3 formas simples de ajudar a Irlanda a ser melhor

dublin voice

Conforme mencionei em outros posts, o trabalho voluntário é uma ótima maneira de contribuir com a sociedade onde vivemos e no caso de intercambistas que estão em outros países, isso traz benefícios como a prática da língua local, a construção de uma network e obtenção de referências para quando isso lhe for exigido num processo seletivo de um emprego.

Vocês já puderam acompanhar alguns dos trabalhos voluntários que eu faço aqui na Irlanda, por meio dos posts Trabalho voluntário: Chapelizod Tidy Towns e JCI Dublin. Agora, gostaria de mencionar 3 outras maneiras de você exercer a sua cidadania, contribuindo para que a Irlanda seja ainda melhor:

1) Votando em eleições locais

Você sabia que cidadãos não-europeus que vivem na Irlanda podem votar em eleições locais? Para se cadastrar e saber mais, acesse o site citizensinformation.ie.

2) Denunciando casos de poluição ambiental

A Agência de Proteção Ambiental da Irlanda – EPA lançou um aplicativo para celular chamado See it? Say it! Por meio deste aplicativo, que é muito simples de usar, você pode tira uma foto da irregularidade encontrada, faz um comentário e seleciona o tipo de denúncia, que  pode estar relacionada à poluição do ar, sonora, da água e disposição inadequada de lixo. Feito isso, você digita seus dados de contato e envia! Outra forma de denunciar, também é ligando para a prefeitura da cidade ou para a National Environmental Complaints Line, no telefone: 1 850 365 121.

3) Dando a sua opinião sobre a cidade onde está morando

No caso de Dublin, a prefeitura tem uma iniciativa chamada Your Dublin Your Voice, que é voltada para qualquer pessoa que esteja morando ou mesmo de passagem pela cidade, mas que queira deixar suas impressões para contribuir com a sua melhoria. Trata-se de uma pesquisa voltada para variados assuntos, como custo de vida em Dublin, o que fazer no tempo livre, transporte, etc. Como recompensa pela sua participação, você concorre a diversos prêmios, como passeio de helicóptero pela cidade e ingressos gratuitos de tours. Para se cadastrar, clique neste link.

Não deixe de procurar por iniciativas como estas na cidade onde você está morando, afinal é sempre bom deixar a nossa contribuição por onde passamos! Além disso, não importa onde estivermos, sempre temos que exercer nossos deveres de cidadão, como jogar o lixo na lixeira, utilizar a água e a energia racionalmente, não danificar os espaços públicos e assim por diante.

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
22
abr 2013
POSTED BY
POSTED IN Dicas
DISCUSSION 5 Comments
TAGS

5 Responses to : 3 formas simples de ajudar a Irlanda a ser melhor

  1. Bom dia Bruno e Carla, primeiramente parabens pelo blog, estou sempre acessando ele. Gosto muito de suas materias, nao sao a mesma mesmice de todos os blogs.
    Vamos ver se voces podem me ajudar, fiz um blog no blogspot mais ele nao parece no google, voce sabem como fazer aparecer no google?
    Desculpe por nao me apresentar, sou Matheus, eu estarei indo para Dublin em maio, e minha namorada em fevereiro.
    Parabens pelo blog.

    Abraço

    • Carla Marina disse:

      Oi Matheus, tudo bom?
      Seu comentário estava aqui perdido, mil desculpas pela demora! A essa altura o seu blog já deve ter aparecido no Google, porque na verdade ele não aparece de cara, tem que esperar um pouco. Abraços!

  2. Trabalho voluntário, além de ser um trabalho muito bacana e de grande valia, pode ser uma boa opção para as pessoas que estão chegando, ou que não encontraram trabalho (pago) ainda, podendo aprimorar o inglês ajudando o próximo ao mesmo tempo.

    E quanto as eleições na Irlanda, isso é novo pra mim. Show de bola!

    Grande abraço.

  3. Fernanda disse:

    Olá,

    Parabéns ao blog!!!

    Informações super interessantes!

    Estou indo com meu esposo em agosto/13, e também pensamos em nos voluntariar.

    Abraços!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *