Carta de motorista na Irlanda – parte 2

oops_idlehigh_large

Oi pessoal, tudo bom?

Em continuação à minha saga de tirar a carta de motorista, quero compartilhar os próximos passos que tomei após conseguir minha carta provisória.

A primeira coisa que fiz foi procurar um professor de direção para agendar as 12 aulas obrigatórias. Se você fizer uma busca rápida no Google com o termo “driving lessons Ireland” ou coisa parecida, vai encontrar várias opções! Eu fiz com este instrutor, que eu indico bastante e paguei €300 por 12 aulas.

Na primeira aula o professor te dá dois livros, o ‘Learner Driver Information Booklet’, que descreve o que você vai aprender em cada aula e o ‘Learner Logbook’, que é onde você vai escrever o seu desempenho de cada aula (o professor vai dizer o que você tem que escrever). O Learner Logbook você tem que levar em todas as aulas.

Driver booklet and logbook

As aulas têm duração de 1 hora, no começo você dirige apenas em ruas menores, de bairros fechados e mais para o final você pega estrada. O ideal é você ter um carro para que possa praticar paralelamente, porque é a prática que vai te ajudar a sentir segurança e se acostumar com as sinalizações, mão contrária, etc. No meu caso, não tenho carro, então estou contando com o que aprendi nas aulas.

Após as 12 aulas, se já fizer 6 meses que você tirou sua carta provisória, você pode marcar seu teste de direção neste site.

 Na prova prática, você ainda será questionado sobre coisas teóricas, mesmo já tendo feito a prova teórica. Também vai precisar mostrar que conhece o funcionamento e manutenção do carro, então terá que mostrar como faz pra ver o nível de óleo, colocar água no carro, colocar o líquido de limpar o vidro, onde liga o limpa-vidro, o desebaçador, os faróis para as diferentes ocasiões, etc.

Antes de marcar a prova, você deve fazer o checklist e ver se tem tudo o que precisa:

– Ter tirado a carta provisória há no mínimo 6 meses

– Saber o seu driver number, que está escrito na sua carta de motorista provisória

– Ter o seu PPS em mãos

– Ter um cartão de débito ou crédito para efetuar o pagamento online (o teste custa €85)

Meu teste será em Setembro, depois conto como foi! Espero vir com boas notícias 🙂

Abraços!

 

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
24
jul 2015
POSTED BY
DISCUSSION 4 Comments
TAGS

4 Responses to : Carta de motorista na Irlanda – parte 2

  1. erika disse:

    ola gostaria de saber se vc tem facebook ou email para mim estar conversando com vc eu e meu esposo estamos querendo se mudar do brasil provavelmente ele vai primeiro e estamos pesquisando sobre a irlanda vc pode esta me ajudando

  2. Roberto Araujo disse:

    Olá,

    Procurando por informaçoes sobre Irlanda encontrei o site de voces, primeiramente obrigado por compartilhar as suas experiencias.
    O que desejo saber é, eu como cidadao europeu (cidadania italiana) porem nascido no Brasil com CNH do Brasil posso aplicar para retirar a carta de motorista irlandesa se ainda nao possuo o PPS, é possivel?
    Desejo aplicar para algumas vagas de emprego que necessitam Full driver license porem como nao tenho a CNH irlandesa nao consigo o emprego e se nao consigo o emprego nao consigo tirar o PPS ja que hoje eles nao emitem o PPS sem estar com um emprego registrado.

    Agradeço desde ja pela Ajuda.

    Abraços,

    Roberto Araujo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *