano, você tem 6 meses de férias, e pode usar como quiser, para ir pra qualquer lugar.
      Abraços!

  8. Luciano Rocha disse:

    Oi! Já faz um tempo que leio seu blog, queria tirar umas dúvidas. Você sabe se para um cidadão português é tão burocratico fazer o intercambio de 6 meses para estudar inglês? Precisa tirar o GNIB? Tem vantagem em relação a conseguir algum emprego?
    Obrigado por toda a ajuda do seu blog!! Segue meu email, caso queira compartilhar mais informações… 🙂

    • Carla Marina disse:

      Olá Luciano, tudo bom?
      Um cidadão português, sendo um cidadão europeu, geralmente tem desconto nos cursos de inglês, não precisa de GNIB (mas precisa de PPS) e tem muita vantagem pra conseguir emprego, especialmente se for na sua área, porque as empresas só contratam quem possui cidadania ou visto que permita trabalhar. Já no caso de empregos mais comuns, como garçon, ajudante de cozinha etc, ter a cidadania ou não não tem tanta vantagem, mas também ajuda. Abraços!

  9. Alessandra disse:

    Ola!
    amei todas as informaçoes
    quero ir pra irlanda o mais rapido possivel e suas dicas tao ajudando muito
    Mais uma duvida eu nao tenho carteira aqui no brasil e mal sei dirigir pra tirar ai interfere em algo ? e qual e a idade minina pra tirar? e mais dificil pra que e de outro pais ? desculpa pelas perguntas , mais e dificil achar pessoas que vivem muito isso e sabe dizer .
    Beijos e obrigada !

    • Carla Marina disse:

      Oi Alessandra, tudo bom?
      Não interfere em nada o fato de você não ter carta no Brasil, se você tivesse você iria poder dirigir aqui usando sua carta, mas se não tem, pode tirar a irlandesa. A idade mínima é 17 anos. Quanto a ser mais difícil ou não, não sei te responder, pois nunca dirigi aqui, começarei as aulas práticas no ano que vem. Ouço dizer que é fácil de se adaptar, pra quem já dirigia no Brasil, no seu caso, que nunca dirigiu, deve ser mais fácil de aprender, porque não terá vícios de dirigir do lado contrário do carro!
      Abraços!

  10. Marcos disse:

    Olá, primeiramente quero parabenizá-los pelo blog e pedir mais matérias. Acompanho vocês desde que vocês foram pra Irlanda e sinto falta de atualizações, quase todos os dias eu entro pra ver se há algo novo… você sabe né !? Vou pra Irlanda em Junho então todo santo dia procuro algo sobre..

    Bom, vamos lá… tenho umas perguntas :

    1) Eu NÃO tenho carteira de motorista aqui no Brasil ainda, é necessário ter uma carteira de motorista aqui no Brasil pra poder tirar uma aí ?

    2) Se eu tirar a carteira aqui no Brasil ANTES de ir pra Irlanda (será a provisória, né.. pq não tenho ainda), com a mesma eu consigo comprar um carro aí ?

    3) Como funciona a compra do carro aí na Irlanda ?! Não tenho carteira de motorista ainda, mas comprei meu carro em Novembro do ano passado (e sim, estou dirigindo sem carteira) sem problema algum. Na Irlanda consigo comprar o carro sem a carteira Irlandesa ?! Se eu for pego dirigindo SEM a habilitação aí, o que acontece ?! Não estou dizendo que vou fazer isso, apenas para saber mesmo. Antes de ser julgado, sei que não é o certo mas comprei um carro aqui sem ter a carteira porquê meu pai é portador de deficiência e meu irmão foi embora pro Sul e houve a necessidade de ter um veículo para levar meu pai para o tratamento dele (quando eu for pra Irlanda, meu pai se mudará para o Sul).

    Desde já agradeço muito e mais uma vez, POSTEM MAIS MATÉRIAS !!

    Se possível , sobre lojas de games e tal… quais as melhores, com fotos e indicações de lugares para comprar jogos retrô.

    OBrigado.

    • Carla Marina disse:

      Olá Marcos, tudo bom? Que bom que temos ajudado, infelizmente estamos com outras prioridades, mas sempre que der, vamos atualizar o blog! Quanto às suas perguntas:
      1) Não é necessário ter carteira no Brasil pra tirar a sua na Irlanda.
      2) Sim, se tiver carta de motorista brasileira, consegue comprar carro aqui e dirigir normalmente.
      3) Não sabemos como funciona a compra de carro aqui, até o momento só fizemos aluguel de carro. Talvez esse site te ajude, não sabemos a veracidade das informações, mas de repente te dá uma luz: http://www.livinginireland.ie/br/community/getting_around/
      Quanto a sua sugestão do post sobre loja de games, legal falar isso, considerando que somos amantes de jogos de tabuleiro e inclusive estamos para abrir o primeiro Board Game Café da Irlanda. Te convidamos pra dar uma olhada na nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/TheBoardHouseGC

      Assim que der postaremos mais!
      Abraços e boa sorte!

  11. cinthia disse:

    Oie Carla tudo bem? Estou tirando minha habilitação aqui na Irlanda já estou com a provisória, eles me disseram se eu pedir ao governo de Brasil , uma declaração dizendo que minha habilitação, é verdadeira, que não tive nenhum problema…com meu nome,dados…. Sou se SP e posso imprimir que o no site do Detran tem tudo sobre minha vida de condutora.tendo isto não preciso fazer as aulas praticas , já posso tirar a permanente. Só que preciso traduzir tbm. Vocês fazem isto? Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *